Postado originalmente por
Lucas Nassif
Folgado,
Tem que retirar o cardã traseiro somente os câmbios que tem lubrificação forçada, e todos os carros mais novos tem isso.
Quando o motor tá ligado, tem tipo uma "bombinha" jogando óleo na parte mais alta da caixa. Então, quando vc reboca esse veículo com motor desligado, claro, e com o cardã no lugar, o câmbio vai girar. Como a "bombinha" de óleo vai estar inativa, o câmbio vai aquecer e travar!! Aí causa o acidente aí de cima.
Já os Willys, e se não em engano Toyota Bandeirante também, não precisa retirar cardã, pois a caixa não tem lubrificação forçada.
Já reboquei meu Willys mais de 250km direto sem retirar cardã e não aconteceu nada. Eu só coloco o câmbio e tcase em neutro, desligo as RLs dianteiras e pé na estrada.
Mas aqui em PL tem um cara que foi rebocar o Troller com uma F250, por cambão, e não retirou o cardã traseiro. Resultado: No meio do caminho, o câmbio travou, arrastou as rodas traseiras, e por pouco não aconteceu uma trajédia. E precisa falar se o câmbio foi pro saco??? :mrgreen:
Um abraço,
Lucas Nassif.