mais lindo que assistir o harry potter e o enigma do príncipe foi ler isso.:palmas::palmas::palmas::palmas::shock::shock ::shock::shock:
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Mandei um email para a EATON ontem, querendo saber os procedimentos CORRETOS para rebocar um veículo com as 4 rodas no chão. Eis a resposta:
"Lucas, bom dia!Agradecemos sua visita/consulta em nosso site.Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!
atenciosamente
José LuisSUPORTE TÉCNICO EATON"
Agora resta alguma dúvida de que as RLs traseiras no Stark é ponto positivo para ele, e que para rebocar qualquer veículo via towbar, é necessário retirar o cardã para não danificar o câmbio???? :rolleyes:
Também me enviaram um arquivo em PowerPoint sobre o esquema da lubrificação, mas não estou conseguindo postar aqui.
Mas segue um trecho sobre descer na BANGUELA:
"Transitar com o veiculo em BANGUELA também pode causar danos ao cambio. O óleo se concentra a frente, mas a diferença de rotações entre o eixo principal e o eixo piloto é muito grande. Não recomendado pela Eaton. "
Vlww Lucas...:concordo:
Esse tópico e o fórum só crescem com informações com real embasamento.
[ ]'s
Onde os Stark vão ser vendidos?
A TAC vai ter consecionária própria, ou vai se associar com alguém (Fiat, p. ex)?
AbreU, eu entrei em contato pelo próprio site da EATON, mas o email que me retornaram foi esse: sup_transm_truckBR@eaton.com
:concordo:
Um abraço,
Lucas Nassif.
no manual no jimny diz que não pode rebocar com as rodas traseiras no chão.
ou seja, confere com que a eaton diz.
nunca tinha entendido o porquê. até agora.
FolgadoCitação:
Onde os Stark vão ser vendidos?
A TAC vai ter consecionária própria, ou vai se associar com alguém (Fiat, p. ex)?
Como não me lembro da fonte, não posso dar certeza, mas li em algum lugar que inicialmente os carros seriam vendidos junto a rede FIAT e com o tempo provavelmente os donos das revendas FIAT teriam a preferência em abrir uma revenda exclusiva do Stark.
Esssa matéria abaixo, do mês de abril da webmotors diz que a rede de vendas ainda está em formação.
"(24-04-09) - A expectativa pela chegada do jipe catarinense TAC Stark anda grande. E não é à toa: o desenho do novo utilitário brasileiro chama tanto a atenção que o leitor Marco Pathe o fotografou mesmo sem saber do que se tratava. O flagra foi na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, no último dia 23 de abril.
“Vi este veículo próximo à chegada a São Paulo. Foi rápido, mas pude observar que ele estava com placa de Joinville (acho que azul). Alguém pode dizer quem é o fabricante? É nacional?”, pergunta Pathe no e-mail que nos enviou. Sim, é nacionalíssimo, catarinense da gema, uma semente de indústria automobilística brasileira que, esperamos, vingue e frutifique.
Quando foi apresentado, o jipe usava o motor VW AP 1800 flex, que não seria o mais adequado para aplicações off-road, mas seria inovador, já que não havia nenhum jipe flex no mercado. A empresa demorou a lançar o Stark e a Mitsubishi saiu primeiro com o TR4. Por isso apostamos que o motor que a FTP forneceria ao Stark seria o 1,9-litro que equipa o Fiat Linea. Para deleite dos trilheiros do país, erramos. O Stark terá um inédito motor turbodiesel de 2,3-litros e 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm, o S23.
Com um tanque de 75 l colocado à frente do eixo traseiro (esqueça as especificações oficiais do site da empresa, eles ainda falam do motor 1,8-litro flex), o modelo promete uma autonomia muito mais alta em lugares inóspitos, onde conseguir combustível faz parte da aventura. Além disso, o diesel também oferece um torque espetacular, com um compromisso de distribuição de peso, segundo a TAC, não tão expressivo. O S23 pesa 220 kg, contra 120 kg do AP 1800. De todo modo, o novo modelo pesa 300 kg a mais que o anterior, possivelmente também pela adição de itens de conforto. De 1.300 kg, ele passou a 1.580 kg no atual estágio. A TAC trabalha com uma margem de segurança e informa um peso de 1.600 kg.
Com a questão de fornecimento de motor resolvida, os jipeiros devem ficar contentes com o restante da parte mecânica do Stark. O câmbio de cinco marchas é o Eaton FSO-2405D de 5 marchas sincronizadas, o mesmo usado em modelos Iveco. Diferente dos modelos que contam apenas com tração nas quatro rodas, o Stark terá reduzida BorgWagner, de engate manual, e diferenciais Dana 44.3, com bloqueio na traseira, a chamada tração positiva.
A suspensão do jipe também chama a atenção. Independente nas quatro rodas, ela tem um sistema de braços duplos A, com dois amortecedores por roda e um longo curso de 18 cm. O vão livre é de cerca de 25 cm e os ângulos de ataque e saída são respectivamente de 45º e 48º. Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema de roda livre manual também em todas elas.
Apesar de voltado para as trilhas e capaz de vencê-las com desenvoltura, o Stark também terá um perfil de conforto, com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rodas de liga-leve, porta-copos, controle remoto para abertura das portas e bancos de couro. Com capacidade para quatro passageiros, o jipe oferece pouco espaço na traseira, daí ser chamado pela TAC de 2+2. A faixa de preço deve ser a mesma de Troller T4 e Agrale Marruá, algo na casa dos R$ 100 mil. Com sorte, talvez um pouco menos.
Em três anos, a TAC pretende chegar à produção de 100 unidades do Stark por mês. É um volume muito baixo, mas que tem condições de se ampliar. Só do motor S23 a FPT pretende produzir 20 mil unidades por ano. Como o Stark não está nem perto de usar tantos motores, eles talvez sejam usados em outro modelo, como o Fiat Campagnola e o Iveco Massif, que já foi flagrado rodando pelo Brasil. O panorama, para quem gosta de jipões, está cada vez mais promissor.
Segundo a assessoria de imprensa da TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), o jipe Stark está rodando pelo Brasil em testes, com a meta de terminar abril com 30 mil km percorridos. Os testes também acontecerão no Centro-Oeste (fique atento, leitor dessa região!).
O primeiro lote do Stark, comemorativo do início da produção, com 25 unidades, já foi completamente vendido. Depois de sua entrega, o Stark começará a ser vendido ao restante dos consumidores. A rede de distribuição ainda está em formação. Para quem tiver dúvidas, a assessoria da TAC sugere o link “Fale conosco” do site oficial da empresa, www.tacmotors.com.br.
Se você, leitor, souber de algo a respeito disso ou conseguir flagrar qualquer novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A comunidade de leitores agradece!".
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