Se me permite, ficou esquisita essa trava que tu fez...
Porque não usou a cinta original que prende o tanque e fez uma trava mais parecida com a original?
Segue arquivo de referencia.
[]´s
Versão Imprimível
Simples: não tenho as medidas da cinta original e o tanque não tem essa alça na parte de trás (tem um outro negócio que, além de não servir de gancho ainda tá desalinhado), logo tive que improvisar.
Claro que o original seria melhor, mas fixando bem e não sendo gambiarra, tá ótimo.
Fabiano, na página anterior tem foto da cinta de fixação que o Henrique já fez...
Foi o que falei, tem uma chapinha soldada que "além de não servir de gancho ainda tá desalinhada", quis dizer que tá pro lado do furo que tem a porca, o gancho ficaria muito inclinado, isso se desse pra prender... Eu poderia colocar o tanque mais pro centro da carroceria, mas daí o bocal não centralizaria no furo da lateral.
Quanto a parte da frente, o tuna já respondeu :concordo:
depois de 1 semana sem postar nada, novidades:
tive uma folga na universidade e aproveitei, além do final de semana passado, fiquei por lá 3 dias durante a semana e o último final de semana também. Continuei trabalhando nos detalhes. Fixei a carroceria no chassi definitivamente, pintei de branco o willys da grade e os 2 que tem nas laterais do capô, instalei as alças da capota de lona, fiz os ganchos e a corrente da tampa traseira do Jeep e reconstrui (espero que dessa vez definitivamente) a bomba de gasolina/vácuo
Mas a melhor notícia é a seguinte, o virabrequim já voltou de SP e acho que o motor fica logo pronto :cool: Aí é pintura, limpeza e montagem.
Aí vão fotos
Anexo 350008
Anexo 350010
Anexo 350009
esses são os ganchos que fiz em inox, coloquei um pedaço de mangueira transparente por cima pra não arrancar a tinta, ainda não fechei o elo que prende na carroceria porque falta fazer a capa que vai por cima das correntes
Anexo 350019
Anexo 350015
Quanto aos coxins da carroceria, pra não ficar rangendo (pelo menos nos primeiros meses :parede:) recobri os parafusos com uma camada fina de borracha, vai impedir o contato direto metal-metal. Além disso, o comprimento do corpo do parafuso é tal que a porca trava nele antes de esmagar os coxins de borracha, dá um pequeno aperto, mas só isso. Também botei coxins entre carroceria e cabeça do parafuso e entre a porca e o chassi.
Anexo 350014
Anexo 350011
Essa foi a solução que consegui pro diafragma da gasolina. É o reparo de uma bomba de gasolina de Jeep, não sei de que ano. A única coisa que não é igual é o comprimento da haste. Tive que cortar a ponta fora e soldar uma parte nova, dessa vez com o comprimento certo
Anexo 350021
Anexo 350020
Essa foto é da haste soldada, depois eu esmerilhei e alisei a solda, mas esqueci de tirar foto
Anexo 350023
Anexo 350022
A borracha que usei pro diafragma do vácuo começou a rasgar, não sei se foi por causa do óleo ou se foi por causa do deslocamento grande que tem esse pistão, aí resolvi fazer algo diferente. Comprei um pedaço de couro bem grosso e fui martelando o centro dele até ele aumentar de tamanho e ficar concavo, pra poder ter deslocamento e não travar a bomba, espero que não dê problema
Anexo 350026
Anexo 350068
Anexo 350027
Também decidi refazer a alavanca que aciona o diafragma, agora tem um formato mais simples e está mais forte
Anexo 350025
Anexo 350024
era isso
Vou postando as novidades...
o trabalho segue...
continuei trabalhando nos detalhes. Enxertei um tubo de aço novo naquela tampinha da válvula termostática, que tava com essa parte podre, comecei a lavagem do filtro de ar e ele continua lá mergulhado (só não comecei antes porque levei um tempo pra aceitar o preço do litro de querosene :parede:), também soldei uma barrinha de ferro no suporte do dinamo do motor que comprei (os 2 suportes que eu tenho tão cortados pra suportar o alternador, que é menor, mas o suporte do dinamo do motor que comprei tava cortado num lugar muito mais fácil de emendar), tirei as medidas do chicote elétrico (ainda falta ver quais e qual tamanho de cada fio, mas já é um início), fiz um suporte pra buzina, desmontei a buzina pra pintura (sei que ela não é a original, mas enquanto rodo com 12V vai essa mesmo, vai levar muito tempo até conseguir todas as peças que preciso, além disso o som dela é bem legal e parece muito com o som da buzina original, que ouvi no CJ3b page, (to falando, tem de tudo lá :?)).
Também resolvi um problema da vareta de óleo. A que tava no meu Jeep tinha a vareta original (com vários tracinhos) mas a tampa era de outra coisa, soldada na vareta original. No motor que comprei tinha a tampa original, aquela com 2 orelhinhas e tal e sem nenhuma solda por cima, mas a vareta era diferente, dos modelos mais novos. Das 2 peças fiz uma boa...
Agora to esperando o motor ficar pronto na retífica, depois é montagem
Finalmente, depois de alguns contra-tempos, a retífica terminou o trabalho no motor :dance:
O resultado final ficou o seguinte:
Foi usado o virabrequim do motor original, que foi mandado pra SP pra ser recondicionado (agora tá std de novo :concordo:). Pedi pra fazerem um sem-fim onde fica a gaxeta pra ajudar a segurar o óleo dentro do carter :concordo:
O bloco foi encamisado, as guias de válvula foram trocadas e o motor vai ganhar válvulas e pistões (std) novos.
Vai ser usado o comando de válvulas do motor que comprei, que tava com os cames em melhor estado. A bronzina do comando foi trocada (foi instalada a de um Cummins, que serviu bem) e os outros 3 mancais do comando já estavam embuchados (originalmente não vai bucha ali, mas, por causa de desgaste, já tinham instalado na retífica anterior, assim só rebaixaram o novo comando pra servir bem nelas).
Na montagem vou usar a flauta, balancins e as engrenagens do comando do motor comprado e jogo de bielas do motor original. Quanto aos tuchos vou ver quais estão em melhor estado.
Nesses últimos dias fiz a pintura de todas essas peças. Tirei o filtro de ar do banho de querosene, tirei a tinta velha com removedor e, ao contrário do que eu falei que faria, limpei ele com o lava-jato, por dentro e por fora. Pra evitar a ferrugem tirei toda água que consegui com o ar comprimido e depois borrifei 2 latinhas de desengripante dentro do elemento, espalhando o óleo fino com ar comprimido. Por fim, fechei as saidas de ar do filtro e virei ele de cabeça pra baixo. Derramei meio litro de óleo 20W50 dentro e fiquei virando o filtro até ficar tudo cheio de óleo, acho que não vou ter problemas.
Com massa plástica, corrigi alguns amassados que ele tinha. Depois busquei o motor na retífica, escovei e limpei ele com sol. desoleante. Levei algumas peças pro jato de areia (tampas do motor, alguns suportes, o tubo do óleo...) e lixei outras que já tinham sido pintadas antes (radiador, que agora tá consertado, polia do motor e bomba de água) . Pintei tudo que tava no metal com fundo fosfatizante, depois passei fundo PU em todas as peças e por fim o preto PU, pra reduzir o brilho usei fosqueante (cheguei a misturar 40%). O próximo passo é a montagem :dance:
Aí vão as fotos, fico devendo as da pintura final, já era tarde e saí às pressas de lá.
Anexo 352998Anexo 352996Anexo 353003Anexo 353002Anexo 353004Anexo 353005Anexo 353011Anexo 353013Anexo 353009Anexo 353012
Essa foto aqui é do coletor de escape, dessa vez foi pro jato de areia e depois pintei com tinta para alta temperatura, usei quase o frasco inteiro dessa vez, na 1ª vez que fiz esse serviço limpei essa peça no escovão e apliquei só 1 demão, depois de um tempo começou a aparecer uns pontos de ferrugem. Acho que agora não vou ter esse problema :concordo:
Anexo 353006
Rapaz,
Que motor limpo....muito legal!!
[]'s
Pois é cara, quando fiz esse serviço da outra vez eu usei uma escova na furadeira, dessa vez eu usei aquelas escovas que vão parafusadas na esmerilhadeira, que diferença... Além de não precisar usar o removedor eu ainda terminei o serviço em muito menos tempo :concordo: a única parte ruim é a vibração, que obriga algumas pausas durante o serviço :?
Abraço, aguardando novidades da F :palmas:
Voltei. Nenhuma novidade importante, preparei a oficina pra montagem do motor. Além de bagunçada tinha muita sujeira. Foi praticamente o final de semana inteiro limpando tudo.
Domingo de tarde eu repintei a tampa de válvulas do motor. Tinha dado problema na pintura dela, ficou cheia de pontinhos. Primeiro achei que fosse poeira, lixei até sumir tudo e limpei. Quando fui repintar eu percebi que o problema era, na verdade, a tinta. O fosqueante, por algum motivo, deixou a tinta cheia de bolinhas bem pequenas. Tive que coar a tinta num pano limpo, daí ficou bom. Achei muito estranho, tinta boa, todos produtos da mesma marca (sherwin williams) e pra função a qual foram destinados, muito cuidado na limpeza e tal, mas mesmo assim precisei filtrar a tinta, pelo menos depois disso deu certo...
Por enquanto é isso, fico devendo fotos de novo :parede: