Taíiiiiiiii uma verdade!
O parentesco entre Wrangler e o Stark, já que a Fiat se associou à Chrysler!
Se a TAC for esperta pode ser que tire algum proveito desse parentesco forçado!
Versão Imprimível
Taíiiiiiiii uma verdade!
O parentesco entre Wrangler e o Stark, já que a Fiat se associou à Chrysler!
Se a TAC for esperta pode ser que tire algum proveito desse parentesco forçado!
Pois é.
Talvez ocorra o mesmo que ocorreu com o Troller. Desenvolve o veículo, e vende a fábrica para uma montadora multinacional.
A TAC seguirá o mesmo caminho, não tenham dúvida. É só emplacar o Stark que logo logo será sondada.
E aí lá se vai mais um jipe 100% nacional...
blz então !! o motor já tem um histórico .já vi muitas vans daily da iveco rodando por aí , acho que deve ser aquelas que usam um logo com o nome turbo-daily na lateral . devem ser essas que possuem o S -23.
Isso é bem possível Folgado, pois, ao contrário do troller que nasceu independente, o stark está nascendo com uma base da Fiat e analisando friamente após a associação da Crysler com a Fiat já se viu a nova Dakota sendo testada no Brasil, é bem possível que ela use o S23 do Stark e como aconteceu com o Troller, a multinacional Fiat venha a adquirir a TAC
eu achava que as daily brasileiras vinham com motor 3.0...
olha desculpa...
eu vim realmente pra causar discordia...
heresia... wrangler diesel?
DIESEL??? po**a - porque não alcool??
como pode vcs gostarem tanto de diesel?
desisto...
http://74.125.47.132/search?q=cache:...&ct=clnk&gl=br
BOA SUGESTÃO PARA LER
Uma nova aliança firmada no setor automotivo uniu design inovador e premiado à expertise no desenvolvimento de motores com tecnologia de ponta. A FPT – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina, irá fornecer o motor diesel S23 para equipar o veículo off-road Stark, da TAC - Tecnologia Automotiva Catarinense.
O contrato faz parte da estratégia de mercado da FPT para a conquista de clientes não-cativos, ou seja, que não fazem parte do Grupo Fiat. Em 2007, a companhia contava com 24% das vendas mundiais voltadas para este mercado, equipando com seus produtos veículos da Ford, Tata-Daewoo, Suzuki, Mitsubishi, General Motors e Beijing Public Transportation Corporation (BPTC). Na América Latina, a FPT inicia este ano a produção de transmissões para a PSA Peugeot-Citroën, além de ter concluído acordos de fornecimento de motores para a Materfer / Agrinar e Technew China.
“Mais do que representar um importante acordo da FPT no mercado não-cativo brasileiro, essa parceria nos deixa especialmente satisfeitos por integrar o projeto do Stark, que, assim como a nossa empresa, prima pela inovação”, afirma Franco Ciranni, superintendente da FPT Mercosul.
As negociações entre a TAC e a FPT tiveram início em setembro de 2007. A parceria ganhou força e, já em julho de 2008, os ajustes finais de adaptação do S23 ao Stark foram feitos. O início da produção em linha do produto está previsto para o começo de 2009 e a TAC deverá montar, em média, 100 veículos/ mês até 2010 progressivamente.
“O mercado off-road está em forte expansão e esta parceria permite consolidar nosso projeto. A iniciativa de uma empresa como a FPT mostra que, além de pioneirismo, está focada em inovar e desenvolver mercados, assim como a TAC. Estamos unindo a experiência no setor e buscamos oferecer aos nossos futuros clientes a melhor tecnologia automotiva e componentes de alta qualidade, como os avançados motores da FPT”, enfatiza Adolfo Cesar dos Santos, diretor-presidente da TAC.
O Stark
O primeiro veículo foi apresentado pela TAC em 2006 no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo. O jipe é um veículo 4x4 com tração reduzida, construído em material composto e estrutura tubular. Arrojado em suas linhas inovadoras, tecnologia de ponta e alta performance possui capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, atendendo tanto os praticantes de off-road, quanto aqueles que buscam um carro robusto para uso urbano.
O design do automóvel foi idealizado pela Questto Design, empresa responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos. No primeiro semestre de 2008, o Stark foi premiado na edição brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos, o Idea Brasil, na categoria Transporte Terrestre – Ouro. Na etapa norte americana o Stark foi finalista.
Desde sua exposição no Salão do Automóvel, em 2006, o Stark tem chamado a atenção do público e de especialistas por seu design inovador e arrojado. Em 2007, o Jipe conquistou a menção honrosa na 21a edição do Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira – categoria Novas Idéias e Conceitos. No ano anterior, o Stark ganhou o prêmio Excelência em Composites, categoria Melhor Desenvolvimento Tecnológico, organizado pela Feiplar - Feira Internacional do Plástico Reforçado.
Sobre o S23
O motor fornecido pela FPT é o S23, um 2.3L Turbodiesel Intercooler da mesma família do F1C, que equipa o novo Daily da Iveco. Moderno, compacto, leve e versátil, este propulsor alia excelente performance e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes. Outro destaque deste produto é sua excelente relação peso x torque superior a maior parte dos motores 3.0L disponíveis no mercado.
Desenvolvido e fabricado na Itália e em fase de pré-industrialização na planta da FPT de Sete Lagoas (MG), o S23 é resultado de um moderno projeto de engenharia, que permite sua utilização em uma vasta gama de produtos comerciais e utilitários leves e médios, além de aplicações industriais. Trata-se de um propulsor de 16 válvulas (quatro por cilindro), cross flow e que possui um sistema de injeção common rail 1.600 BAR de alta pressão.
O motor é ainda extremamente confiável, com vida útil superior a 250 mil quilômetros. Sua potência chega a 127CV a 3.600rpm e seu torque é de 300Nm a 1.800rpm. Por trabalhar em regime de torque máximo, em qualquer situação de utilização do veículo, o motor opera sempre em seu ponto máximo de eficiência. Com isso, consegue mais economia e melhor rendimento, com menor necessidade de trocas de marchas, retomadas mais ágeis e força para qualquer ambiente.
O baixo peso do motor (220kg, full option dry) é conseqüência de tecnologias aplicadas, como o cabeçote de alumínio. Isso representa, entre outros aspectos, ganho de desempenho e menor consumo. Outro ponto que impacta positivamente para o usuário é o uso de biela fraturada, que proporciona menores índices e ruído e vibrações. Estas vantagens também são obtidas em função do propulsor contar também com sub-bloco e volante dupla massa.
Com um eficiente sistema de partida a frio, o S23 pode ser acionado mesmo em baixas temperaturas. Seguindo a legislação brasileira para os motores de sua categoria, o S23 atende às normas de controle de emissões Euro III, predisposto também para as tecnologias Euro IV e Euro V.
Ficha técnica S23
Deslocamento: 2.3L
Combustível: diesel
Potência máx.: 127CV @ 3.600rpm
Torque máx.: 300Nm @ 1.800rpm
Taxa de compressão: 19,0 : 1
Emissões: Euro III
Sobre a TAC
Criada em 2004, a TAC é uma sociedade anônima de capital fechado que conta com uma administração desde o início das atividades baseada nos conceitos de Governança Corporativa e Balanced Score Card. A empresa está instalada em Joinville (SC), no Perini Business Park, o maior condomínio empresarial multissetorial do Brasil, que congrega as facilidades de uma rede comum de serviços e infra-estrutura.
A empresa foi concebida sobre três importantes diferenciais competitivos e inovadores no segmento automotivo de nicho de mercado: rigoroso planejamento do negócio; formação de parcerias com renomados fabricantes e utilização das mais modernas tecnologias para o desenvolvimento do produto, como modelos matemáticos, análise virtual de protótipos e elementos finitos para o dimensionamento dos componentes com responsabilidade estrutural.
Sobre a FPT
Presente em sete países da Europa e América Latina com 16 fábricas e 11 centros de pesquisa e desenvolvimento, a FPT conta com um time de 20 mil profissionais altamente capacitados. A força da marca pode ser comprovada ainda em função da ampla rede de distribuidores com mais de 1,3 mil centros de assistência e serviços que garantem a presença da empresa em mais de cem países.
Sinônimo de tecnologia e confiabilidade, os produtos FPT estão nas empresas do Grupo Fiat, tais como Fiat Automóveis, Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Case IH, New Holland, Iveco Motors e Irisbus. Fornece também diversas aplicações para clientes não-cativos, como Ford, PSA Peugeot Citröen, Tata-Daewoo, Suzuki, Mitsubishi, General Motors e Beijing Public Transportation Corporation (BPTC). Além disso, possui joint ventures estratégicas firmadas com a Tata, na Índia, com a Saic, na China, e com a Severstal, na Rússia.
A planta de Betim (MG) é a maior unidade e soma uma produção anual superior a 1,4 milhão de unidades entre motores e transmissões. Já a fábrica de Sete Lagoas (MG) representa um modelo de flexibilidade produtiva, com uma gama de quatro famílias de motores diesel (Famílias C e N, o F1C e o 8140) e diferentes características de potência e torque destinadas à indústria de caminhões e máquinas agrícolas e de construção. A planta de Córdoba, que se prepara para a produção das transmissões para a PSA Peugeot Citröen, produz os motores Torque 1.6L, 1.7L diesel e o novo 1.9L 16V, além da transmissão C513. Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), recém-adquirida pela empresa, será responsável pela produção de uma nova gama de motores midsize nas versões gasolina e flexfuel, a ser desenvolvida pelos centros de pesquisa da Itália, Betim e pelos técnicos paranaenses.
A FPT em números:
- Presente em sete países.
- Possui 16 fábricas e 11 centros de pesquisa.
- 20 mil empregados.
- Registrou, em 2007, o faturamento total de 7,1 bilhões de Euros.
- Produz 3,1 milhões de motores e 2,5 milhões de transmissões.
Comunicação com a Imprensa TAC:
. Henrique Puccini - (47) 3433-0666 – henrique@edmlogos.com.br
Comunicação com a Imprensa FPT:
. Tatiana Carvalho – (11) 8383-5028 – tatiana.carvalho@br.fptpowertrain.com
. Leonardo Werner – (31) 8373.7207 – leonardo.werner@dominiocom.com.br
. Cláudio Rawicz – (31) 9341-4645 – claudio.rawicz@br.fptpowertrain.com
Abreu,
Fonte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=22424
Bjunda. :odedo:
Vão dormir kcte ninguém trabalha mais não é??? Por isso que a economia mundial está em crise. :mrgreen:
o diesel é o combustível mais seguro... a propósito: porque não biodiesel???:mrgreen: diga-se de passagem, a iveco está desenvolvendo um motor flex a diesel e álcool, a princípio apenas para o caminhão trakker, e direcionado principalmente a uma versão "canavieira"...
É clara a intenção de vender o PROJETO...Mas a demora da consolidação destas negociações praticamente força a TAC a PRODUZIR algumas unidades...
É evidente a formação dos dirigentes da TAC; são projetistas e pesquisadores familiarizados com o mundo acadêmico, CNPQ, ENCUBADORAS, BNDES, E ETC...
Diferente do perfil dos idealizadores do Troller que realmente começou a ser "FEITO NAS COXAS", mas nem por isso deixam de ser bons, como um cubano original.
Duas vertentes de diferente filosofia....Uma vendeu o que conseguiu montar e aperfeiçoar no chão da oficina e outra tenta passar o que projetou, com a nítida impressão de que não pretende produzir em escala.
SÓ ISSO!