Fuketeiro e Leo, eu acho que não peguei a idéia :pensativo: ...os torques são tão parecidos, porque afinal a VW faria o tratamento da engrenagns diferente? Onde você conseguiu essa afirmação que o tratamento seria diferente?
Versão Imprimível
Eu não calculei os torques para saber se são ou não parecidos, mas devem ser...
Sobre ter ou não algum tratamento e/ou material ser melhor tambem não sei se essa informação procede, porém sabemos que a usinagem e controle de qualidade melhorou muito nos últimos anos, além de que a relação da kombi flex, conta com um pinhão de 8 dentes, distribui melhor as forças do que se comprado com um de 7 dentes, e a coroa da kombi flex é de 39 dentes.
Ligado ao fato que estes conj. são praticamente menos usados que os famosos 7x36 que quando se acha já estão bem usados e fadigados.
Ainda entra aí a qualidade da lubrificação que tambem melhorou, enfim são inúmeros fatores que contribuem para este conj. ser melhor.
Agora se pudessemos confirmar qual dureza superficial que material e tratamento são utilizados para este conj. e sabermos dos outros conj. estariamos fazendo um estudo mais embasado tecnicamente.
Além do que eu nunca vi um conj. desse quebrado.
[]s
Marcelo, tem mais um detalhe que eu não mencionei, a mudança do material das engrenagens também está relacionado a nova potência do motor, tanto que no primeiro lote foram montados os câmbios com a engrenagem da 4 marcha da Kombi a ar e quebrava uma atras da outra, aí mudou pra engrenagem de dente grosso usado até 76 e não quebrou mais...hehe, Abraço.
Opa manda as fotos aí...
Se puder responder aqui ou por MP quanto ta saindo um câmbio desses, por aí.
[]s
Olá, quando eu falo que sou uma pessoa de muita sorte tem gente que não acredita....rsrs, esse de hoje eu ganhei....eu também sou uma pessoa que acredita em Deus, vou dar uma especulada por aquie e te falo, se eu puder te ajudar pode ter certeza que farei, Abração.
FUKETE........ VC chegou a assistir uma reportagem que saiu no auto esport da rede globo de um cara daí de mato grosso com um gurgel, ele tinha tração nas 4 e tinha reduzida, mas não mostraram a mecanica mas era vw, inclusive na filmagem aparecia o cardã virando por baixo do carro e dentro ele tinha tres alavancas a marcha a reduzida e a tração, agora a reduzida se ele foi (ninja) e fez .... aposto que bate com a idéia que tive esses dias e pelas fotos do cambio da vanagom confirmaram minha tese, que poderia ter sido feito desta forma...... igual a da vanagom,.......... até achei que fosse vc quando vi que vc era de MT.........lembra disso chegou a assistir, já faz uns 3 anos ???
Para mim este é o mito da caixa do 1200 as caixas mais antigas são de dentes grossos e as novas dentes finos, os antigos diziam que as primeiras caixas eram importadas da alemanha e tinham uma têmpera um pouco melhor e eram mais resistentes, o chevette também tem um mito parecido com a caixa fabricada pela opel na alemanha que diz ser indestrutivel
para mim enquanto a vw não mudar todo o projeto não adianta a caixa é praticamente a mesma de 50 anos atras com apenas mudanças sutis
Olá, a mudança do material da caixa da Kombi Flex não é mito, é realidade mesmo, vc pega uma engrenagem da antiga e coloca do lado de uma da Flex e vai ver que tem um sulco fino nos dentes identificando e a cor do material é diferente, vou colocar umas fotos pra vcs verem, eu fiz o curso do lançamento dessa Kombi Flex, Abraço.
tenho um cambio aqui na oficina que guardei por uns 8 anos até criar coragem e desmontá lo......... a flange de acoplamento do motor é menor que a do fusca atual e ele possui uma tampa lateral e é fabricado pela ZF e tem o simbolo da vw mas aquelas 4 argolas com o risco no meio se me entendem......... isso proximo do rolamento da embreagem, mas o conjunto de marchas é muito parecido com o do fusca mas só que mais reduzido e o engate das marchas é pela lateral do cambio, tentei saber de qual veiculo seria mas nunca achei nada que se encaixasse........mas ele era muito velho estava na sucata mas fechado.........uma horaa dessas coloco umas fotos dele....