Isso, dei sorte de terminar bem na melhor parte do ano, haha :concordo:
Versão Imprimível
Bom... troquei o fluido de freio. Como falei antes, depois de aquecer um pouco, o pedal começava a "subir" e o freio começava a pegar sem pisar no pedal, esquentava e dava "fading", coisa que percebi quando fui reduzir no asfalto para entrar na estradinha de terra, final de semana passado.
Mesmo com esse problema, que não era tãããão grave, decidi ir de Jeep pra comprar o que faltava, sábado de manhã. Comprei um macaco que eu pudesse guardar na caixa de ferramentas e liquido de freio. Quando cheguei em casa, fiz a troca.
De tarde fui visitar uns parentes, andei uns 50km e o problema dos freios parece ter sido corrigido :concordo:
Quando cheguei em casa percebi que o feixe de mola traseiro direito, por alguma razão, arriou :parede:Já verifiquei, mas não parece ter nenhuma lâmina quebrada. Vou ver se dou um jeito nisso o quanto antes, fica feio demais pendendo pro lado.
Domingo andei mais um pouco e depois não fiz mais nada no Jeep, porque tive que fazer um trabalho pra universidade.
Também fiz a média: 5.5km/l, aproximadamente. Não acho ruim, mas acho que consigo melhorar, levando em conta que andei grande parte do percurso na cidade, arrancando e parando, além de estar com o problema no freio. Ah sim, também tem um vazamento chato no carburador que tenho que consertar, vai ajudar.
Era isso, agora o Jeep tá com 280km :concordo:
Henrique, feliz natal atrasado e um excelente ano novo pra vc. e pra sua família!
[]´s
Vlw Tuna! Pra ti também, feliz natal e ano novo, e pra todos que aqui frequentam também :concordo:
Estive fora essa semana. A empresa onde trabalho resolveu emendar o feriado de natal e ano novo :dance: então fiquei no sítio.
Fiz poucas coisas mais no Jeep, na verdade só algumas correções, tipo o ajuste da tampa do tanque de gasolina, que agora ta mais justa, botei uma borracha na dobradiça da tampa traseira da carroceria, que tava batendo quando passava por buracos, e outras coisas assim.
Também venho com 2 notícias, uma boa e uma má. A boa é que sei porque o Jeep abaixou no lado do carona e a má é que não é porque a mola cansou.
Na véspera de natal, tavam os parentes por lá e fui dar uma volta de Jeep. Andando na estrada de chão, nem tava ligeiro, porque era subida, deu um barulhão. Parei o Jeep na hora e fui ver se não tinha perdido o cardã, foi a primeira coisa que pensei.
Percebi logo que o que tinha quebrado era, na verdade, a mola. Quebrou no olho, onde prende no chassi. Quando desmontei percebi o porquê: antes da reforma a suspensão usava buchas de bronze, que tinham tudo, menos graxa. Nos jumelos eu não lembro direito, mas sei que não tava muito melhor. Com o movimento, acabou comendo o olho da 1ª lâmina na parte de baixo, não percebi durante a montagem e foi onde quebrou algumas semanas atrás e deixou o Jeep pendendo pro lado, não se apoiando mais na 1ª lâmina, mas direto na 2ª. Aí, na véspera de natal, com o Jeep carregado, a 2ª lâmina não aguentou o tranco sozinha e acabou quebrando onde termina a 3ª lâmina.
Não consegui achar essas 2 lâminas usadas, com esse comprimento, em oficinas de Jeep, mas consegui achar novas num posto de mola. Remontei e tudo voltou ao normal (ou quase, continua um pouco inclinado pro lado do carona, mas é bem pouco mesmo, dentro da margem de erro, haha).
Com um pouco mais de 500km, troquei o óleo do motor pelo 20w50, agora a pressão de óleo tá melhor, parece estar resolvido.
Outra coisa, meu tio passou por lá e, por sugestão dele, adiantei o ponto além dos 5º. Eu já queria fazer isso há um tempo mas tinha a preocupação de detonação no motor, então fui adiando. Agora o Jeep tá andando bem melhor, sobe ladeiras com mais facilidade e até tá mais silencioso. Acho inclusive que vai dar uma diferença boa no consumo.
Era isso, agora o Jeep tá com 680km :mrgreen:
bom, voltei...
me esqueci de dizer no post anterior, mas semana passada queimou o relé do pisca. Achei estranho porque era novo, então, sábado de manhã, um pouco antes de sair com o Jeep, dei uma volta por ali e medi a tensão no sistema elétrico, deixando o motor subir o giro um pouco mais. Percebi logo que o regulador de tensão tava com problema, a tensão atingia fácil os 16v. Resolvi nem sair com o Jeep assim, me deu até pena da bateria nova, que teve que aguentar isso ai, que porcaria :parede:... mas, fui na autoelétrica e comprei um regulador novo, além de um relé pro pisca, troquei e tava tudo resolvido, agora não passa de 14v :concordo:
Como o tempo tava chuvoso, sábado de tarde eu aproveitei pra tentar corrigir o vazamento do carburador. Junto com ele, resolvi consertar um vazamento que surgiu na boia do tanque. O segundo parece que consegui tirar, já o primeiro consegui minimizar apenas.
Antes, vazava gasolina pela entrada (tubo que vem da bomba de gasolina) e pela haste que aciona a bomba injetora, agora vaza só pela haste que aciona a bomba injetora :mrgreen: Esse vazamento eu não tenho idéia como resolver. Essa haste entra pelo fundo da cuba e, lá dentro, aciona o diafragma da bomba. É só o Jeep balançar um pouco que sai gasolina por ali.
Se fosse uma haste cilindrica um oring iria vedar, mas o problema é que é uma haste retangular, então ainda não sei o que posso fazer, talvez bolar uma sanfona... sei lá.
Odômetro marcando 778km, logo termino a primeira fase do amaciamento :concordo:
Complicado mesmo... mas... tens certeza de que tem que ter vedação, ainda mais sabendo que a haste é quadrada? Não pode ser o diafragma do injetor furado ou vazando e correndo pela haste? Devo ter teclado besteira, mas, sem conhecer o modelo do carburador, tentei me lembrar das minhas panes passadas e de como eram os diafragmas dos injetores.
Pois é cara... acho que esse carburador é diferente dos outros (sei dizer que é bem diferente dos de fusca, haha, mas não posso generalizar para os outros).
Esse carburador tem uma característica interessante: se o diafragma do injetor furar, a gasolina não sai do carburador. Ela desce por uma câmara de vácuo que tem em baixo dela e vai direto pro coletor. O único sintoma que se percebe é mistura muito rica.
Esse diafragma do injetor fica montado no fundo da cuba do carburador, do lado de dentro, por isso que mesmo furado não sai gasolina do carburador.
Em compensasão, precisa da haste que entra dentro da cuba pra acionar o diafragma, nesse carburador ela é quadrada. Com o Jeep parado não vaza, porque o furo fica acima do nível da gasolina, mas quando anda e chacoalha...
Capaz, toda ajuda e troca de idéias é sempre bem vinda :concordo:
Vlw
Boa tarde Henrique !
Gostaria de saber se vc poderia me ajudar.
Estou desmontando meu willys cj3b 1954 , para começar a reforma , mais sinceramente não estou sabendo por onde começar , até tenho noção mais claro que se vc puder me ajudar vai me ajudar muito quero deixar ele original porem vou colocar uns pneus maiores para dar a aparência mais robusta e freio a disco na dianteira , mais no mais deixarei tudo original , mais quero reformar tudo - chassi , lataria , motor , cambio , elétrica , estofado e por ai vai .... me ajuda ai me passando todos os passos que vc fez que quero seguir os mesmos passos .
Abraço e agradeço desde já .
Boa noite, Gustavo, desculpe a demora, não checava o email há algum tempo,
eu fui meio extremo na reforma do meu Jeep. Quando comecei a reforma eu tava disposto a passar um bom tempo trabalhando nele, sem poder usá-lo para nada. Assim eu comecei desmontando tudo, depois fui fazendo por partes. Primeiro fiz o chassi, depois feixes de mola, eixo traseiro, eixo dianteiro, caixa, funilaria, motor e elétrica. Levou 2 anos, mas valeu a pena, porque aprendi muita coisa, e o Jeep virou de estimação ^^
Nesse tópico tem vários posts da reforma, formando um passo-a-passo, se ficar em dúvida em algum é só perguntar. Outra coisa que ajuda bastante são os videos do Tonella, no youtube, conhece? O cara explica como fazer a manutenção no carro bem no estilo "Faça Você Mesmo".
Boa sorte ai na reforma, qualquer coisa, prende o grito :concordo:
Boa noite amigos, comprei meu CJ3b a uns 2 meses estou com duvidas em qual capota fechada colocar...Sujestoes??Anexo 445255
Parabéns Pelo Jeep Henrique!!!
esta maravilhoso! :palmas::palmas::palmas:
não vai para o barro?
hehe.
Olá Henrique, onde comprou a Gaxeta do mancal traseiro. Eu já coloquei duas de modelos diferentes e ainda tenho pingos, essa sua é bem diferente. Assenta bem no mancal.
André.
Anexo 360415Anexo 360416Anexo 360417Anexo 360418Anexo 360420