Uma dúvida!
Este carrinho vai ser feito para ser puxado?
Versão Imprimível
Uma dúvida!
Este carrinho vai ser feito para ser puxado?
Dente de engrenagem helicoidal não desgasta assim tão simplesmente , são superfícies que em geral são feitas de aço carbono com boas porcetagens de carbono como o aço SAE 1045 (45%) carbono( engrenagens industriais), ou aços liga , e ainda sofrem tratamentos térmicos como tempera e a cementação nos dentes .para aumentar ainda mais a dureza do material .
No caso de rebocar carros com cambios com banho de óleo em que o cardan gira os trêns de engrenagens , essas engrenagens e os rolamentos já estão banhados no óleo , pois não possuem lubrificação forçada .
abs.
Vi uma reportgem numa transamazônica em 2005 em que um toco de árvore rasgou o radiador de uma ranger 3.0 , e a picape teve de ser rebocada por mais de 200km . duvido que no meio do pega pra capar os caras desacoplaram o cardan da ranger .
abs
Tava até bom o tópico se a moderação não tiver cuidado , volta a ser o que era :parede::parede:
Não deixem isso acontecer!
Pessoal
Talvez vocês não tenham lido direito minha mensagem.... :-(
As caixas lubrificadas por "banho de óleo" ficam com o eixo de força (ou secundário, que fica imerso no óleo) parado durante a rebocada e portanto o conjunto de engrenagens de marcha (eixo primário), sincronizadores, etc... giram sem a lubrificação que acontece pelo movimento do eixo de força, que ao se movimentar, "lambuza" de óleo toda a caixa.
ENTÃO a recomendação de se engatar uma marcha é exatamente para que aconteça a lubrificação. Entenderam?
A maneira correta é PONTO MORTO e SEGUNDA MARCHA ENGATADA. Desta forma giram todos os eixos na caixa de marcha e ocorre a lubrificação.
Abraços
Théo
Como o prometido , acabei de ter um ótimo papo com o Sr. Alfredo , que por sinal conhece e muito bem o TAC Stark.A AVM é uma das parceiras da TAC.
Me foi informado que no Stark o desgaste da roda livre na roda traseira é minimo e que em nada afetaria sua durabilidade.
Ele ficou de levantar os dados sobre quantos CV por roda uma roda livre AVM suporta, mas a expectativa são de que as AVM suportariam bem a potência de um Troller por exemplo.
Quero parabenizar a AVM pelo ótimo atendimento ao consumidor , fui muito bem tratado e o Sr. Alfredo teve muita paciência em me explicar do zero como funciona o sistema de rodas livre AVM.
ops.... um equívoco.
Troquei os eixos!
O eixo que fica parado quando se reboca em ponto morto é o secundário
O eixo que fica banhado sempre em óleo é que se chama de TREM FIXO OU PRIMÁRIO.
A explicação permanece a mesma... só corrigi os nomes!!! ;-)
Abraços
Théo
Théo , ainda continuo acreditando que a melhor maneira é alem das suas recomendações dadas , também retirar os cardãs .
não é um bicho de 7 cabeças retirar os cardãs.É um procedimento fácil , relativamente rápido e que garante que não vai ocorrer nenhum problema.:concordo::concordo:
No caso de cambios AT que possuem bomba de óleo do conversor de torque e outros cambios MT tb com bombas de óleo . aí entendo que tem que desacoplar o cardan .
Mas quem vai saber qual o 4x4 que possui bomba de óleo no Cambio .. .
Leo...
Parece que, as vezes, o excesso de conhecimentos de que você é possuidor embota o teu raciocínio...
Eu possui alguns bugres, um Cumbuco, um Taiba, e dois Fiber... E todos possuiam "cambão", pois estas viaturas normalmente eram rebocadas- foram feitas para isso.
Foi só por conta disso que eu perguntei... Acho até que podia já sair de fabrica com aquele cambão retratil que tinha nos Fiber que era muito bonito, dessa forma muitos colegas que possuem camionetas e troller poderiam até comprar esse buguinho para a garotada andar na praia...
Da mesma forma que se discute o uso destas rodas livres na trazeira do mesmo, eu acrescentaria o "cambão", acho que o pessoal da T.A.C não adotou o cambão dos bugres porque não conhecem...
Se alguem se propor a PESQUISAR, vai ver que muito já se comentou por aqui, em outros tópicos, sobre o uso de rodas livres na trazeira...e parece que isso nunca foi prá frente, pois é mais um ponto vulneravel a quebras (a não ser que o objetivo da viatura seja este mesmo: de ser puxada)...Ainda mais sendo roda livre manual, pois não dá para acionar para pegar uma banguela...Fica muito arriscado...hehehehh....
É até chato de escrever isso, mas acho que se você somar o teu tempo de motorista ainda vai ficar me devendo tempo de direção em estradas não pavimentadas, pois tenho idade de ser teu avô, mesmo você sendo um netinho meio retardado.
Aprendi a dirigir em um JEEP 1941, aos 8 anos de idade e no interior do Estado, sitios e fazendas...
Você devia era deixar de besteira e passar lá em casa para colocar meu samurai para pegar...
Tú entende é de samurai... mas só fica dando pitaco em viatura que tú não tem!!!!:odedo::concordo:
Como dizia o meu avô: "QUEM PROCURA ACHA". aBS