Motor aberto pra inspeção e revisão.
A folga no pistão está grande... vai precisar de uma revisão :putz:
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Motor aberto pra inspeção e revisão.
A folga no pistão está grande... vai precisar de uma revisão :putz:
Vai de preto fosco epóxi bi componente.
To inclinado a pintar de PU mesmo.. Eletrostática é muito caro pra finalidade do carro.
Nos próximos dias o chassis sai do jato e enquanto isso estou pesquisando os Up's na cavalaria :twisted::twisted::twisted:
A parte de baixo do motor deve ser aberta hoje ou amanhã pra gente analisar os casquilhos e virabrequim.
Ontem estive na oficina e tirei algumas fotos dos cilindros. O pistão está batendo saia e as paredes dos cilindros estão com alguns riscos.
Até que ponto esses riscos são aceitáveis? Será que vai precisar de retifica?
https://www.youtube.com/watch?v=wjXf...ature=youtu.be
Deu ruim!
Acompanhei a desmontagem do outro cabeçote e do cárter agora pela tarde e o que encontramos não é nada bom :shock:
- Cilindro com vestígio de água. Provavelmente causado por um calço hidráulico por conta de junta queimada;
- Havia um tucho hidráulico solto no cárter, porém não havia tucho faltando no motor :pensativo:
- Cárter bastante avariado, com soldas e amassos. Além de muita papa de óleo, água, graxa e restos metálicos;
- Parede inferior do cilindro que havia vestígio de água com sinais de solda. Certamente com o calço a biela se chocou e rachou a parede.
- Vestígio de cola no cilindro danificado, dando sinal de que o motor não funcionou depois do "reparo"
- Pistões bastante arranhados, inclusive alguns faltando pedaço;
- Biela do cilindro molhado empenada, ou seja não foi trocada após o reparo
- Casquilhos com 0.50 e com desgaste irregular. sinal de que o virabrequim empenou com o calço.
Bom.. essas foram as constatações feitas hoje.
Amanha o bloco vai para uma retifica avaliar se é possível e se vale a pena o reparo. Enquanto isso estou em contato com o vendedor do motor, que demonstra estar solícito a negociar uma solução.
Nem tudo são flores... Assim que tiver mais informações, posto.
Putz, que situação ein? Fizeram uma meia sola nesse motor? Sempre ouvi dizer que esses motores vortec duram a vida toda e mais um pouco, mas como é de se esperar, como qualquer motor, não é imune a mal uso e manutenção inadequada. Espero que encontre uma solução para o problema.
Sempre acompanhando.
Abraço!
Video feito qnd abrimos o carter.
Curioso que não faltava tucho no motor. Provavelmente esqueceram o tucho qnd montaram.
https://www.youtube.com/watch?v=cEba...ature=youtu.be
Pqp!!!! força aí Zeca, torça pra que tudo se resolva da melhor forma.
[]'s
Zeca só vi o problema agora, um chute no s###.
O antigo dono/mecanico nao teve nenhum cuidado com o motor, no minimo isso ai é desleixo, examina tudo com cuidado para não investir e ter surpresas desagradaveis depois
Tem que pesar tudo para tomar a decisão mais sensata.
Outra coisa, ja puxou o n° desse motor no Detran?
Cabeça fria ai!
Veja as peças na Rockauto, costumam ser mais baratas até que no ebay e como encontra tudo lá vem em um frete só.
Espero que consiga resolver da melhor forma.
[],s
Pois é Osmir..
Um chute no meio do saco mesmo!
O motor chegou pra mim em Janeiro de 2013 e desde então estranhei a quantidade de parafusos quebrados no bloco, coletor de escape de um dos lados descasado com a furação do cabeçote; falta do suporte de alternador, polia do virabrequim remendada dentre outros detalhes.
Na época, pedi pro mecânico abrir pra inspecionar o estado geral, mas ele não fez. :parede:
O motor ficou fechado da forma que veio até eu terminar toda suspensão e suportes do trem de força. Só consegui abrir semana passada e descobrir a encrenca :cry:
Ontem o técnico da retifica esteve na oficina e olhou o motor. Ele não condenou, mas disse que vai dar trabalho visto as condições do bloco. O cilindro passaria pra 0.50 e o virabrequim pra 0.75 caso não estiver empenado.
*O bloco sofreu calço hidráulico, a biela bateu e rachou a parte inferior do cilindro. Encamisaram esse cilindro e soldaram a rachadura.
**Julgando pelo estado do cárter e o tucho esquecido nele, estou com medo da qualidade desse reparo.
Fiz uma cotação rápida na Rockauto, Summitracing e Ebay e soma das peças saiu em torno de $1500 + frete e impostos. Ou seja, eu gastaria uns 5mil pra colocar ele em ordem - fora o serviço de retifica e mão de obra.
Visto que pagamos aprox 6.000 no V6 da F75, esse custo de reparo fica inviável e incerto se ficaria bom.
Ontem conversando com Diogo, meu sócio na F75, e outro amigo, cheguei a conclusão que o melhor a fazer é devolver o motor e procurar outro.
O sonho virou pesadelo.
Espero que essa negociação seja tranquila e que as perdas sejam mínimas ou nula. Vamo q vamo...
Zeca, apesar de nunca ter deixado um comentário, acompanho o tópico do Táxi há muito tempo. Você está de parabéns pela dedicação.
Aproveitando o ensejo desses problemas que você relatou em seu motor, gostaria de saber sua opinião sobre um problema que tenho em meu jeep.
Tenho um CJ5 com motor opala 4cc, e câmbio clark 4 marchas. No ano passado, a polia do virabrequim foi danificada e tive de abrir o motor para trocá-la. Nessa ocasião, aproveitamos para fazer a manutenção básica de troca de anéis, troca de tuchos, trabalho no virabrequim e etc.
Ocorre que o "maravilhoso" mecânico que fez o serviço para mim, não tirou as medidas do pistão, e agora eles estão batendo saia.
Fiz um levantamento rápido em uma retífica aqui em minha cidade (Bauru-SP), e o valor aproximado para a retífica completa do meu motor poderia chegar a 5 mil.
Sempre fui fã do Vortec 4.3L, e ainda tenho planos de colocá-lo no CJ5.
Tendo em vista a sua experiência com esse motor (na gaiola das loucas e no táxi), e considerando o valor que poderei gastar para a retífica do meu 151, você acredita ser mais interessante já partir para o Vortec, ou retificar o que já tenho e evitar novas adaptações (suporte no cofre, radiador, instalação de injeção programada, alteração nas barras de direção e etc)?
Zeca, que azar com esse motor, mas é assim mesmo.
VQV que quero pegar a bandeira 2 nesse Taxi aí!!! :D