Postado originalmente por
Marcelo A. Marchiodi
Nossa amigo, sua situação tá meio complicada, acho que você tem que dar um tempo e reunir mais informações mesmo, conhecer mais essa mecânica.
Mas vamos lá: essas gaiolas 4x4 aqui não tem t-case, pois a concepção dos câmbios VW são totalmente diferentes, eles tem o câmbio e diferencial dentro do mesmo corpo, não há como separar um do outro, a não ser numa boa serra fita!:mrgreen: Então o que é feito nesses casos é se alongar o eixo secundário do câmbio, e fazer uma saída para um cardã, dê uma olhada nas fotos aqui que vai entender.
Com certeza a relação mais usada é a da Kombi, por ser mais reduzida, nos câmbios VW, os mais usados em gaiolas são da Kombi, Fusca, Brasília, neles a única coisa que muda é a relação de coroa e pinhão, as relações de câmbio são iguais nesses carros, no Santana já é diferente, é outra caixa, totalmente distinta, e não tenho conhecimento dela pra te afirmar alguma coisa.
Quanto à ultima parte da sua mensagem, suspensão duplo A não é algo que recomendo fazer a não ser que se tenha um bom conhecimento de mecânica, dos princípios básicos dela e um bom aporte de máquinas disponíveis, eu mesmo já venho estudando há quase 3 anos pra realizar no meu Gurgel, e esqueça de achar algo em português, só em fóruns americanos.
Uma opção poderia ser copiar o set-up completo por exemplo de uma D-20, algo que eu mesmo já pensei em fazer. Se for fazer uma com motor dianteiro e ainda quiser a sua "elasticidade" que melhor entende-se por curso de suspensão, terá que recuar o motor para trás, pois curso de suspensão depende diretamente do tamanho dos braços de suspensão, e se ainda for 4x4, depende do tipo de homocinéticas que vai usar, e se for braços longos, com certeza você vai ter que construí-los, e aumentar o tamanho dos semi eixos das homocinéticas... como se vê é uma cachoeira de alterações, uma vai levando á outra... mas isso só se você decidir pelo caminho que segui, eu já vi bons projetos aqui nessa seção e bem simples, dê uma olhada.
McPherson é um tipo de suspensão e não molas/amortecedor, na verdade esse tipo de suspensão é composto por um braço inferior e uma torre com o amortecdor e mola juntos, que faria o papel do braço superior, fazendo uma analogia com uma suspensão duplo A. Geralmente elas tem pouco curso.
Não entendi o que você quiz diser sobre munhão.
Os câmbios VW, com relação da Kombi rodam bem até com pneu 31", então até essa medida qualquer outra menos pode ser usada.