vich!!!!! agora o tópico fico bão! :palmas: :palmas:
parabéns a todos que es~tao correndo atraz de informações! :palmas:
Versão Imprimível
vich!!!!! agora o tópico fico bão! :palmas: :palmas:
parabéns a todos que es~tao correndo atraz de informações! :palmas:
nas motos a bomba de óleo geralmente é incorporada ao câmbio, quando existe... mas é mais em função do motor que do próprio câmbio, que é todo banhado a óleo... então, se "entupir" de óleo o câmbio de uma caminhonete para rebocar sem ter que tirar o cardã será que não dá zica? a propósito: se o cardã é ligado à caixa de transferência, e não diretamente ao câmbio, será que realmente estraga o câmbio rebocar sem tirar o cardã???
A conclusão que eu cheguei é que não danifica !! no caso do Eaton FSO 2305 ( l200 RS/ Ford Ranger ) a lubrificação é por banho de óleo e não forçada por bomba , o manual de serviço do FSO 2305 é bem claro ao citar. abs
veja no link abaixo .
http://www.eaton.com.br/truck/manuais_servicos.asp
isso ainda vai dar assunto para mtas rodadas de peixe frito e cerveja......... a propósito: nos bandeirantes "menos antigos" a caixa de transferência usa o mesmo lubrificante do câmbio, né?
Marcelo, mesmo sendo por banho de óleo, danifica.
Pois pelo que eu entendi no email da EATON, apenas um eixo gira, e isso não é o suficiente para lubrificar da maneira correta:
"Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!
Abrss,
Lucas Nassif. :concordo:
Concordo Lucas , porem girando apenas o eixo principal e os sicrornizadores , os outros trêns de engrenagens estarão parados , não requerendo muita lubrificação pois estão em repouso .
Ainda estou na dúvida se precisa retirar o cardan !!!
vou dar uma pesquizada por aí
abs
Agosto está chegando :dance: :dance: :dance:
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Não sou expert em mecânica, mas pelo pouco que sei, havendo movimento de engrenagens, haverá atrito, justamente o que a lubrificação tem por finalidade de evitar.
Corrijam-me se eu estiver errado. Se a engrenagem motriz (que está banhada no óleo ) não estiver em movimento, o eixo piloto e o eixo principal depender da lubrificação advinda do próprio movimento do carro (balanço e solavancos que vão fazer o óleo que está no fundo se movimentar na caixa) e do óleo que ficou depositado sobre as engrenagens.
Como as engrenagens possuem muita pouca folga entre elas, mesmo com pouco esforço, a falta de óleo, mesmo que por poucos instantes, provocará um atrito excessivo entre as peças e o seu desgaste prematuro.
Por isso, na dúvida, eu desligaria o eixo cardã.