Pô, valeu mesmo Tuna, as vezes acho que escrevo demais, mas, se é assim, vou continuar contando todos os detalhes :concordo: E vou te dizer que eu também gosto bastante de fazer os posts, o 4x4brasil é uma baita ferramenta :lol:
Abraço
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Hushahsauhshu, valeu :concordo:
Bah, mas sabe que tudo que eu sabia de motores antes de começar a empreitada eu aprendi lendo, vendo vídeos ou conversando sobre o assunto. Por isso eu tava um pouco preocupado em fazer a montagem sozinho.
Mas depois de perceber que eu tava tendo condições de apontar diversos problemas no serviço de uma antiga retificadora e que se eu deixasse eles mesmo montarem o motor todos esses defeitos ficariam escondidos dentro dele diminuindo consideravelmente a vida útil do motor, então eu fiquei tranquilo, e não deixaria montarem o motor por mim nem que fosse de graça :discordo: E mais, além de, na minha opinião, ser a etapa mais legal, to aprendendo demais :-?:dance:
Abraço
:palmas: Agora tenho que contar uma histórinha... qdo. comprei meu primeiro jeep em 1991 (um cj3-b 1952, isso mesmo 1952!), o motor hurricane dele durou exatamente um mês, aí o meca fez a lista de peças, bronzina, anéis, pistões, velas, comprei o que tinha e o que eu achei na época, mas pra só pra ter uma idéia da minha "guinoranssa", as velas eu levei de parafina, achei que era uma brincadeira do meca, pra fazer oração, macumba, benzimento, sei lá em volta da tranca...
Isso aí, vc. entendeu certo! eu não sabia o que era uma vela!!!!!
Costumo dizer que jeep vem com graduação, pós e phd em mecânica no porta luva, :mrgreen:
Graças a ele aprendi um pouco, o que já me possibilita montar o meu próprio :twisted: e não ficar na rua, meus jeeps sempre chegam em casa.. toc, toc, toc...
[]´s mexânicos...
Completando... sempre chegam em casa mesmo que isso custe de um mês a dois anos de manutenção depois :mrgreen: :parede:
Ae, novidades :dance: Acabou de chegar um pacote direto do USA, da Walcks, incluindo a mufla do carburador, o botão pra ligar o motor com o pé, puxador do afogador e do acelerador, o botão de luzes, a alavanca do pisca, o bloco de junçao dos fios, aquele que fica no paralama esquerdo, alguns adesivos do motor e a válvula PCV :pular: Agora, terminando de montar o motor, fazer a parte elétrica e alguns detalhezinhos tipo linha de combustível, já dá pra ligar e dar uma volta :concordo:
Anexo 358596Anexo 358597Anexo 358598
Agora sim deu pra fazer bastante coisa, porque fiquei essa última semana no sítio, aproveitando as férias da faculdade :dance: por isso não atualizei as novidades.
Ok, como eu decidi que ao invés do Elaion 20W50 que eu usava no motor antes da retífica vou usar o Ipiranga 20W40, que é um pouco mais fino, a primeira coisa que fiz foi tirar o comando denovo (tava fácil de tirar ainda, só 2 parafusos que seguram o flange) tirar o excesso de óleo 20W50 que eu tinha colocado antes e encher de óleo 20W40. Mas quando fui reinstalar, apertei os 2 parafusos do flange e POC, quebrou um deles dentro do bloco :parede: cheio de trava química :putz: Por sorte eu tinha uma chave de fenda de impacto, consegui tirar o corpo do parafuso antes da trava secar, aí botei parafusos novos, agora ficou bom :concordo:
Depois comecei a fazer o assentamento das válvulas de escape, terminei domingo de noite. Montei as válvulas no bloco usando as molas mais compridas e os "roto-caps" que estavam melhores. "roto-cap" é aquela peça que parece um rolamento axial, que fica entre a extremidade da mola e a haste da válvula, são responsáveis por deixar a válvula de escape rodar enquanto abre e fecha, diminuindo o acumulo de carbonização. Nenhum deles estava perfeito, mas consegui 4 que rodavam livres. Também testei a vedação com gasolina, 3 de cada vez (as 4 nunca ficam fechadas ao mesmo tempo) não vazou nada mesmo :concordo:
Segunda e terça eu fiz a montagem do virabrequim. Limpei bem casquilhas e virabrequim e coferi de novo as folgas. Fiz a instalação da gaxeta seguindo alguns passos de um vídeo que vi no youtube. Levei um tempão até terminar, mas acho que ficou bom, espero que não vaze.
Nesse meio tempo, enquanto a cola da gaxeta secava, aproveitei para fazer uma arruela espaçadora para ajustar a folga axial do virabrequim. Eu precisava de um espassador de 0.95mm aproximadamente, cortei com a serra-copo uma arruela de uma chapa de alumínio de 1mm de espessura, o resto foi na lixa mesmo e muita paciência. Com algumas tentativas, eu consegui a folga especificada :concordo:
Por fim fiz o aperto dos mancais, mas não tinha instalado a arruela espassadora que eu fiz, o flange e a engrenagem do virabrequim, erro meu, tive que puxar o comando de válvula alguns cms pra fora pra poder instalá-los depois (a flange não entra no eixo do virabrequim quando ele e o comando de válvulas tão no lugar porque a borda do flange pega na engrenagem de fibra do comando).
Quarta montei os aneis nos pistões e decidi conferir o aperto nos parafusos que travam os pinos de pistão, adivinhem: também tava errado :confused: Não digo no aperto, que seria um erro "pequeno", mas na montagem, e era um erro grave. Seguinte: eu queria montar os pistões nas bielas por 3 motivos (me pediram os pistões pra conferir o diâmetro dos cilindros, falei que eu mesmo ia montar eles nas bielas, mas por uma falha de comunicação interna me devolveram já montados :parede:). Mas os 3 motivos são os seguintes:
1º não queria que batessem os pinos de pistão pra dentro das bielas (adivinhem como eles fizeram? o mais certo seria bater uma cunha de tecnil ou madeira pra dentro da fenda da biela, abrindo um pouco o furo por onde o pino passa, colocar ele na posição com a mão mesmo e tirar a cunha, aí a fenda fecha de novo e seria só apertar o parafuso trava, era óbvio que não fariam assim)
2º eu sei a posição que os pistões vão em relação as bielas (eles comprovaram que não sabiam, conforme postei há algumas semanas)
3º (e mais importante) o pino de pistão tem um sulco na metade do comprimento. O parafuso que aperta a biela passa em parte por esse sulco, assim se o parafuso não sair dali, mesmo que a biela não esteja apertando o pino de pistão, não tem jeito nem do pino de pistão sair nem girar na biela. Durante a montagem tem que ter muito cuidado pra que esse sulco fique exatamente alinhado com o furo do parafuso na biela, se não estiver perfeito o parafuso entra pesado (nada que um pouco de força não resolva :parede:, infelizmente) e vai se rasgando no pino de pistão. Aí é dado o aperto no parafuso mas na verdade ele não tá apertado de verdade, mas tá travando no pino de pistão. Pra frente ele não vai, mas pra desparafusar ele volta fácil :putz:Foi o que percebi quando soltei esse parafuso da 4ª biela, tinha o aperto certo, mas afrouxou fácil (nas primeiras voltas só, depois pesou um pouco pra tirar completamente por causa das rebarbas que formou :parede:), quase certo que ia soltar com o motor funcionando :parede:
Limei as rebarbas do parafuso e botei de volta, preferi colocar esse parafuso um pouco riscado de volta na biela do que comprar um novo, não sei a graduação dele... Mas ficou bom, aguentou o torque de aperto nominal sem nenhum sinal de escoamento :concordo:
Tudo apertado conforme especificação, limpei os pistões no balde de querosene que usei pra limpar o filtro de ar e comecei a montagem dos pistões no motor. Verifiquei a posição dos aneis (aneis de compressão no lado certo, pontas da mola não sobrepostas no anel raspador de óleo e folga dos aneis alternadas, desviando do rasgo em forma de T e das extremidades do pino de pistão), enchi de óleo e montei dentro dos cilindros, bem legal fazer essa parte.
Antes de parafusar as bielas no virabrequim conferi as folgas de novo, dessa vez tava tudo certo :concordo:
Quinta eu dei um jeito nos balancins. Eles tinham um degrau onde pega na haste da válvula. Quase certo que, com o motor funcionando, mesmo com as válvulas reguladas, ia ficar estalando. Com uma lima eu deixei plano e, depois, com uma lixa 400 deixei liso, ficou melhor do que pensei que ficaria. Alguns dias mais tarde, quando instalei os balancins provisoriamente eu conferi o assentamento da superficie que limei com a ponta da haste da válvula e ficou legal :concordo:
Outra coisa que fiz, que considero muito importante, foi limpar os furos dos parafusos do cabeçote, pra que eles entrem soltos e o aperto dado não seja diminuido pela ferrugem (os furos desses parafusos são, na maioria, passantes e se comunicam com as galerias de água do motor) ou sujeira. Foi bastante trabalhoso, mas depois de feito eu conseguia parafusar todos os parafusos até o final da rosca só com a mão. Escovei e pintei os parafusos originais.
Depois passei pra montagem do cabeçote, aí que deu m3rd@ :parede: Fui apertando os parafusos na sequência e em etapas. Comecei com 20ftlb. Com todos apertados com esse torque passei pra 40ftlb, depois 60ftlb. Até aí tudo certo. Eu daria mais um pequeno aperto de 5ftlb, fechando nos 65ftlb que fica na metade da especificação (60-70ftlb). Nos primeiros parafusos deu tudo certo, mas no 9º e no 14º não consegui atingir esse torque. Percebi que o torque começou a cair e parei de girar. Desparafusei o cabeçote na sequencia inversa também em etapas, agora os parafusos tão apertados 20ftlb, só segurando o cabeçote no lugar. Como os furos do bloco são quase todos passantes e com rosca em todo ele pensei em colocar parafusos mais compridos, cotei quanto que sairia parafusos 7/16", de 5" de comprimento, 12.9. Descobri que, nessas medidas, só por encomenda, 3 dias pra vim, até aí OK, mas 28 reais CADA :shock: Nem pensar, quero deixar uma coisa padrão, são 15 parafusos no cabeçote, dos quais eu teria que trocar 11 pra ficar igual, ia sair mais de 300 reais só em parafusos :parede:
O que vou tentar fazer vai ser uma bucha com um parafuso allen (12.9) com 1/2" de diâmetro parafusada no bloco no lugar onde agora tem o furo com a rosca prestes a espanar, com um furo 7/16" no centro com rosca grossa, e usar os parafusos originais pra parafusar o cabeçote.
Instalei o jato de óleo da engrenagem do comando (usei o jato de óleo do motor que comprei, que tinha o furo menor, drenando menos óleo do mancal 1 do virabrequim) e instalei a tampa delas. Essa parte tá pronta.
Outra coisa que fiz foi ressaltar as marcas de ponto tanto da polia quando da tampa das engrenagens com uma tinta laranja, ficou bem bom também. Alias:
Descobri o motivo: a polia do motor foi trocada por um mecânico que não conhecia bem esse motor. Ele não sabia que na tampa das engrenagens do comando tem estampado a marca do PMS e dos 5º referentes ao 1º cilindro, que é o ponto do motor. Então ele fez a marca na polia alinhada com o braço do virabrequim do 1º pistão. Assim quando a marca da polia estivesse reto para cima, o 1º pistão estava no PMS. Eu não tinha como saber isso, então alinhei a marca na polia com a marca na tampa das engrenagens, que é o certo, que não fica na vertical pra cima, fica deslocada uns 30º no sentido AH, aí claro, pela marca o motor tava no ponto, mas na verdade o motor tava muito adiantado, acontecendo o que descrevi há um pouco mais de 1 ano atrás. Refiz a marca, dessa vez no ponto certo, pintei ela de laranja e a marca antiga eu preenchi com tinta preta, agora sim.
Montei a bomba de óleo na posição certa e deixei os balancins e a flauta mergulhados no querosene por muito tempo, depois escovei os balancins e os suportes da flauta. Limpei tudo, passei óleo e montei provisoriamente, porque vou ter que tirar o cabeçote de novo pra resolver o problema do parafuso. Depois colei as juntas das 2 tampas de válvulas, de um lado só, porque vou ter que desmontar essas tampas toda vez que eu for regular as válvulas.
Aí vão as fotos:
Primeiro a instalação das valvulas de escape:
Anexo 360428Anexo 360429
Depois da limpeza a instalação do virabrequim e gaxeta (eu fiz essa chapinha parafusada em cima da capa do mancal 3 pra segurar os pedaços de borracha no lugar até a cola secar):
Anexo 360415Anexo 360416Anexo 360417Anexo 360419Anexo 360418Anexo 360420Anexo 360422Anexo 360421
Esse é o espassador de alumínio que eu fiz, do lado, a foto do jato de óleo da engrenagem do comando:
Anexo 360431Anexo 360432
Aqui a instalação dos pistões:
Anexo 360423Anexo 360430Anexo 360434
Aqui tem as fotos do antes e depois dos balancins, por foto dá pra notar a situação que tavam os balancins:
Anexo 360427Anexo 360425Anexo 360426Anexo 360424Anexo 360433
Continuando:
Válvulas de escape:
Anexo 360454
Olha só que beleza que tava o pescador de óleo, cada vez me arrependo mais de ter colocado a bomba de óleo nova antes da retífica. Tava tão ruim que decidi pegar a do motor sobressalente, que não tava muito mais limpa, mas pelo menos a tela não tava rasgada. Além de limpar aplainei a flange onde parafusa o pescador no bloco. Depois de limpo ficou assim:
Anexo 360462Anexo 360464Anexo 360463Anexo 360465
Antes da montagem do cabeçote:
Anexo 360455Anexo 360458
Assim eu fiz a vedação da valvula de admissão. Comprei uns o-ring e ficou muito bom. Fiquei em dúvida se eu colocava essa vedação, com ela não vai chegar óleo para lubrificar as guias de válvula, mas sem ela corro o risco de ter o motor comendo óleo, já que o óleo vai descer pela haste da válvula direto pro coletor de admissão, sugado pelo vácuo. Decidi colocar, 1º porque nos 2 motores que desmontei tinha uma borracha fazendo a vedação, e 2º porque as guias das válvulas de escape também vão trabalhar sem óleo, não deve ser uma situação tão crítica.
Anexo 360457Anexo 360456
Agora vai ficar um pouco mais fácil botar o motor no ponto, além das marcações estarem pintadas em laranja, agora tão na posição certa. Ainda dá pra ver a marca antiga errada, circulada em vermelho. A laranja, circulada em verde, está na posição certa.
Anexo 360453Anexo 360450
Aqui a montagem da flauta e dos balancins, ficou muito legal:
Anexo 360459Anexo 360461Anexo 360460
Essas são as fotos do parafuso da biela que a retífica apertou. Quando tirei ele tava como na foto 1, tirei as rebarbas com uma lima e ficou como na foto 2:
Anexo 360451Anexo 360452
Assim o motor tá agora:
Anexo 360466
Puxa, post mais longo da história :oops: