Está muito bom... :palmas: Mas esse teu filtro de ar a oleo é do go devil (continental) cj2, cj3a. Eu tinha filtro a oleo no meu jeep, mas acabei trocando por um a ar...
Air Cleaner Servicing on The Jeep CJ3B Page
Versão Imprimível
Está muito bom... :palmas: Mas esse teu filtro de ar a oleo é do go devil (continental) cj2, cj3a. Eu tinha filtro a oleo no meu jeep, mas acabei trocando por um a ar...
Air Cleaner Servicing on The Jeep CJ3B Page
problemas...
Motor pintado, eu comecei a limpeza de todas as peças, com diesel mesmo, um pincel e ar comprimido. No bloco eu tirei todos os tampões das galerias de óleo e limpei por dentro com um pedaço de pano amarrado num arame, tinha muita sujeira, mais do que eu esperava.
Consegui limpar tudo mas quando eu tava terminando de limpar o bloco, que ainda tinha um pouco de borra, percebi um problema, fico louco como os caras da retífica deixaram isso passar. As buchas do comando de válvulas foram mantidas, só a 1ª foi trocada (a que fica mais perto da engrenagem) e o novo comando foi rebaixado pra servir nelas. Mas é o seguinte, o comando original, que tava nesse motor, tinha um sulco nos 2 mancais centrais pra melhorar a distribuição do óleo. Aí, por causa disso, nessas 2 buchas do comando, conforme foram desgastando, foi formando um degrau. Esse degrau faz com que o comando que foi posto agora, sem o sulco, fique justo, apoiado no degrau, mas não vai dar pressão de óleo porque o óleo vai sair quase que livremente pelas laterais dele.
O pior é que eu ainda perguntei se essas buchas que não iam ser trocadas tavam boas mesmo e me falaram que sim :parede:, é um absurdo :banido: não precisava nem de micrometro pra checar o desgaste dessas buchas, na verdade nem passar o dedo era preciso, porque o degrau é tão grande (coisa de 1 ou 2 décimos no mínimo) que dá pra ver até por foto, conforme posto aqui :roll: Me entregaram o motor com o comando no lugar, dizendo que tava bom... já vi que não dá pra confiar, encomendei plastigage e vou conferir cada folga do virabrequim antes da montagem, e vou levar o motor de volta pra consertarem isso ai, espero que a pintura não vá pro saco, porque a limpeza do bloco já foi :parede:
Aí vão as fotos:
Anexo 355375Anexo 355376Anexo 355377Anexo 355378Anexo 355379Anexo 355380Anexo 355381
Essas são do problema, a última foto é a da bucha do último mancal, nessa não tem o degrau porque o comando original não tinha o sulco, mas dá pra garantir que não tá mais cilindrica (se o comando gastou nas outras buchas, então ele trabalhou deslocado para baixo, logo desgastou essa bucha igualmente...).
Anexo 355382Anexo 355383Anexo 355384
Ok, boas notícias, chegaram os bancos do Jeep :dance: Muito bons e detalhados :concordo:, mas, como praticamente tudo que comprei pro Jeep, vão precisar de alguns ajustes pra servir perfeitamente, coisa pouca, felizmente.
Outra coisa, ainda bem que comprei o plastigage, medi todas as folgas do virabrequim e percebi que a biela 2 está muito folgada, com 0.003" de folga. Não é muito fora do especificado (0.0025" máx), mas ou tá certo ou tá errado, então melhor corrigirem.
As outras folgas, felizmente, estavam dentro da tolerância, inclusive as dos aneis.
Depois de feitas essas medidas, levei o motor de volta pra retífica, acho que nunca uma ecosport andou tanto com um Hurricane 4 no porta-malas :parede: Vão corrigir a folga da biela e as buchas do comando, semana que vem deve tá pronto.
Pra agilizar a montagem do motor, comecei a fazer o assentamento de válvulas. Foi bastante trabalhoso, mas as válvulas do cabeçote ficaram bem vedadas, testadas com gasolina na camara de combustão durante mais de 10 min.
Anexo 356780Anexo 356781Anexo 356784Anexo 356785Anexo 356787Anexo 356789
Era isso, vamos ver se agora dá tudo certo...
Henrique, o que você passou para remover a tinta do radiador?
Abraços,
Thiago
Primeiro limpei com o lava-jato, tomando muito cuidado pra não pegar o jato na colmeia e, depois de seco, eu passei removedor pastoso, depois escovei com uma escova na furadeira. Hoje eu já acho que passaria uma lixa fina depois do removedor, a escova parecia riscar bastante o latão... É um trabalho chato, mas fica bem legal depois de feito :concordo:Anexo 356924Anexo 356925
Abraço
Boa Noite,
Henrique, também sou proprietário de um CJ 3B 1954, estou acompanhando sua reforma, parabéns pelo trabalho, sucesso, e continue postando seus avanços com o jeep.
Olá HenriqueRS.
Teu jipe tá chique no último!
Vai daí que vamo daqui acompanhando essa belezura de trabalho.
Parabéns !!!
Por aqui também tô juntando umas "rúpias" pra daqui um tempo começar o que vc tá terminando.
As vezes me pergunto se restauração de jipe termina !!!
Mas as vezes acho que a graça de ser dono de jeep taí mesmo...
abs;
xibiu!!!
Pow, valeu mesmo,
Mas isso é verdade, reforma de jipe nunca termina mesmo, sempre vai ter alguma coisinha, por menor que seja, pra fazer, e concordo contigo, taí a graça, sem sacrifícios não há glória, não é? hahahaha
Pow, tá tri o Jeep em? Legal os pneuzões.
Abraço
Busquei o motor na retífica no sábado, fecharam um pouco mais a biela nº2 (agora ficou com 0.0015" :concordo:) e trocaram a 2ª e a 3ª bucha do comado. Fizeram a 3ª de bronze e a 2ª foi preenchida com metal patente. O cara falou que conferiu a 4ª e ela tava boa, então não trocou :rolleyes:. Tomara que, dessa vez :parede:, ele esteja certo...
Bom, levei o motor pra casa e limpei ele de novo, inluindo as galerias de óleo, domingo comecei a montagem (finalmente :dance:)
To fazendo com calma, limpando cada peça e passando muito óleo antes de instalar, agora o motor tá com os tuchos e comando de válvulas no lugar, e comecei a fazer o assentamento nas válvulas de escape.
Essa é disparado a fase mais legal de toda a reforma, só imagino o motor roncando depois de montado, ai sim :dance:
Anexo 358039Anexo 358048Anexo 358044Anexo 358047Anexo 358046
Anexo 358045Anexo 358043Anexo 358042Anexo 358041Anexo 358040
Anexo 358049
Pois é :palmas: toda segunda feira, pra mim, é obrigatório passar por aqui, trabalho de primeira :concordo: quem dera eu tivesse esse capricho e paciência, vai ficar excelente esse negócio aí, placa preta com certeza, parabéns Henrique...
[]´s admiradores