Muito legal mesmo. Compacto e eficiente! :palmas:
Confesso que tb me pareceu frágil, mas como a marca Bilstein é referência mundial, acredito que deve ter alguma espécie de reforço ali, pois o modelo desses amortecedores (série 7100) é indicado justamente pra atividades offroad.
Lauro, esse cálculo é mais complexo que botar um foguete na lua. :mrgreen:
As dimensões "aberto/fechado" são mais fáceis de achar. Usar o amortecedor atual já é uma boa referência. Outra forma é levantar o carro num elevacar e verificar até quanto as molas abrem.
Já as taxas de compressão (compression) e expansão (rebound) são o pulo do gato. Saber calculá-las exige muito conhecimento, o qual ainda não tenho.
E ainda tinha que decidir entre convencional (sem reservatório externo), com reservatório externo e com coil over, e óbvio sem poder estourar o orçamento, então cuxto x benefício era fundamental.
Cheguei a 3 marcas: Offshox, Rancho e Bilstein.
Quando vi os custos, descartei logo os Offshox. São os mais caros, e a garantia de 5 anos é meio "estranha", pois precisa enviar os amortecedores todos os anos pra uma revisão na fábrica, e custa em torno de R$ 200 cada revisão por amortecedor.
Rancho muita gente fala bem e mal. Dizem que são ótimos, tem boa reputação, mas os vários relatos de quebra no seletor de ajuste de carga me desanimaram.
Bilstein tem um custo mais em conta lá nos EUA e excelente reputação off-road. Então decidi pelo Bilstein.
Até aí foi tranquilo. Complicado foi descobrir se eu queria o convencional, com reservatório externo ou coil over, o curso e a valvulagem.
Mesmo pesquisando na internet e nos fóruns, não foi fácil decidir. Levei muito tempo pesquisando e discutindo com meu amigo CJ sobre isso, pq tinha muitas variáveis a decidir.
Eliminei os modelos com reservatório externo e coil over. O reservatório externo ajuda na troca de calor pra resfriar o óleo, e por isso é mais indicado pra veículos de competição, o que não é meu caso. Já os coil over são enormes, necessita mexer na estrutura do carro e bem mais caros. Como queria simplicidade com robustez, preferi o convencional.
O curso (travel) não podia alterar muito, pois mantive o de 10" que é bem próximo aos atuais.
Quanto à valvulagem, não tinha a mínima idéia de qual comprar. Tem várias opções: 150/50, 170/60, 180/75, 255/70, 275/78 e 360/80.
Como nem sequer sabia por onde começar, mandei e-mails pra Bilstein lá nos EUA e para as principais lojas que vendem amortecedores off-road. Informei as características e dimensões do meu carro, o uso que faço dele, fotos e vídeos. Analisei as respostas (que por sinal foram quase unânimes) e seguindo as orientações de CJ, decidi pela compra dos amortecedores modelos AK7110S04, convencional sem reservatório externo, 10" de curso, e taxas de 700 de compressão e 2550 de expansão (não sei porque, mas nas especificações tiram o último "zero" das taxas de compressão e expansão, e informam apenas "255/70").
Anexo 481414
CJ também comprou amortecedores Bilstein com molas coil over (essas que vc se refere que ficam em volta do corpo do amortecedor). Pelo que entendi dele, saber ajustar essas molas é complicado. Não existe uma manual técnico preciso que informe exatamente como chegar aos valores corretos de ajustes das molas. Praticamente vai ser na base da tentativa e erro.