x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Agradecimentos: 0

vich!!!!! agora o tópico fico bão!

parabéns a todos que es~tao correndo atraz de informações!

Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Mandei um email para a EATON ontem, querendo saber os procedimentos CORRETOS para rebocar um veículo com as 4 rodas no chão. Eis a resposta:

"Lucas, bom dia!
    Agradecemos sua visita/consulta em nosso site.
    Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!

atenciosamente

José Luis
    SUPORTE TÉCNICO EATON"
    Tem que retirar o cardã traseiro somente os câmbios que tem lubrificação forçada, e todos os carros mais novos tem isso.
    Já os Willys, e se não em engano Toyota Bandeirante também, não precisa retirar cardã, pois a caixa não tem lubrificação forçada.
    nas motos a bomba de óleo geralmente é incorporada ao câmbio, quando existe... mas é mais em função do motor que do próprio câmbio, que é todo banhado a óleo... então, se "entupir" de óleo o câmbio de uma caminhonete para rebocar sem ter que tirar o cardã será que não dá zica? a propósito: se o cardã é ligado à caixa de transferência, e não diretamente ao câmbio, será que realmente estraga o câmbio rebocar sem tirar o cardã???

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    a propósito: se o cardã é ligado à caixa de transferência, e não diretamente ao câmbio, será que realmente estraga o câmbio rebocar sem tirar o cardã???
    É o que está sendo discutido aqui.
    A conclusão que EU cheguei é que danifica sim!
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    A conclusão que eu cheguei é que não danifica !! no caso do Eaton FSO 2305 ( l200 RS/ Ford Ranger ) a lubrificação é por banho de óleo e não forçada por bomba , o manual de serviço do FSO 2305 é bem claro ao citar. abs
    veja no link abaixo .
    http://www.eaton.com.br/truck/manuais_servicos.asp
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

isso ainda vai dar assunto para mtas rodadas de peixe frito e cerveja......... a propósito: nos bandeirantes "menos antigos" a caixa de transferência usa o mesmo lubrificante do câmbio, né?

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    A conclusão que eu cheguei é que não danifica !! no caso do Eaton FSO 2305 ( l200 RS/ Ford Ranger ) a lubrificação é por banho de óleo e não forçada por bomba , o manual de serviço do FSO 2305 é bem claro ao citar. abs
    veja no link abaixo .
    http://www.eaton.com.br/truck/manuais_servicos.asp
    Marcelo, mesmo sendo por banho de óleo, danifica.
    Pois pelo que eu entendi no email da EATON, apenas um eixo gira, e isso não é o suficiente para lubrificar da maneira correta:

"Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!

Abrss,
    Lucas Nassif.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Marcelo, mesmo sendo por banho de óleo, danifica.
    Pois pelo que eu entendi no email da EATON, apenas um eixo gira, e isso não é o suficiente para lubrificar da maneira correta:

"Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!
    no caso, apenas um eixo do câmbio, que, com a t-case em neutro não deve mexer nenhum eixo...

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    Concordo Lucas , porem girando apenas o eixo principal e os sicrornizadores , os outros trêns de engrenagens estarão parados , não requerendo muita lubrificação pois estão em repouso .
    Ainda estou na dúvida se precisa retirar o cardan !!!
    vou dar uma pesquizada por aí
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Agradecimentos: 0
    Agosto está chegando

Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    Agosto está chegando

Uma grade de cerveja como o Stark nao sai em agosto!
    Quem vai? Quem vai?
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

Concordo Lucas , porem girando apenas o eixo principal e os sicrornizadores , os outros trêns de engrenagens estarão parados , não requerendo muita lubrificação pois estão em repouso .
    abs
    Marcelo, sem contar que o esforco nas engrenagens como carro sendo rebocado eh minimo!

Abracos.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

abs
    Não sou expert em mecânica, mas pelo pouco que sei, havendo movimento de engrenagens, haverá atrito, justamente o que a lubrificação tem por finalidade de evitar.

Corrijam-me se eu estiver errado. Se a engrenagem motriz (que está banhada no óleo ) não estiver em movimento, o eixo piloto e o eixo principal depender da lubrificação advinda do próprio movimento do carro (balanço e solavancos que vão fazer o óleo que está no fundo se movimentar na caixa) e do óleo que ficou depositado sobre as engrenagens.

Como as engrenagens possuem muita pouca folga entre elas, mesmo com pouco esforço, a falta de óleo, mesmo que por poucos instantes, provocará um atrito excessivo entre as peças e o seu desgaste prematuro.

Por isso, na dúvida, eu desligaria o eixo cardã.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem