Detalho do farol
Anexo 485151
Versão Imprimível
Detalho do farol
Anexo 485151
Gaveta da segunda bateria
Anexo 485152
O Chapitsa é criativo e detalhista. Olhem o que ele fez:
Anexo 485153
Sabem o que é isso? :pensativo:
:pensativo:
:pensativo:
:pensativo:
É um dreno na gaveta da segunda bateria pra permitir o escoamento de liquidos. :mrgreen:
Lanterna traseira totalmente embutida
Anexo 485154
Chapista fez uma gaveta pra lanterna ficar bem encaixada. :palmas:
Anexo 485155
Mais um capricho do chapista.
Anexo 485156
Sabem o que é?
É uma tampa removível (presa com parafuso e com um borracha de vedação no centro), pra impedir que a lama se acumule naquele espaço atrás das lanternas. :palmas:
Ele tb fez um rebaixo no assoalho da caçamba, pra que a tampa de acesso ao tanque deixasse de ficar saliente.
Anexo 485157
Tava pesquisando que lanterna lateral (pisca) comprar pro Galego.
As originais do Engesa quebram com facilidade, principalmente nas trilhas que tem galhos.
Pra evitar isso, queria uma que pudesse ficar toda embutida no paralama, como a do TR4 ou Golf.
Anexo 485159
Porém o corpo dessa lanterna é muito grande. Quando a lama e pedras batesse ali, quebraria com facilidade. E ainda teria que fazer um recorte no paralama na medida dessa lanterna.
Procurando um pouco mais, achei essa lanterna de led, flexível, e que é presa com fita dupla-face, dispensando cortar o paralama. Vende no ML. Pode prender no paralama ou no retrovisor, e serve em qualquer carro. :cool:
Anexo 485161
Como já comentei antes, em março farei uma expedição de 3 semanas pela Amazônia, e estou instalando uma segunda bateria no Galego.
Um jipeiro que irá nessa expedição, também instalará uma segunda bateria no Defender dele.
Inicialmente pensamos em instalar uma chave comutadora de duas baterias, como essa da Perko.
Anexo 485226
Como essa chave não analisa o estado de carga das baterias, resolvemos então comprar um módulo de gerenciamento de 2 baterias.
Inicialmente pensamos em comprar da marca Ironman 4x4, devido a reputação que essa marca tem no segmento offroad. Essa marca tem dois kits, sendo um de 140A e outro de 275A.
Anexo 485227
Porém, mesmo lendo o manual de utilização, contínuamos com algumas dúvidas sobre qual kit comprar, e principalmente quanto à instalação, gerenciamento, proteção contra umidade e poeira.
Mandei email pro distribuidor no Brasil com uma série de perguntas, e recebo como resposta pra comprar o 275A pois me atenderia bem. As demais dúvidas não foram respondidas. :parede:
Não satisfeito, enviei email pro fabricante na Austrália e pro distribuidor nos EUA. O australiano encaminhou pro mesmo distribuidor no Brasil :freaking:. O americano respondeu algumas perguntas, porém outras ele não sabia e iria consultar a fábrica. Até agora nada de resposta.
Enquanto isso, descobri uma marca suíça de uma gerenciador eletrônico, que é mais completo e robusto que o da Ironman. Trata-se da IBS. Mandei email com as mesmas perguntas, e em menos de 24h me responderam tudo detalhadamente! :palmas:
O criador é um expedicionário. Resolveu criar esse gerenciador após perder as duas baterias numa expedição no deserto australiano. Esse gerenciador analisa a carga e consumo individualmente de cada bateria e também do alternador, informa a voltagem das baterias e do sistema, alarma em caso de tensão alta e baixa.
Além disso, se a bateria principal cair pra menos 8,5V, automaticamente comuta a bateria auxiliar pra fornecer energia pro carro. Porém, se a bateria auxiliar cair pra menos de 8,5V, não deixa usar a carga da baterial principal.
Mesmo após ele ter respondido todas as perguntas, outras dúvidas surgiram. Nova troca de emails e em menos de 24h, respostas recebidas.
Como o pré-vendas da Ironman 4x4 não funcionou e o da IBS superou nossas expectativas, aliado a um sistema mais eficiente, decidimos pela compra do kit da IBS. Em breve estarão aqui e posto fotos!
Anexo 485229