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Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD

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  • 24/10/2014, 12:44
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    MUITO xique em!!!!

    Muito legal mesmo. Compacto e eficiente! :palmas:

    Citação:

    Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    to pensando em fazer uma pequena adaptação nos meus amortecedores rancho e fazer uma rótula dessas, vc já viu como a solda do anel é frágil????

    Confesso que tb me pareceu frágil, mas como a marca Bilstein é referência mundial, acredito que deve ter alguma espécie de reforço ali, pois o modelo desses amortecedores (série 7100) é indicado justamente pra atividades offroad.

    Citação:

    Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Uma pergunta como se calcula o tipo de amortecedor (a dimenssão aberto e fechado tudo bem) que "pressão ele deve ter, e se com mola, aquela que fica em volta do corpo do amortecedor, que tensão ela deve ter?
    Mandei umas duas vezes um e-mail pro pessoal que vende esse amortecedor e não tive uma resposta satisfatória...
    Forte abraço!!!

    Lauro, esse cálculo é mais complexo que botar um foguete na lua. :mrgreen:

    As dimensões "aberto/fechado" são mais fáceis de achar. Usar o amortecedor atual já é uma boa referência. Outra forma é levantar o carro num elevacar e verificar até quanto as molas abrem.

    Já as taxas de compressão (compression) e expansão (rebound) são o pulo do gato. Saber calculá-las exige muito conhecimento, o qual ainda não tenho.

    E ainda tinha que decidir entre convencional (sem reservatório externo), com reservatório externo e com coil over, e óbvio sem poder estourar o orçamento, então cuxto x benefício era fundamental.

    Cheguei a 3 marcas: Offshox, Rancho e Bilstein.

    Quando vi os custos, descartei logo os Offshox. São os mais caros, e a garantia de 5 anos é meio "estranha", pois precisa enviar os amortecedores todos os anos pra uma revisão na fábrica, e custa em torno de R$ 200 cada revisão por amortecedor.

    Rancho muita gente fala bem e mal. Dizem que são ótimos, tem boa reputação, mas os vários relatos de quebra no seletor de ajuste de carga me desanimaram.

    Bilstein tem um custo mais em conta lá nos EUA e excelente reputação off-road. Então decidi pelo Bilstein.

    Até aí foi tranquilo. Complicado foi descobrir se eu queria o convencional, com reservatório externo ou coil over, o curso e a valvulagem.

    Mesmo pesquisando na internet e nos fóruns, não foi fácil decidir. Levei muito tempo pesquisando e discutindo com meu amigo CJ sobre isso, pq tinha muitas variáveis a decidir.

    Eliminei os modelos com reservatório externo e coil over. O reservatório externo ajuda na troca de calor pra resfriar o óleo, e por isso é mais indicado pra veículos de competição, o que não é meu caso. Já os coil over são enormes, necessita mexer na estrutura do carro e bem mais caros.
    Como queria simplicidade com robustez, preferi o convencional.

    O curso (travel) não podia alterar muito, pois mantive o de 10" que é bem próximo aos atuais.

    Quanto à valvulagem, não tinha a mínima idéia de qual comprar. Tem várias opções: 150/50, 170/60, 180/75, 255/70, 275/78 e 360/80.

    Como nem sequer sabia por onde começar, mandei e-mails pra Bilstein lá nos EUA e para as principais lojas que vendem amortecedores off-road. Informei as características e dimensões do meu carro, o uso que faço dele, fotos e vídeos. Analisei as respostas (que por sinal foram quase unânimes) e seguindo as orientações de CJ, decidi pela compra dos amortecedores modelos AK7110S04, convencional sem reservatório externo, 10" de curso, e taxas de 700 de compressão e 2550 de expansão (não sei porque, mas nas especificações tiram o último "zero" das taxas de compressão e expansão, e informam apenas "255/70").

    Anexo 481414

    CJ também comprou amortecedores Bilstein com molas coil over (essas que vc se refere que ficam em volta do corpo do amortecedor). Pelo que entendi dele, saber ajustar essas molas é complicado. Não existe uma manual técnico preciso que informe exatamente como chegar aos valores corretos de ajustes das molas. Praticamente vai ser na base da tentativa e erro.
  • 24/10/2014, 12:49
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Galera, domingo é o grande dia.

    Precisamos mudar este país!

    Não podemos continuar nessa situação de crescimento zero, inflação subindo, corrupção em todos os níveis, e um partido transformando o país em sua fonte inesgotável de poder e riqueza. Chega de PT!

    Pelo bem do Brasil e a favor de mudanças e renovação, vote Aécio 45!

    Anexo 481418
  • 31/10/2014, 19:00
    uxio69
    2 Anexo(s)
    Sábado rolou a trilha Duboné, em comemoração ao aniversário de CJ.

    Trilha tranquila, poucas dificuldades e ao final um churrasquinho na beira rio. :brinde:

    Anexo 482275

    No pantanal o Galego aprendeu a mergulhar.

    Agora o Galego quer voar. Falta pouco!
    :mrgreen:

    Anexo 482274
  • 01/11/2014, 01:52
    Marcus Brandão
    Linda essa foto.
    parabéns!!!
  • 03/11/2014, 08:34
    Lauro Paiva
    Bom Uxuio, de qualquer modo obrigado pela força, eu tentei entrar em contato com o pessoal doa amortecedores e eles tinham respostas prontas sem muita análise do que eu tentava apresentar em termos de performance ou curso de suspensão. Mas sua explicação lançou mais luz, valeu mesmo!!!

    Citação:

    Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Muito legal mesmo. Compacto e eficiente! :palmas:

    Confesso que tb me pareceu frágil, mas como a marca Bilstein é referência mundial, acredito que deve ter alguma espécie de reforço ali, pois o modelo desses amortecedores (série 7100) é indicado justamente pra atividades offroad.

    Lauro, esse cálculo é mais complexo que botar um foguete na lua. :mrgreen:

    As dimensões "aberto/fechado" são mais fáceis de achar. Usar o amortecedor atual já é uma boa referência. Outra forma é levantar o carro num elevacar e verificar até quanto as molas abrem.

    Já as taxas de compressão (compression) e expansão (rebound) são o pulo do gato. Saber calculá-las exige muito conhecimento, o qual ainda não tenho.

    E ainda tinha que decidir entre convencional (sem reservatório externo), com reservatório externo e com coil over, e óbvio sem poder estourar o orçamento, então cuxto x benefício era fundamental.

    Cheguei a 3 marcas: Offshox, Rancho e Bilstein.

    Quando vi os custos, descartei logo os Offshox. São os mais caros, e a garantia de 5 anos é meio "estranha", pois precisa enviar os amortecedores todos os anos pra uma revisão na fábrica, e custa em torno de R$ 200 cada revisão por amortecedor.

    Rancho muita gente fala bem e mal. Dizem que são ótimos, tem boa reputação, mas os vários relatos de quebra no seletor de ajuste de carga me desanimaram.

    Bilstein tem um custo mais em conta lá nos EUA e excelente reputação off-road. Então decidi pelo Bilstein.

    Até aí foi tranquilo. Complicado foi descobrir se eu queria o convencional, com reservatório externo ou coil over, o curso e a valvulagem.

    Mesmo pesquisando na internet e nos fóruns, não foi fácil decidir. Levei muito tempo pesquisando e discutindo com meu amigo CJ sobre isso, pq tinha muitas variáveis a decidir.

    Eliminei os modelos com reservatório externo e coil over. O reservatório externo ajuda na troca de calor pra resfriar o óleo, e por isso é mais indicado pra veículos de competição, o que não é meu caso. Já os coil over são enormes, necessita mexer na estrutura do carro e bem mais caros.
    Como queria simplicidade com robustez, preferi o convencional.

    O curso (travel) não podia alterar muito, pois mantive o de 10" que é bem próximo aos atuais.

    Quanto à valvulagem, não tinha a mínima idéia de qual comprar. Tem várias opções: 150/50, 170/60, 180/75, 255/70, 275/78 e 360/80.

    Como nem sequer sabia por onde começar, mandei e-mails pra Bilstein lá nos EUA e para as principais lojas que vendem amortecedores off-road. Informei as características e dimensões do meu carro, o uso que faço dele, fotos e vídeos. Analisei as respostas (que por sinal foram quase unânimes) e seguindo as orientações de CJ, decidi pela compra dos amortecedores modelos AK7110S04, convencional sem reservatório externo, 10" de curso, e taxas de 700 de compressão e 2550 de expansão (não sei porque, mas nas especificações tiram o último "zero" das taxas de compressão e expansão, e informam apenas "255/70").

    Anexo 481414

    CJ também comprou amortecedores Bilstein com molas coil over (essas que vc se refere que ficam em volta do corpo do amortecedor). Pelo que entendi dele, saber ajustar essas molas é complicado. Não existe uma manual técnico preciso que informe exatamente como chegar aos valores corretos de ajustes das molas. Praticamente vai ser na base da tentativa e erro.

  • 03/11/2014, 13:10
    zeca_cj
    Citação:

    Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Bom Uxuio, de qualquer modo obrigado pela força, eu tentei entrar em contato com o pessoal doa amortecedores e eles tinham respostas prontas sem muita análise do que eu tentava apresentar em termos de performance ou curso de suspensão. Mas sua explicação lançou mais luz, valeu mesmo!!!

    Lauro,

    Pra ter as respostas certas você precisa fazer as perguntas certas.

    Pra isso, você precisa fornecer algumas dezenas de informações tecnicas sobre o projeto. Por exemplo, peso suspenso por eixo; peso não suspenso, altura, curso, posicionamento do amortecedor em relação ao link da suspensão dentre outros...

    Existem basicamente 3 formas de se fazer isso.

    1. Empiricamente. Tentativa e erro, o que custa caro e acumula tranqueira que não vai usar.
    2. Estudando, analisando o projeto e fazendo as devidas medições;
    3. Copiando outro projeto similar ao desejado, que tenha dado certo

    Boa sorte na empreitada... se fosse fácil, todo mundo rodaria de amortecedor chic! :brinde:
  • 03/11/2014, 15:23
    Walter da Camper
    Com a quantidade de informação que tem armazenada no forum, eu voto na opção 3.:curtir:

    Só precisa ter tempo e paciência para procurar. :computador:

    Citação:

    Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Lauro,

    Pra ter as respostas certas você precisa fazer as perguntas certas.

    Pra isso, você precisa fornecer algumas dezenas de informações tecnicas sobre o projeto. Por exemplo, peso suspenso por eixo; peso não suspenso, altura, curso, posicionamento do amortecedor em relação ao link da suspensão dentre outros...

    Existem basicamente 3 formas de se fazer isso.

    1. Empiricamente. Tentativa e erro, o que custa caro e acumula tranqueira que não vai usar.
    2. Estudando, analisando o projeto e fazendo as devidas medições;
    3. Copiando outro projeto similar ao desejado, que tenha dado certo

    Boa sorte na empreitada... se fosse fácil, todo mundo rodaria de amortecedor chic! :brinde:

  • 04/11/2014, 15:14
    jaime_sandim
    X2!!!


    Por isso to esperando o TAXI fica pronto

    mas ta difícil :bananadança::bananadança::bananadança:

    nada ser cria tudo se copia (pelo menos no meu caso)
  • 07/11/2014, 17:26
    Lauro Paiva
    Eu vi umas turbinas de MIG 29 em perfeito estado....
    Acho que daria para voar bem, mas tem que fazer umas adaptaçõezinhas..... kkkkkkk


    Citação:

    Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Sábado rolou a trilha Duboné, em comemoração ao aniversário de CJ.

    Trilha tranquila, poucas dificuldades e ao final um churrasquinho na beira rio. :brinde:

    Anexo 482275

    No pantanal o Galego aprendeu a mergulhar.

    Agora o Galego quer voar. Falta pouco!
    :mrgreen:

    Anexo 482274

  • 07/11/2014, 17:30
    CAVESO
    Só agora vi a campanha eleitoral aqui..rssss

    Mas como mineiro não voto no aético nem a pau, juvenal!

    Votei na porcaria da dilma em protesto (para não votar no cheirador)...rss
  • 07/11/2014, 17:38
    Lauro Paiva
    Zeca, valeu mesmo pela ajuda!!
    Eu to com o rancho 9000 e aquele compressor para ajustar os amortecedores, vou usar eles, e começar apesquisar, como o carro vai para o Donivel, quero pensar o máximo de alternativas para o porcão.

    Citação:

    Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Lauro,

    Pra ter as respostas certas você precisa fazer as perguntas certas.

    Pra isso, você precisa fornecer algumas dezenas de informações tecnicas sobre o projeto. Por exemplo, peso suspenso por eixo; peso não suspenso, altura, curso, posicionamento do amortecedor em relação ao link da suspensão dentre outros...

    Existem basicamente 3 formas de se fazer isso.

    1. Empiricamente. Tentativa e erro, o que custa caro e acumula tranqueira que não vai usar.
    2. Estudando, analisando o projeto e fazendo as devidas medições;
    3. Copiando outro projeto similar ao desejado, que tenha dado certo

    Boa sorte na empreitada... se fosse fácil, todo mundo rodaria de amortecedor chic! :brinde:

  • 18/11/2014, 03:22
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Linda essa foto.
    parabéns!!!

    Tbm gostei muito. :concordo:

    Já foi pro Avatar! :mrgreen:
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