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  • #313
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    ah sim, antes que eu me esqueça, uma dica do video do tonella:
    pra fazer o acabamento da massa nas curvas (por exemplo o canto do paralama), a sola de um chinelo velho serve muito bem como taco flexível, fica bem redondinho, se tentar fazer com o taco rígido vai ficar uma curva cheia de degraus, provavelmente vai aparecer depois da pintura
    Willys Overland 1953
    "Quando vou de Jeep, acabo pegando o caminho mais longo..."
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=78743

  • #314
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    Aproveitei o tempo livre aqui em Porto pra recuperar o "stencil" (será que tem uma tradução coerente?) que vai pintado na tampa traseira. Foi usado apartir do CJ2, em 1947, até o CJ3b, depois disso mudou o desenho. Achei ele no CJ3b Page, mas por uma falha no escaneamento eu acho, saiu com uma faixa em branco no meio, com um pouco de paciência consegui recuperar, e não é que ficou bom Vou postar aqui, se alguem quiser que eu envie por email o jpg no tamanho original é so falar
    Depois da pintura feita e polida, imprimo esse jpg no tamanho certo (que ainda não sei), recorto onde tem que recortar e pinto em branco o 4 wheel drive na tampa do Jeep, vai ficar legal
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma total do CJ3b-stencil-tampa-traseira-antes.jpg   Reforma total do CJ3b-stencil-tampa-traseira.jpg  
    Willys Overland 1953
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  • #315
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    veja se te ajuda...

    está na cj3b Page

    []´s
    Reforma total do CJ3b Arquivos Anexos

  • #316
    Usuário Avatar de ZEQUINHA8100
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    Henrique boa noite, as incrinções da tampa traseira tem para vender no mercado livre é so digitar Adesivo Tampa Traseira do jeep, para o seu jeep sai no valor de 26,00 reais que é um so adesivo 4 wheel Drive, ele tem em adesivo ou em mascara, para vc pintar, comprei para o meu cj5, produto de 1º qualidade fica ai dica, abraços

  • #317
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    vlw fabiano! Trabalhei a toa no projeto do stencil não importa, vou guardar como curiosidades
    Dae Zequinha, valeu a dica ai! Acabei de dar uma olhada lá no mercado livre, bem interessante os adesivos, mas acho que vou imprimir e fazer o mascaramento mesmo, que daí não preciso comprar pela internet e tal
    Abraço
    Willys Overland 1953
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  • #318
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Dr. da Funilaria,

    Fiquei com algumas duvidas:

    - o wash prime ou o preto fosco vinilico não deve ser aplicado somente sobre a chapa nua? Não é essa sua finalidade?

    - Cromato de zinco?? O que é isso, pra serve, vc aplicou sobre a massa ou sobre o primer?

    - E por fim, eu não estou cobrindo toda a superficie com o massa de poliester, aplico somente onde sinto ondulações ao tato, será que vai ficar bom?

    []'s

  • #319
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Dr. da Funilaria,

    Fiquei com algumas duvidas:

    - o wash prime ou o preto fosco vinilico não deve ser aplicado somente sobre a chapa nua? Não é essa sua finalidade?

    - Cromato de zinco?? O que é isso, pra serve, vc aplicou sobre a massa ou sobre o primer?

    - E por fim, eu não estou cobrindo toda a superficie com o massa de poliester, aplico somente onde sinto ondulações ao tato, será que vai ficar bom?

    []'s
    Bom... não sou expecialista, o que sei foi por conversa com gente que já fez esse tipo de serviço, leitura de fóruns ou quebrando a cara mesmo mas vou tentar responder suas perguntas, siga as respostas por sua conta e risco husauhsauhsuha, espero esclarecer mais coisas que confundir...

    1- A idéia inicial era realmente essa, wash primer apenas sobre a chapa, seguida pelo cromato de zinco (é um primer anti corrosivo, é dispensável se for passado fundo PU depois, mas ouvi falar muito bem da proteção anticorrosiva que ele dá, então decidi aplicar também). Depois dessas 2 camadas vinha a massa poliester. Por fim a cor (bem no inicio a idéia era esmalte sintético e verniz ou então duco, depois, com a ajuda dos amigos, decidi passar fundo PU e depois tinta PU). O que eu não tinha previsto (e é até óbvio demais ) é que enquanto eu lixava a massa pra deixar liso eu ia tirar junto as 2 camadas, de cromato de zinco e de wash primer de alguns lugares. Por descargo de consciência resolvi passar o wash primer novamente nesses lugares onde a chapa ficou novamente desprotegida (um pouco da massa que estava ao redor desses lugares recebeu wash primer por cima (acredito não ter problema nenhum), mas o foco era a área exposta apenas). Quanto ao cromato de zinco, pintei tudo (por isso que tá tudo verde), inclusive a massa, para dar da proteção nas áreas que tinham sido espostas e para deixar possíveis imperfeições na massa poliéster (furinhos e tal) mais visíveis.
    Resumindo, o wash primer realmente só deveria ser aplicado sobre a chapa nua, servindo para promover aderência e para dar proteção contra a corrosão ao metal. Vou postar uma foto da lateral do Jeep, depois de reaplicar o wash primer e antes de passar o cromato de zinco, onde dá pra ver regiões verde bem escuro (lata exposta), massa poliéster amarelada (ao redor da lata exposta, recebeu wash primer de forma não intencional) e massa poliester branca (que não recebeu wash primer)

    2- Cromato de zinco, no caso verde (tem também o vermelho e o amarelo se não to enganado) é um tipo de fundo, não catalisado, aplicado sobre o wash primer. Serve pra dar proteção contra corrosão. Fica um verde fosco, dá pra ver como fica na foto dos paralamas que postei uns posts atrás.

    3- Você tá falando da Mula mecânica, né? Acho que, como não foi feito jato de areia, caso haja alguma imperfeição na chapa, ela ainda está corrigida. Como mandei a carroceria do meu pro jato de areia, ela ficou toda na lata, deixando a vista, além das ondulações habituais, qualquer batidinha, amassado, marca, arranhão... que pode ter acontecido nesses quase 60 anos de existência, por isso tô cobrindo tudo de massa e depois tirando tudo que dá, fica uma camada por quase toda lateral, mas é bem fina na grande maioria (ainda bem ), se não tentaria fazer assim como você tá fazendo também.
    Se não se nota nada nada de desnível com a mão, nem marquinha nem nada, então acho que dá pra ficar tranquilo. Até agora só apareceu um defeito depois da pintura que eu não tinha sentido na mão. Foi na curva lateral do capô, eu devo ter lixado pouco com o chinelo (pra dar o acabamento), pelo tato parecia estar bem redondinho, sem degraus, mas depois de aplicar o cromato de zinco deu pra ver o defeito, nada preocupante, so lixar mais um pouco com o chinelo que deve resolver.

    Novamente, se falei bobagem, me corrijam por gentileza
    Boa sorte na empreitada
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma total do CJ3b-dsc01410.jpg  
    Willys Overland 1953
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  • #320
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Blz,

    Bobagem ou não concordo com tudo.

    No meu caso em alguns pontos que lixei por cima da tinta mesmo cheguei na lata, até pensei em passar o wash prime, mesmo que com pincel, mas desencanei e passei o primer PU por tudo.

    Todas as peças que comprei da Iron Parts estavam pintadas com o Cromato de Zinco Vermelho.

    []'s

  • #321
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    Henrique,

    Tem um motor de partida 6 volts anunciado no Rolo4x4....salgado, mas 6 volts.

    peas Jeep 42 | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios

    []'s

  • #322
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Henrique,

    Tem um motor de partida 6 volts anunciado no Rolo4x4....salgado, mas 6 volts.

    peas Jeep 42 | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios

    []'s
    Bah valeu pela dica Rodrigo, vou dar uma olhada, mas parece que não serve no cj3b. É o modelo do motor de arranque que a ponta do eixo do bendix gira dentro de uma bucha que fica na capa seca. Os modelos mais antigos eram assim, no cj3b a capa seca já é sem bucha e a ancoragem do eixo do bendix fica no próprio motor de arranque, como nos arranques modernos. Fiquei sabendo dessa diferença no mesmo dia que encontrei o dínamo. O cara tinha um motor de arranque desses lá pra vender, mas não levei por causa da questão da bucha.
    To pensando em fazer o seguinte. Nos Eua eles vendem o motor de arranque recondicionado na base de troca. Tenho o motor de arranque original do 2º motor que comprei, 1958, foi completamente recondicionado, de repente aceitem pelo arranque do cj3b, porque também é bem antigo, quem sabe...
    Mas valeu mesmo pela dica Vou continuar procurando
    Willys Overland 1953
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  • #323
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    Sobre o cromato de zinco

    Fiquei mais uma semana no sítio e terça to voltando pra lá
    Finalmente, a funilaria tá pronta Talvez eu tenha que fazer algumas correções ainda mas serão coisas pequenas.
    Bom, 3ª feira no final da tarde terminei de lixar e nivelar tudo e então cobri tudo com wash primer e, depois de seco, com cromato de zinco. Enquanto aplicava o cromato de zinco, me dei conta do seguinte: o fundo PU, por ser catalizado, forma uma camada muito mais densa e impermeável que uma tinta sintética. O cromato de zinco é monocomponente e seca por evaporação, mesmo depois de sua secagem (24h) a evaporação continua durante algumas semanas (para aplicação de cera, por exemplo, é recomendado esperar 60 dias depois da pintura para evaporação total dos thinners). Aí comecei a ficar preocupado. Liguei pro disque Lazzuril e expliquei a situação e minha preocupação (só consegui falar com eles 6ª feira, não tem telefone fixo no sítio), fui muito bem atendido, mas me falaram que poderia dar problemas no brilho da tinta PU por causa da futura evaporação do redutor 410 do cromato de zinco.
    Então resolvi deixar a carroceria e todas as outras peças pronta para aplicação do fundo PU (tá tudo lixado na 400) e adiar a pintura. Agora vou terminar a bancada pra desmontar e montar o motor e depois tirar o motor do Jeep, corrigir o problema da 3ª marcha escapando e arrumar um vazamento chato no setor da direção. Depois retífica no velho Hurricane 4 e montagem de tudo. Depois disso tudo, que teria que ser feito cedo ou tarde, finalizo a pintura de tudo e a carroceria é montada no chassi novinha e brilhante O único problema é conter a vontade de ver o verdão escuro aplicado na lata do Jeep, acho que vai ficar muito legal e a curiosidade tá grande
    Mas o serviço continuou, sábado, já conformado com o adiamento da pintura, comecei o "projeto de verão", a bancada de montagem e desmontagem de motor. Sábado de manhã eu e meu pai compramos a matéria prima que faltava e de tarde comecei pontear as partes no lugar. Domingo continuei o serviço. Já que a maioria das soldas dessa bancada são críticas e, se quebrar, o motor cai nos meus pés sem aviso prévio, vou pedir pra um amigo finalizar a solda, ele trabalha com isso e a solda vai ficar perfeita, não quero arriscar.
    Pena que não tirei fotos do que já tá feito, mas quando voltar pra lá resolvo isso
    Abraço
    Willys Overland 1953
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  • #324
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    Voltei

    Voltei hoje de tarde do sítio, deu pra dar uma boa agilizada no serviço .
    A primeiro coisa que fiz foi arrumar a oficina, tava bagunçada e suja, como mudei os planos novamente () era importante que tudo estivesse limpo.
    Decidi finalizar a pintura dos estribos, da lanterna traseira, da grade dianteira e dos arcos da capota em suas respectivas cores. Isso servirá como uma espécie de teste, se não der problema na pintura dessas peças nos próximos meses, finalizo a pintura do resto sem remover todo o cromato de zinco, senão...
    Bom, passei o fundo PU, lixei na 400 até ficar lisinho e então apliquei a tinta PU. Que diferença se comparada ao esmalte sintético ou ao duco, fica parelho, super brilhante (o suficiente para se ver no reflexo, imagina depois de polir ). Sem falar que, além de cobrir a peça mais rápido, achei muito mais difícil de escorrer, quase impossível se quem estiver pintando já tiver usado outro tipo de tinta, isso tudo secando muito rápido (24h é a secagem final) e tendo uma durabilidade muito grande (unica coisa que ainda não deu tempo de confirmar ).
    Quanto as cores, os estribos, os arcos da capota e o suporte da lanterna traseira foram pintados de preto cadillac PU, como disse antes, ficou um espelho, vai dar pena de pisar nos estribos. A grade eu pintei com o verde preparado com base no suporte do sealed beam, ficou um verdão bem escuro um pouco puxado pro azul, muito legal e bem parecido com a peça original
    Depois de passados 2 dias secando, abusei da pintura, deixei embaixo do sol de verãoa a partir do início do dia, um calorão. No meio da tarde mais ou menos, as peças fervendo (deu até pena de fazer isso) joguei um balde de água em cima, pra dar um choque térmico, se for pra dar bolha, lascar, perder brilho ou qualquer outra coisa, que aconteça agora...
    Por enquanto tá lá, firme e forte, ou melhor bonita e brilhante, talvez eu faça isso mais algumas vezes, se não der problema nenhum até eu terminar o motor, vou passar a tratar bem da pintura e finalizar o resto das peças, talvez até retocar essas que já pintei, mas acho que não vai ser necessário.
    No resto do tempo, tirei o motor de cima do chassi e botei os 2 motores que tenho em cima da carretinha do Jeep, ficou rebaixada Também desmontei a caixa de direção, tava vazando muito óleo, por cima e por baixo, por isso fiz algumas modificações. Resumindo, alonguei o caninho interno por onde passa o fio da buzina e instalei um retentor entre a barra de direção e o setor, além de vedar as emendas com cola (Elastil, vira tipo uma borracha bem elástica depois de seca, muito boa mesmo). Na montagem dei uma pequena pré-carga nos rolamentos axiais do caracol (girando o eixo enquanto aperta os parafusos e tal), não sei se é recomendável fazer isso, mas vai diminuir as folgas do eixo e os impactos nos rolamentos. Só falta parafusar ela no chassi e montar o canote em cima, que recebeu uma nova camada de preto semi-brilho.
    Por fim, passei massa plástica e refiz a pintura dos parachoques do chassi, deu outra cara pro Jeep, ficou muito melhor mesmo
    Durante tudo isso, mais ou menos como um projeto paralelo, continuei a bancada do motor. Finalmente está pronta. As soldas poderiam ter ficado melhores. Mesmo assim, acredito que não vá quebrar, ficou muito reforçado. Prático também, porque em um dos lados tem 2 rodinhas, essas estão sempre apoiadas no chão. Do outro lado, enquanto se está trabalhando no motor, a bancada fica competamente apoiada no chão, dando estabilidade, quando se deseja mover a bancada, com motor pendurado ou não, basta apertar um parafuso que uma 3ª roda (que fiz aproveitando as rodinhas que julgo serem de um cortador de grama velho, eu só achei o eixo) abaixa e a bancada se levanta, essa terceira roda pode virar e guiar a bancada. A flange onde o motor vai parafusado pode girar e travar na posição por um parafuso que está no topo do cilindro. Dei uma demão de tinta sobre ela, sobrou bastante tinta no caneco quando eu pintei os parachoques e não quis jogar fora. Como não limpei a superfície antes, a pintura ficou só pra camuflar a ferrugem Futuramente mando fazer um jato de areia, dai vai ficar tri
    fotos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma total do CJ3b-dsc00263.jpg   Reforma total do CJ3b-dsc00266.jpg   Reforma total do CJ3b-dsc00275.jpg   Reforma total do CJ3b-dsc00276.jpg   Reforma total do CJ3b-dsc00280.jpg  
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