Colega Marcelo-HPE,
Vejo o seguinte:
O Stark terá menos torque e menor potência isto é fato, porém, muitos consumidores de viaturas diesel (creio que a maioria) elegem como atributos essenciais: 1) Durabilidade ao uso severo e prolongado;2) Bom torque; 3) Não apresentar vazamentos de água e/ou óleo; 4) Economia de combustível; 5) Versatilidade na manutenção.
O Troller 3.0 possui as de nº 2 e 4 somente dentre as características acima citadas, além de boa potência para altas velocidades nas estradas.
O Stark, segundo pessoas da FPT que conheço e já verificaram testes de 180.000 com o motor que será usado pela TAC, terá as 4 características, pois, não apresentou com a Kilometragem acima, qualquer vazamento de água ou óleo e nno desmonte o motor estava dentro dos limites específicados, terminando os testes com os componentes íntegros.
Vale ressaltar que o motor foi testado em "mulas" e não no Stark, mas, segundo eles, os ajustes para o Stark serão sutis.
O Troller 3.0 (especificamente o 3.0), já se apresentou. Eu sou muito "babão de carro" mas, acima de tudo realista, dos carros que comprei por motivação e $$ próprios, tive 2 decepções: o Troller 3.0 2006 e a L200 Sport HPE mec 2006. O quesito "durabilidade ao uso severo e prolongado" (l200 HPE) e "não apresentar vazamentos de água e óleo" (Troller 3.0) foram desprezados pelos motores dessas viaturas.
Não temos maiores dados técnicos divulgados na net e na imprensa, mas o dito 2.3 tem excelente relação peso/potência e foi testado em veículo de carga (mula) mais pesado que o Stark. A finalidade não era testar para a TAC e sim para homologar o motor, vale dizer.
Saudações!