Powered by vBulletin

Tração 4x4 com mecânica VW na gaiola! Como fazer?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 30 de 59 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 202122232425262728293031323334353637383940 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/03/2011, 22:00
    fogoncalves
    Citação:

Postado originalmente por oskrmarinho Ver Post
    Kiko e demais companheiros.
    Faz tempo que vendi um baja que só me dava prazer. Viajava com êle até as praias de Jericoacoara, aki no Ceará. Nesse tempo, subia-se nas dunas e a circulação de veiculos não sofria restrições. Tempo bom, carro bom, motor VW ar 1600, pneus de buggy, todo revisado, de primeira, kit coyote, bonito. Há alguns meses, voltou-me a vontade de possuir outro, para fazer de tudo, areia, lama, etc. Vou procurar um usado
    por aki, para restaurar, fazendo do meu jeito, frente levantada, traseira com transmissão IRS e tudo que tiver direito, aos poucos, que a grana é curta. Olhando seu post, não me lembro dessa saida da caixa de marcha, mas, havendo, talvez seja possivel a adaptação; minha idéia seria de fazer essa tomada de força, cfe. vc. diz e
    transmiti-la via cardã até o eixo dianteiro, ao qual seria ligado por corrente, devidamente encapada; assim, não haveria necessidade de outro diferencial e a rotação da caixa para o eixo traseiro seria a mesma para o eixo dianteiro; não sei se estou viajando na maionese, mas gostar de mecânica deixa a gente assim mesmo; vou analisando a idéia e quem sabe algum dos foristas já tenha alguma coisa parecida em fase além da idéia, neh? Abs!

Caros, creio que a idéia de vocês esteja um pouco representada neste vídeo ( [ame]http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8[/ame] ). Porém, creio que o motor VW, mesmo sendo muito "Tunadpo", ele seja fraco para tal empreitada. Esse é um Jeep com tração nas 4 por correntes.
    Abs,
  • 07/03/2011, 09:20
    oskrmarinho
    Essa viatura no vídeo não é uma gaiola que a gente p. menos sonhe em fazer;mais parece um carro lunar, de tanto que altera as suspensões para acompanhar os desníveis dos buracos; nota dez. Mas voltando para os sonhos realizáveis, tava pensando que, mesmo conseguindo puxar a transmissão da cx. de marcha para o eixo dianteiro, se ligar por corrente, vai ficar blocada direto e fica quase impossível de dirigir fora do barro ou areia, pq. nas curvas a roda interna vai destracionar e tome saidas de frente; aí, volta a idéia de um diferencial dianteiro, mas aí o eixo vai ficar mais reduzido que o traseiro, problemas novamente, não dá, neh? Se a gente fizer uma caixa de transferência lateral à cx. de marchas, é possível conseguir que as duas relaçoes, frente e traseira, fiquem iguais, mas é um bocado complicado de fazer, é só ver nos tópicos ¨mec art" aki mesmo. Talvez o mais adequado seja fazer 4 x 2 mesmo, bem feita, que já tá provado que é mais fácil e funciona muito bem na maioria das utilizações. Mas, pensar faz bem e de repente pode aparecer uma idéia boa.
    Bom carnaval para todos.
  • 07/03/2011, 11:07
    Mauricio Rossetto
    4 Anexo(s)
    Usando no projeto a caixa de transferência do Niva
    Camaradas, li hoje todo esse tópico, que confirmou e tirou praticamente todas as minhas dúvidas para meu projeto. Meu caso é um pouco diferente, mas não deixa de seguir o mesmo conceito e equipamento. Tive Nivas que me levaram (obrigatoriamente hehehe) ao mundo da mecânica, assunto apaixonante, hoje meu atual hobby. O meu projeto busca aliar simplicidade, baixo custo e manutenção, facilidade de peças de reposição (chega de ficar esperando sedex de São Paulo, no caso do Niva). Então percebi que as modificações no meu Niva já estavam o tornando um Frankenstein, com buchas de F1000, homocinéticas da Kombi, cardã de homocinéticas de Gol, etc... além do acoplamento duplo com homocinéticas de gol para conectar a caixa à caixa de transferência. A caixa de transferência do Niva (uma verdadeira adaptação de fábrica) é o segredo, o pulo do gato do jipinho, sem a qual é um Fiat 147 parrudo. Onde comprar uma? Procure no site da Sarancar que têm bastante.
    Então como essa caixa de transferência é solta, ou seja, ligada por cardãs aos diferenciais e também à caixa de marchas, ficou fácil bolar um 4x4 com "tudo de bom": Reduzida, bloqueio central e 4x4 integral! Um Land Rover Defender de pobre! No caso do Carajás, um Defender de Plástico! hehehehe e apenas com ela! Então pretendo fazer meu projeto de 4x4 com ela. Com o Carajás ficou mais fácil desenvolver meu projeto, pois ele é uma "gaiola com roupa", vide o desenho abaixo, e têm o conforto que a carroceria oferece, para viagem com a família, carregar coisas pro sítio e passeios off-road.... meu objetivo junto a geringonça.
    Ele é pesado: 1250 Kg aproximadamente, o que me obriga a ter mais cuidado com a resistência no projeto, talvez me obrigue a um cuidado maior com a robustez nas soluções. Meu sonho é projetar e fabricar uma carroceria, mas quando tiver aposentado, pois precisarei de muito tempo para isso. Por enquanto vou de carona na solução do Gurgel mesmo.
    Mas o vejo como uma gaiola com motor dianteiro, e têm tudo a ver com o tópico, tendo em vista que o equipamento é o mesmo: suspensão dianteira e traseira da Kombi, chassi em metalon, etc... e no caso da fibra, fica "fácil" cortar e modificar onde necessário. Estou adquirindo uma flange para conectar a caixa do Chevette e em paralelo estou estudando a solução para a caixa de transferência de Niva, que têm o mesmo encaixe do cardã do Opala (plug-and-play).
    Então vamos ao meu projeto:
    - O cardã do Chevette já têm a solução pronta: luva com ponteira e cruzeta, faltando apenas cortar e soldar no tamanho desejado o lado com cruzeta do Opala para conexão à caixa de transferência. Então ficou moleza esta parte.
    - Conectada a caixa de transferência, partimos para a conexão da caixa ao diferencial: um cardã construído com o de opala, e a luva e ponteira de cardã podem ser novas pois podem ser compradas em lojas e até no ML. A solução de cruzeta e conexão junto ao diferencial é que fica ainda uma pequena dúvida no que usar. A idéia de homocinética de roda é uma boa, pois é resistente, baixo custo e elimina vibrações, ficando só a dúvida da coifa suportar alta rotação...
    - Como a caixa de transferência do Niva têm em modo normal 20% de redução, para eliminar esses 20% penso em um diferencial de Brasília por exemplo, pois temos a relação 8x33 ou seja, 4,1. Se usar a coroa e pinhão da Kombi vai ficar 20% reduzido. Na dianteira fica a mesma solução usada na traseira, no caso do cardã e diferencial.
    - O extersionamento das rodas vai exigir uma solução como a adaptação de um cubo de roda dianteiro de algum carro, por exemplo parece ser o mais fácil, mas se não encontrarmos um que se adapte à suspensão da Kombi ou Fusca, mas teremos que trabalhar o cubo para o uso de rolamento e homocinética de Santana por exemplo. Vi em algumas fotos, mas só a foto não esclarece, e a bengala (eixo) talvez tenha que ser alterado o comprimento.... nesses detalhes, alguém têm alguma idéia? Abaixo algumas fotos e uma planilha com cálculos de relações:
  • 07/03/2011, 19:45
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    - Como a caixa de transferência do Niva têm em modo normal 20% de redução, para eliminar esses 20% penso em um diferencial de Brasília por exemplo, pois temos a relação 8x33 ou seja, 4,1. Se usar a coroa e pinhão da Kombi vai ficar 20% reduzido. Na dianteira fica a mesma solução usada na traseira, no caso do cardã e diferencial.
    - O extersionamento das rodas vai exigir uma solução como a adaptação de um cubo de roda dianteiro de algum carro, por exemplo parece ser o mais fácil, mas se não encontrarmos um que se adapte à suspensão da Kombi ou Fusca, mas teremos que trabalhar o cubo para o uso de rolamento e homocinética de Santana por exemplo. Vi em algumas fotos, mas só a foto não esclarece, e a bengala (eixo) talvez tenha que ser alterado o comprimento.... nesses detalhes, alguém têm alguma idéia? Abaixo algumas fotos e uma planilha com cálculos de relações:

Amigo aproveita que a relação vai ficar 20% mais curta e usa pneus maiores para compensar, isso é sonho de todo off-roader usar pneus maiores (e uns dos maiores problemas é acertar a rel.) no seu caso que tá fácil, pra que mudar.

Quanto a ponta de eixo diant., porque você não usa toda susp. diant. do santana?

[]s
  • 08/03/2011, 21:54
    Mauricio Rossetto
    1 Anexo(s)
    Sim, esse projeto dá margem para isso, se quisermos um uso mais agressivo da vtr, mas também precisaremos de diferenciais mais parrudos para não acabar banguela como os relatados aqui hehehe o brinquedinho vai crescendo e encarecendo hehehehe.
    Minha dúvida é na tração dianteira: têm espaço no cubo da kombi para adaptar a homocinética ou têm outro cubo de roda que possa ser usado?
  • 08/03/2011, 23:42
    Costella
    Citação:

Postado originalmente por fogoncalves Ver Post
    Caros, creio que a idéia de vocês esteja um pouco representada neste vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8 ). Porém, creio que o motor VW, mesmo sendo muito "Tunadpo", ele seja fraco para tal empreitada. Esse é um Jeep com tração nas 4 por correntes.
    Abs,

Cara sabe me dizer que tipo de tração issi usa? parece tração via bluetooth hehehehehe
  • 09/03/2011, 11:20
    leobnaval
    Costella, nos braços da susp. tem correntes que tracionam as rodas. Se você ler com atenção verá que o pessoal diz sobre a tração por correntes.

[]s
  • 10/03/2011, 00:02
    kiko.mec
    oi galera , tava aqui pensando no seguinte , com a mecanica do fusca na traseira , se pegar a caixa de marcha e abri a tampa traseira vamos ver ali duas ponta de eixos o primario e o eixo piloto do piao , no eixo do piao se fiser um trabalho de de solda e torniaria ,daria ´para fazer uma saida do cardan , na freite poderia usar a mesma caixa de marcha como a de kombi e faser o trabalho inverço so para usar o diferencial dela , a relaçao seria a mesma trans mitida para ambos quanta a dianteira poderia usar mecanica de gol batedeira ( suspençao ) seria uma ideia ??
  • 10/03/2011, 00:11
    kiko.mec
    Citação:

Postado originalmente por Costella Ver Post
    Cara sabe me dizer que tipo de tração issi usa? parece tração via bluetooth hehehehehe

cara e muito parecida com as maquinas de terraplanagem nos braços da suspençao tem um tipo de corrente tanto para dianteira quanto para traseira o eixo que comanda as correntes esta no meio do veiculo mandando força para frente quanto para as rodas de traz via corrente achei legal e pratico o caso e as peças vai ter que ser todas fabricadas por encomenda o custo e muito alto mais e possivel de fazer
  • 10/03/2011, 09:51
    mali9ski
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Costella, nos braços da susp. tem correntes que tracionam as rodas. Se você ler com atenção verá que o pessoal diz sobre a tração por correntes.

[]s

por isso que o nome é chain link:lol:
  • 10/03/2011, 20:06
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por kiko.mec Ver Post
    oi galera , tava aqui pensando no seguinte , com a mecanica do fusca na traseira , se pegar a caixa de marcha e abri a tampa traseira vamos ver ali duas ponta de eixos o primario e o eixo piloto do piao , no eixo do piao se fiser um trabalho de de solda e torniaria ,daria ´para fazer uma saida do cardan , na freite poderia usar a mesma caixa de marcha como a de kombi e faser o trabalho inverço so para usar o diferencial dela , a relaçao seria a mesma trans mitida para ambos quanta a dianteira poderia usar mecanica de gol batedeira ( suspençao ) seria uma ideia ??

Eu já pensei nisso uma porção de vezes, se vai dar certo ou não só fazendo uma e testando, mas seria um dos melhores e mais simples jeito de ter 4x4 sem usar uma t-case.

[]s
  • 11/03/2011, 22:53
    bajeiro do sul
    Citação:

Postado originalmente por kiko.mec Ver Post

Um amigo daqui da minha cidade fez exatamente isto numa brasilia, emendou o eixo do pinhão da caixa traseira e colocou num cardam de chevette que chega até o eixo emendado da caixa dianteira, que é a mesma da traseira. kombi 7-36, manteve da caixa dianteira somente com o diferencial uma vez que não precisa estar engatada nenhuma marcha. até cortou a carcaça da caixa onde fica as engrenagens para ficar menor, usando somente a parte do diferencial. é bloqueada 100% e faz trilhas em toda a parte com muito sucesso. saiu barato, simples e de manutenção bem barata. ta dando laço nos jeeps por aqui
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 30 de 59 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 202122232425262728293031323334353637383940 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:06.