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Convex Datacenter
  • #2617
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    vich!!!!! agora o tópico fico bão!

    parabéns a todos que es~tao correndo atraz de informações!

  • #2618
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Mandei um email para a EATON ontem, querendo saber os procedimentos CORRETOS para rebocar um veículo com as 4 rodas no chão. Eis a resposta:

    "Lucas, bom dia!
    Agradecemos sua visita/consulta em nosso site.
    Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!

    atenciosamente

    José Luis
    SUPORTE TÉCNICO EATON"
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Tem que retirar o cardã traseiro somente os câmbios que tem lubrificação forçada, e todos os carros mais novos tem isso.
    Já os Willys, e se não em engano Toyota Bandeirante também, não precisa retirar cardã, pois a caixa não tem lubrificação forçada.
    nas motos a bomba de óleo geralmente é incorporada ao câmbio, quando existe... mas é mais em função do motor que do próprio câmbio, que é todo banhado a óleo... então, se "entupir" de óleo o câmbio de uma caminhonete para rebocar sem ter que tirar o cardã será que não dá zica? a propósito: se o cardã é ligado à caixa de transferência, e não diretamente ao câmbio, será que realmente estraga o câmbio rebocar sem tirar o cardã???

  • #2619
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    a propósito: se o cardã é ligado à caixa de transferência, e não diretamente ao câmbio, será que realmente estraga o câmbio rebocar sem tirar o cardã???
    É o que está sendo discutido aqui.
    A conclusão que EU cheguei é que danifica sim!
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
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  • #2620
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    A conclusão que eu cheguei é que não danifica !! no caso do Eaton FSO 2305 ( l200 RS/ Ford Ranger ) a lubrificação é por banho de óleo e não forçada por bomba , o manual de serviço do FSO 2305 é bem claro ao citar. abs
    veja no link abaixo .
    http://www.eaton.com.br/truck/manuais_servicos.asp
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #2621
    isso ainda vai dar assunto para mtas rodadas de peixe frito e cerveja......... a propósito: nos bandeirantes "menos antigos" a caixa de transferência usa o mesmo lubrificante do câmbio, né?

  • #2622
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    A conclusão que eu cheguei é que não danifica !! no caso do Eaton FSO 2305 ( l200 RS/ Ford Ranger ) a lubrificação é por banho de óleo e não forçada por bomba , o manual de serviço do FSO 2305 é bem claro ao citar. abs
    veja no link abaixo .
    http://www.eaton.com.br/truck/manuais_servicos.asp
    Marcelo, mesmo sendo por banho de óleo, danifica.
    Pois pelo que eu entendi no email da EATON, apenas um eixo gira, e isso não é o suficiente para lubrificar da maneira correta:

    "Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!


    Abrss,
    Lucas Nassif.
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    BF Mud 37", remap SFI, lift...

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  • #2623
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Marcelo, mesmo sendo por banho de óleo, danifica.
    Pois pelo que eu entendi no email da EATON, apenas um eixo gira, e isso não é o suficiente para lubrificar da maneira correta:

    "Rebocando o veículo com as 4 rodas no chão, a transmissão Eaton, que deve estar em Ponto Neutro, estará girando somente o eixo principal e as peças que estão presa a ele, que são os conjuntos sincronizadores, não sendo suficiente só com isso para promover a lubrificação de todo interior da transmissão, para rebocar o veículo deste modo é necessário desligar o cardan!
    no caso, apenas um eixo do câmbio, que, com a t-case em neutro não deve mexer nenhum eixo...

  • #2624
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Concordo Lucas , porem girando apenas o eixo principal e os sicrornizadores , os outros trêns de engrenagens estarão parados , não requerendo muita lubrificação pois estão em repouso .
    Ainda estou na dúvida se precisa retirar o cardan !!!
    vou dar uma pesquizada por aí
    abs
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  • #2625
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    Agosto está chegando



  • #2626
    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    Agosto está chegando


    Uma grade de cerveja como o Stark nao sai em agosto!
    Quem vai? Quem vai?
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #2627
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Concordo Lucas , porem girando apenas o eixo principal e os sicrornizadores , os outros trêns de engrenagens estarão parados , não requerendo muita lubrificação pois estão em repouso .
    Ainda estou na dúvida se precisa retirar o cardan !!!
    vou dar uma pesquizada por aí
    abs
    Marcelo, sem contar que o esforco nas engrenagens como carro sendo rebocado eh minimo!

    Abracos.
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  • #2628
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Concordo Lucas , porem girando apenas o eixo principal e os sicrornizadores , os outros trêns de engrenagens estarão parados , não requerendo muita lubrificação pois estão em repouso .
    Ainda estou na dúvida se precisa retirar o cardan !!!
    vou dar uma pesquizada por aí
    abs
    Não sou expert em mecânica, mas pelo pouco que sei, havendo movimento de engrenagens, haverá atrito, justamente o que a lubrificação tem por finalidade de evitar.

    Corrijam-me se eu estiver errado. Se a engrenagem motriz (que está banhada no óleo ) não estiver em movimento, o eixo piloto e o eixo principal depender da lubrificação advinda do próprio movimento do carro (balanço e solavancos que vão fazer o óleo que está no fundo se movimentar na caixa) e do óleo que ficou depositado sobre as engrenagens.

    Como as engrenagens possuem muita pouca folga entre elas, mesmo com pouco esforço, a falta de óleo, mesmo que por poucos instantes, provocará um atrito excessivo entre as peças e o seu desgaste prematuro.

    Por isso, na dúvida, eu desligaria o eixo cardã.

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