Motor pintado, eu comecei a limpeza de todas as peças, com diesel mesmo, um pincel e ar comprimido. No bloco eu tirei todos os tampões das galerias de óleo e limpei por dentro com um pedaço de pano amarrado num arame, tinha muita sujeira, mais do que eu esperava.
Consegui limpar tudo mas quando eu tava terminando de limpar o bloco, que ainda tinha um pouco de borra, percebi um problema, fico louco como os caras da retífica deixaram isso passar. As buchas do comando de válvulas foram mantidas, só a 1ª foi trocada (a que fica mais perto da engrenagem) e o novo comando foi rebaixado pra servir nelas. Mas é o seguinte, o comando original, que tava nesse motor, tinha um sulco nos 2 mancais centrais pra melhorar a distribuição do óleo. Aí, por causa disso, nessas 2 buchas do comando, conforme foram desgastando, foi formando um degrau. Esse degrau faz com que o comando que foi posto agora, sem o sulco, fique justo, apoiado no degrau, mas não vai dar pressão de óleo porque o óleo vai sair quase que livremente pelas laterais dele.
O pior é que eu ainda perguntei se essas buchas que não iam ser trocadas tavam boas mesmo e me falaram que sim

Aí vão as fotos:

Essas são do problema, a última foto é a da bucha do último mancal, nessa não tem o degrau porque o comando original não tinha o sulco, mas dá pra garantir que não tá mais cilindrica (se o comando gastou nas outras buchas, então ele trabalhou deslocado para baixo, logo desgastou essa bucha igualmente...).