http://74.125.47.132/search?q=cache:...&ct=clnk&gl=br
BOA SUGESTÃO PARA LER
O S23 JÁ É UTILIZADO NO BRASIL
Leiam com atenção e procurem saber com quem já possui os caminhões IVECO para saber se são bons.
Saudações!
Sobre o S23
O motor fornecido pela FPT é o
S23, um 2.3L Turbodiesel Intercooler da mesma família do F1C, que equipa o novo Daily da
Iveco. Moderno, compacto, leve e versátil, este propulsor alia excelente performance e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes. Outro destaque deste produto é sua excelente relação peso x torque superior a maior parte dos motores 3.0L disponíveis no mercado.
Desenvolvido e fabricado na Itália e em fase de pré-industrialização na planta da FPT de Sete Lagoas (MG), o
S23 é resultado de um moderno projeto de engenharia, que permite sua utilização em uma vasta gama de produtos comerciais e utilitários leves e médios, além de aplicações industriais. Trata-se de um propulsor de 16 válvulas (quatro por cilindro), cross flow e que possui um sistema de injeção common rail 1.600 BAR de alta pressão.
O motor é ainda extremamente confiável, com vida útil superior a 250 mil quilômetros. Sua potência chega a 127CV a 3.600rpm e seu torque é de 300Nm a 1.800rpm. Por trabalhar em regime de torque máximo, em qualquer situação de utilização do veículo, o motor opera sempre em seu ponto máximo de eficiência. Com isso, consegue mais economia e melhor rendimento, com menor necessidade de trocas de marchas, retomadas mais ágeis e força para qualquer ambiente.
O baixo peso do motor (220kg, full option dry) é conseqüência de tecnologias aplicadas, como o cabeçote de alumínio. Isso representa, entre outros aspectos, ganho de desempenho e menor consumo. Outro ponto que impacta positivamente para o usuário é o uso de biela fraturada, que proporciona menores índices e ruído e vibrações. Estas vantagens também são obtidas em função do propulsor contar também com sub-bloco e volante dupla massa.
Com um eficiente sistema de partida a frio, o
S23 pode ser acionado mesmo em baixas temperaturas. Seguindo a legislação brasileira para os motores de sua categoria, o
S23 atende às normas de controle de emissões Euro III, predisposto também para as tecnologias Euro IV e Euro V.
Ficha técnica S23
Deslocamento: 2.3L
Combustível: diesel
Potência máx.: 127CV @ 3.600rpm
Torque máx.: 300Nm @ 1.800rpm
Taxa de compressão: 19,0 : 1
Emissões: Euro III
Sobre a TAC
Criada em 2004, a TAC é uma sociedade anônima de capital fechado que conta com uma administração desde o início das atividades baseada nos conceitos de Governança Corporativa e Balanced Score Card. A empresa está instalada em Joinville (SC), no Perini Business Park, o maior condomínio empresarial multissetorial do Brasil, que congrega as facilidades de uma rede comum de serviços e infra-estrutura.
A empresa foi concebida sobre três importantes diferenciais competitivos e inovadores no segmento automotivo de nicho de mercado: rigoroso planejamento do negócio; formação de parcerias com renomados fabricantes e utilização das mais modernas tecnologias para o desenvolvimento do produto, como modelos matemáticos, análise virtual de protótipos e elementos finitos para o dimensionamento dos componentes com responsabilidade estrutural.
Sobre a FPT
Presente em sete países da Europa e América Latina com 16 fábricas e 11 centros de pesquisa e desenvolvimento, a FPT conta com um time de 20 mil profissionais altamente capacitados. A força da marca pode ser comprovada ainda em função da ampla rede de distribuidores com mais de 1,3 mil centros de assistência e serviços que garantem a presença da empresa em mais de cem países.
Sinônimo de tecnologia e confiabilidade, os produtos FPT estão nas empresas do Grupo Fiat, tais como Fiat Automóveis,
Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Case IH, New Holland,
Iveco Motors e Irisbus. Fornece também diversas aplicações para clientes não-cativos, como Ford, PSA Peugeot Citröen, Tata-Daewoo, Suzuki, Mitsubishi, General Motors e Beijing Public Transportation Corporation (BPTC). Além disso, possui joint ventures estratégicas firmadas com a Tata, na Índia, com a Saic, na China, e com a Severstal, na Rússia.
A planta de Betim (MG) é a maior unidade e soma uma produção anual superior a 1,4 milhão de unidades entre motores e transmissões. Já a fábrica de Sete Lagoas (MG) representa um modelo de flexibilidade produtiva, com uma gama de quatro famílias de motores diesel (Famílias C e N, o F1C e o 8140) e diferentes características de potência e torque destinadas à indústria de caminhões e máquinas agrícolas e de construção. A planta de Córdoba, que se prepara para a produção das transmissões para a PSA Peugeot Citröen, produz os motores Torque 1.6L, 1.7L diesel e o novo 1.9L 16V, além da transmissão C513. Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), recém-adquirida pela empresa, será responsável pela produção de uma nova gama de motores midsize nas versões gasolina e flexfuel, a ser desenvolvida pelos centros de pesquisa da Itália, Betim e pelos técnicos paranaenses.
A FPT em números:
- Presente em sete países.
- Possui 16 fábricas e 11 centros de pesquisa.
- 20 mil empregados.
- Registrou, em 2007, o faturamento total de 7,1 bilhões de Euros.
- Produz 3,1 milhões de motores e 2,5 milhões de transmissões.
Comunicação com a Imprensa TAC:
. Henrique Puccini - (47) 3433-0666 –
henrique@edmlogos.com.br
Comunicação com a Imprensa FPT:
. Tatiana Carvalho – (11) 8383-5028 –
tatiana.carvalho@br.fptpowertrain.com
. Leonardo Werner – (31) 8373.7207 –
leonardo.werner@dominiocom.com.br
. Cláudio Rawicz – (31) 9341-4645 –
claudio.rawicz@br.fptpowertrain.com