x
Convex Datacenter
Página 30 de 59 PrimeiroPrimeiro ... 202122232425262728293031323334353637383940 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 349 a 360 de 705
    Usuário Avatar de fogoncalves
    Entrada
    30/12/2006
    Local
    Sobradinho/DF
    Agradecimento: 1

Smile

Citação Postado originalmente por oskrmarinho Ver Post
    Kiko e demais companheiros.
    Faz tempo que vendi um baja que só me dava prazer. Viajava com êle até as praias de Jericoacoara, aki no Ceará. Nesse tempo, subia-se nas dunas e a circulação de veiculos não sofria restrições. Tempo bom, carro bom, motor VW ar 1600, pneus de buggy, todo revisado, de primeira, kit coyote, bonito. Há alguns meses, voltou-me a vontade de possuir outro, para fazer de tudo, areia, lama, etc. Vou procurar um usado
    por aki, para restaurar, fazendo do meu jeito, frente levantada, traseira com transmissão IRS e tudo que tiver direito, aos poucos, que a grana é curta. Olhando seu post, não me lembro dessa saida da caixa de marcha, mas, havendo, talvez seja possivel a adaptação; minha idéia seria de fazer essa tomada de força, cfe. vc. diz e
    transmiti-la via cardã até o eixo dianteiro, ao qual seria ligado por corrente, devidamente encapada; assim, não haveria necessidade de outro diferencial e a rotação da caixa para o eixo traseiro seria a mesma para o eixo dianteiro; não sei se estou viajando na maionese, mas gostar de mecânica deixa a gente assim mesmo; vou analisando a idéia e quem sabe algum dos foristas já tenha alguma coisa parecida em fase além da idéia, neh? Abs!
    Caros, creio que a idéia de vocês esteja um pouco representada neste vídeo ( [ame]http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8[/ame] ). Porém, creio que o motor VW, mesmo sendo muito "Tunadpo", ele seja fraco para tal empreitada. Esse é um Jeep com tração nas 4 por correntes.
    Abs,

Essa viatura no vídeo não é uma gaiola que a gente p. menos sonhe em fazer;mais parece um carro lunar, de tanto que altera as suspensões para acompanhar os desníveis dos buracos; nota dez. Mas voltando para os sonhos realizáveis, tava pensando que, mesmo conseguindo puxar a transmissão da cx. de marcha para o eixo dianteiro, se ligar por corrente, vai ficar blocada direto e fica quase impossível de dirigir fora do barro ou areia, pq. nas curvas a roda interna vai destracionar e tome saidas de frente; aí, volta a idéia de um diferencial dianteiro, mas aí o eixo vai ficar mais reduzido que o traseiro, problemas novamente, não dá, neh? Se a gente fizer uma caixa de transferência lateral à cx. de marchas, é possível conseguir que as duas relaçoes, frente e traseira, fiquem iguais, mas é um bocado complicado de fazer, é só ver nos tópicos ¨mec art" aki mesmo. Talvez o mais adequado seja fazer 4 x 2 mesmo, bem feita, que já tá provado que é mais fácil e funciona muito bem na maioria das utilizações. Mas, pensar faz bem e de repente pode aparecer uma idéia boa.
    Bom carnaval para todos.

Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3

Usando no projeto a caixa de transferência do Niva

Camaradas, li hoje todo esse tópico, que confirmou e tirou praticamente todas as minhas dúvidas para meu projeto. Meu caso é um pouco diferente, mas não deixa de seguir o mesmo conceito e equipamento. Tive Nivas que me levaram (obrigatoriamente hehehe) ao mundo da mecânica, assunto apaixonante, hoje meu atual hobby. O meu projeto busca aliar simplicidade, baixo custo e manutenção, facilidade de peças de reposição (chega de ficar esperando sedex de São Paulo, no caso do Niva). Então percebi que as modificações no meu Niva já estavam o tornando um Frankenstein, com buchas de F1000, homocinéticas da Kombi, cardã de homocinéticas de Gol, etc... além do acoplamento duplo com homocinéticas de gol para conectar a caixa à caixa de transferência. A caixa de transferência do Niva (uma verdadeira adaptação de fábrica) é o segredo, o pulo do gato do jipinho, sem a qual é um Fiat 147 parrudo. Onde comprar uma? Procure no site da Sarancar que têm bastante.
    Então como essa caixa de transferência é solta, ou seja, ligada por cardãs aos diferenciais e também à caixa de marchas, ficou fácil bolar um 4x4 com "tudo de bom": Reduzida, bloqueio central e 4x4 integral! Um Land Rover Defender de pobre! No caso do Carajás, um Defender de Plástico! hehehehe e apenas com ela! Então pretendo fazer meu projeto de 4x4 com ela. Com o Carajás ficou mais fácil desenvolver meu projeto, pois ele é uma "gaiola com roupa", vide o desenho abaixo, e têm o conforto que a carroceria oferece, para viagem com a família, carregar coisas pro sítio e passeios off-road.... meu objetivo junto a geringonça.
    Ele é pesado: 1250 Kg aproximadamente, o que me obriga a ter mais cuidado com a resistência no projeto, talvez me obrigue a um cuidado maior com a robustez nas soluções. Meu sonho é projetar e fabricar uma carroceria, mas quando tiver aposentado, pois precisarei de muito tempo para isso. Por enquanto vou de carona na solução do Gurgel mesmo.
    Mas o vejo como uma gaiola com motor dianteiro, e têm tudo a ver com o tópico, tendo em vista que o equipamento é o mesmo: suspensão dianteira e traseira da Kombi, chassi em metalon, etc... e no caso da fibra, fica "fácil" cortar e modificar onde necessário. Estou adquirindo uma flange para conectar a caixa do Chevette e em paralelo estou estudando a solução para a caixa de transferência de Niva, que têm o mesmo encaixe do cardã do Opala (plug-and-play).
    Então vamos ao meu projeto:
    - O cardã do Chevette já têm a solução pronta: luva com ponteira e cruzeta, faltando apenas cortar e soldar no tamanho desejado o lado com cruzeta do Opala para conexão à caixa de transferência. Então ficou moleza esta parte.
    - Conectada a caixa de transferência, partimos para a conexão da caixa ao diferencial: um cardã construído com o de opala, e a luva e ponteira de cardã podem ser novas pois podem ser compradas em lojas e até no ML. A solução de cruzeta e conexão junto ao diferencial é que fica ainda uma pequena dúvida no que usar. A idéia de homocinética de roda é uma boa, pois é resistente, baixo custo e elimina vibrações, ficando só a dúvida da coifa suportar alta rotação...
    - Como a caixa de transferência do Niva têm em modo normal 20% de redução, para eliminar esses 20% penso em um diferencial de Brasília por exemplo, pois temos a relação 8x33 ou seja, 4,1. Se usar a coroa e pinhão da Kombi vai ficar 20% reduzido. Na dianteira fica a mesma solução usada na traseira, no caso do cardã e diferencial.
    - O extersionamento das rodas vai exigir uma solução como a adaptação de um cubo de roda dianteiro de algum carro, por exemplo parece ser o mais fácil, mas se não encontrarmos um que se adapte à suspensão da Kombi ou Fusca, mas teremos que trabalhar o cubo para o uso de rolamento e homocinética de Santana por exemplo. Vi em algumas fotos, mas só a foto não esclarece, e a bengala (eixo) talvez tenha que ser alterado o comprimento.... nesses detalhes, alguém têm alguma idéia? Abaixo algumas fotos e uma planilha com cálculos de relações:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jcgfoto3.jpg   -cruzeta-e-luva.jpg  
    Imagens Anexas
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    - Como a caixa de transferência do Niva têm em modo normal 20% de redução, para eliminar esses 20% penso em um diferencial de Brasília por exemplo, pois temos a relação 8x33 ou seja, 4,1. Se usar a coroa e pinhão da Kombi vai ficar 20% reduzido. Na dianteira fica a mesma solução usada na traseira, no caso do cardã e diferencial.
    - O extersionamento das rodas vai exigir uma solução como a adaptação de um cubo de roda dianteiro de algum carro, por exemplo parece ser o mais fácil, mas se não encontrarmos um que se adapte à suspensão da Kombi ou Fusca, mas teremos que trabalhar o cubo para o uso de rolamento e homocinética de Santana por exemplo. Vi em algumas fotos, mas só a foto não esclarece, e a bengala (eixo) talvez tenha que ser alterado o comprimento.... nesses detalhes, alguém têm alguma idéia? Abaixo algumas fotos e uma planilha com cálculos de relações:
    Amigo aproveita que a relação vai ficar 20% mais curta e usa pneus maiores para compensar, isso é sonho de todo off-roader usar pneus maiores (e uns dos maiores problemas é acertar a rel.) no seu caso que tá fácil, pra que mudar.

Quanto a ponta de eixo diant., porque você não usa toda susp. diant. do santana?

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Sim, esse projeto dá margem para isso, se quisermos um uso mais agressivo da vtr, mas também precisaremos de diferenciais mais parrudos para não acabar banguela como os relatados aqui hehehe o brinquedinho vai crescendo e encarecendo hehehehe.
    Minha dúvida é na tração dianteira: têm espaço no cubo da kombi para adaptar a homocinética ou têm outro cubo de roda que possa ser usado?
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por fogoncalves Ver Post
    Caros, creio que a idéia de vocês esteja um pouco representada neste vídeo ( ). Porém, creio que o motor VW, mesmo sendo muito "Tunadpo", ele seja fraco para tal empreitada. Esse é um Jeep com tração nas 4 por correntes.
    Abs,

Cara sabe me dizer que tipo de tração issi usa? parece tração via bluetooth hehehehehe

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Costella, nos braços da susp. tem correntes que tracionam as rodas. Se você ler com atenção verá que o pessoal diz sobre a tração por correntes.

[]s

Usuário Avatar de kiko.mec
    Entrada
    31/01/2011
    Agradecimentos: 0
    oi galera , tava aqui pensando no seguinte , com a mecanica do fusca na traseira , se pegar a caixa de marcha e abri a tampa traseira vamos ver ali duas ponta de eixos o primario e o eixo piloto do piao , no eixo do piao se fiser um trabalho de de solda e torniaria ,daria ´para fazer uma saida do cardan , na freite poderia usar a mesma caixa de marcha como a de kombi e faser o trabalho inverço so para usar o diferencial dela , a relaçao seria a mesma trans mitida para ambos quanta a dianteira poderia usar mecanica de gol batedeira ( suspençao ) seria uma ideia ??

Usuário Avatar de kiko.mec
    Entrada
    31/01/2011
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Costella Ver Post
    Cara sabe me dizer que tipo de tração issi usa? parece tração via bluetooth hehehehehe
    cara e muito parecida com as maquinas de terraplanagem nos braços da suspençao tem um tipo de corrente tanto para dianteira quanto para traseira o eixo que comanda as correntes esta no meio do veiculo mandando força para frente quanto para as rodas de traz via corrente achei legal e pratico o caso e as peças vai ter que ser todas fabricadas por encomenda o custo e muito alto mais e possivel de fazer

Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Costella, nos braços da susp. tem correntes que tracionam as rodas. Se você ler com atenção verá que o pessoal diz sobre a tração por correntes.

[]s
    por isso que o nome é chain link
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por kiko.mec Ver Post
    oi galera , tava aqui pensando no seguinte , com a mecanica do fusca na traseira , se pegar a caixa de marcha e abri a tampa traseira vamos ver ali duas ponta de eixos o primario e o eixo piloto do piao , no eixo do piao se fiser um trabalho de de solda e torniaria ,daria ´para fazer uma saida do cardan , na freite poderia usar a mesma caixa de marcha como a de kombi e faser o trabalho inverço so para usar o diferencial dela , a relaçao seria a mesma trans mitida para ambos quanta a dianteira poderia usar mecanica de gol batedeira ( suspençao ) seria uma ideia ??

Eu já pensei nisso uma porção de vezes, se vai dar certo ou não só fazendo uma e testando, mas seria um dos melhores e mais simples jeito de ter 4x4 sem usar uma t-case.

[]s

Citação Postado originalmente por kiko.mec Ver Post
    Um amigo daqui da minha cidade fez exatamente isto numa brasilia, emendou o eixo do pinhão da caixa traseira e colocou num cardam de chevette que chega até o eixo emendado da caixa dianteira, que é a mesma da traseira. kombi 7-36, manteve da caixa dianteira somente com o diferencial uma vez que não precisa estar engatada nenhuma marcha. até cortou a carcaça da caixa onde fica as engrenagens para ficar menor, usando somente a parte do diferencial. é bloqueada 100% e faz trilhas em toda a parte com muito sucesso. saiu barato, simples e de manutenção bem barata. ta dando laço nos jeeps por aqui

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

Permissões de Postagem