aonde mandaste cromar... o preço foi bom...
Versão Imprimível
aonde mandaste cromar... o preço foi bom...
Mandei pra Phoenix Studio, é especializada em restauração de carros antigos, mas faz serviços de cromagem também.
A princípio eu ia mandar essas peças pra cromar no lugar mais barato, mas conversei com um funileiro lá de Lajeado, famoso pela exigência e minuciosidade nos serviços que ele manda fazer, e aí ele me passou a barbada. Ele falou que já mandou cromar em tudo que é lugar diferente, depois de alguns meses começava a aparecer ferrugem, ele até me mostrou uma grade de um Chrysler antigo que ele tinha lá, cheio de pontinhos de ferrugem, que ele tinha mandado fazer, veio ruim e mandou refazer, mas o problema voltou em pouco tempo, de novo.
Mas resumindo, ele me falou que não manda cromar mais nada em outro lugar, aí segui o conselho, até porque os lugares pra onde eu tinha ligado antes só cromavam peças em aço: os aros do sealed beam, a alça do limpador do parabrisa e as tampinhas da roda livre iam ficar de fora.
Quanto ao preço, não foi barato, mas também não foi caro se considerar que são várias peças pequenas (além das que tão na foto, tem mais 12 parafusos da roda livre, que tavam empacotados ainda), cheias de detalhes, além de a qualidade ter ficado excelente.
Um exemplo, aqui dá pra ver o entendimento no que tão fazendo e, principalmente, o capricho:
Anexo 380534
Pode parecer bobagem terem coberto a rosca dos parafusos pra não pegarem cromo, mas pode ser a diferença entre conseguir montar tranquilamente ou ir arregaçando os furos... Resumindo, ficou bom o serviço :concordo:
Então, trago ótimas notícias.
Quando cheguei lá no sítio fui conferir o distribuidor. Diferente do que me lembrava, o eixo tá bem justo, levemente excêntrico, mas nada grave. Depois disso, tirei o platinado fora e lixei os contatos, remontei, reajustei o ponto e a folga. Liguei o motor.
Depois disso, o Jeep virou um relógio :dance: Enfim, fiz o video:
1ªs voltas - Jeep Willys 1953 Original.mp4 - YouTube
A única coisa que ainda não tá soando bem é o rolamento do alternador, que tá fazendo um chiado chato, vou arrumar isso assim que possível.
Domingo troquei o platinado lixado por um novo.
Além disso, instalei todos os cromados no Jeep, pintei as tampinhas da roda livre e andei de Jeep :D
A caixa de marchas ficou perfeita, até agora não deu problema nenhum, a 3ª não tá mais escapando e a 2ª não arranha não importa a situação em que ela é engatada (acho que esse defeito era causado, pelo menos em parte, pelo óleo GL-4 que eu tava usando antes, mas como não tenho como provar nada, fica só na achometria mesmo...)
Ah sim, finalmente os sealed beam sairam da prateleira e o Jeep ganhou uma cara melhor :concordo:
Anexo 380543Anexo 380544Anexo 380545
Henrique, dispensa elogios a qualidade do seu jeep, simplesmente o melhor no quesito originalidade e capricho, lembra que te falei sobre a ignição eletrônica e q os platinados de hj são todos porcaria né? Pois é, descobri aqui proximo a mim um estoque antigo de platinados da época, originais, aqueles q não estragam. Se te interessar compro aqui pra ti e te mando.
Blz?
Cara, simplesmente espetacular!!
Parabéns!
Muito bom! parabéns!!! a primeira volta a gente nunca esquece...:palmas:
[]´s e vamo que vamo
Henrique venho acompanhando a sua restauração desde o começo so tenho uma palavra para ter dizer "SENSACIONAL" so quem restaurou um jeep acompanhando a originalidade sabe das enormes dificuldades e sacrificio para obtenções de peças e quando adquiridas tem que ser ajustadas para se encaixarem nos seus devidos lugares a cada peça instalada uma batalha ganha Henrique ja que vc e detalhista como eu pq vc não coloca os pratinhos da lanterna traseira vende na ZEZO fical bem legal e original e motor do limpador funcionou bem?Desde ja meus parabens, e é mais uma joia da willys que brilha novamente abraços!!!!!!!!!!
Sem dúvida, a melhor restauração de jeep que eu já vi.
Parabéns de novo.
1. Considerando:
a. que o rapaz é detalhista mesmo;
b. extremamente caprichoso, está de parabéns;
c. que o jipinho tá um espetáculo, retornando à condição original (o que é muito mais difícil de fazer do que simplesmente somente recuperar sua funcionalidade);
d. que não podemos perder a oportunidade de fazer piada, ainda que percamos a amizade;
e. e que certos assuntos aqui discutidos não devem nunca ser esquecidos;
2. venho por meio desta reavivar a campanha "CREMINHO NA RODINHA, E COM FITINHA VERDE!!!".
3. Dito isto, lembro ainda que "vox populi, vox Dei".
E tenho dito.
PS: não pode ficar brabo, senão a situação só piora... kkk.
PS2: ruim de ficar lendo esses tópicos é que dá uma vontade de fazer um também... quem sabe um dia...
Bah Rotta, vlw msm, mas por enquanto vou continuar com o platinado que instalei, vamos ver no que dá.
Pra falar a verdade, tô com uma idéia em mente que, talvez, me resolva o problema se ele reaparecer, por enquanto vai rodando assim mesmo :pensativo: Mas vlw o interesse :palmas:
Vlw cara, agradeço
Vlw
É mesmo, primeira volta fica na memória. Pra falar bem a verdade, a primeira volta que dei no Jeep depois de ter desmontado ele inteiro e ter a carroceria instalada (ainda sem pintura nem nada disso, só na lata msm) foi um pouco antes do natal de 2011 (que presentão, haha)
foi um passeio bem precário, tava frio (apesar da época), garoava fininho e o jeep ainda tava sem parabrisa. Motor sem filtro de ar, o banco eu tinha improvisado e não tinha tanque de gasolina. Sem falar que tava sem amortecedor, parecia um barco conforme passava pelas ondulações da estradinha de terra onde fiz o test-drive, mas, mesmo assim (ou justamente por tudo isso :screwy:), foi muito legal
Aqui tem uma foto do Jeep 1 dia depois disso ai :concordo:
Anexo 381824
Putz, exatamente isso. Peça que é só encaixar no lugar é exeção, e só se vê como essas coisinhas pequenas tomam tempo quando se coloca a mão na massa.
Mas esses pratinhos... são aqueles que ficam entre a lanterna e a carroceria? como se fosse uma arruela, dando um acabamento no encaixe? Não sabia que tinha na zezo, procurei no site mas não achei, sabe me dizer o nome dessa peça?
Quanto ao motor do parabrisa, não funcionou. Ele tá com uma folga grande no eixo, e não confirmei ainda quanto vacuo a bomba tá fornecendo. Ainda bem que tem a manivelinha junto com a máquina do limpador, haha
Puxa, vlw o elogio :concordo::palmas:
haha, verdade, dá trabalho mesmo, sempre tem alguma coisa que sai da rota, mas no fim vale a pena, não só pelo Jeep em si, mas também pelas histórias vividas, experiência e amizades que se faz ao longo da empreitada, isso que conta :concordo:
Pois é cara, quanto a roda, se eu pintar elas de creme, sem dúvida vai ser com a fita verde, dá um ar de coisa antiga que fica legal nesses modelos de Jeeps. Provavelmente ficaria bonito no 3b também, mas por enquanto vou manter elas pretas porque acho bonito e, principalmente, ainda não enjoei delas assim :wink: inclusive acho que, por outro lado, combina mais com a proposta maior do Jeep: simplicidade. Futuramente, quando precisar repintar elas por estarem completamente lascadas de batidas com chave de roda (já tem algumas :parede:) e coisas do tipo, quem sabe passo elas pra creme com a fita verde, hehe :concordo:
Vlw Rodrigo, aguardo atualizações do teu Java :concordo:
Bom, atualizando:
Aproveitei o feriado pra consertar o alternador. Acredito que seja o alternador de um Jeep mais moderno, mas não tenho certeza. Foi um parto a desmontagem. A graxa que tinham colocado na sede do rolamento (serviu só pra catar a poeira ao longo dos anos) virou uma espécie de cola e não queria largar de jeito nenhum. No fim, com o saca-polia tudo se arranjou, mas deu trabalho... Testei os diodos, procurei curto no rotor e no enrolamento, depois remontei com os 2 rolamentos novos.
Sinceramente, 100% não ficou, o rolamento perto da polia, mesmo novo, não tá tão silencioso quanto deveria ao girar o alternador na mão e o suporte do alternador, que reaproveitei, não deixou ele bem alinhado com o viraberquim. Assim a correia tá pegando meio torta na polia. Mas o importante mesmo é que o chiar sessou. Então tô satisfeito.
Depois conectei o alternador ao regulador de tensão e este a parte elétrica. Agora tá tudo funcionando, até já dei uma volta de noite pra testar os faróis :concordo: falando nisso, tenho que regular a altura deles, os dois estão um pouco altos.
Também aproveitei e fiz um reaperto em todos os parafusos críticos do Jeep (pelo menos a maioria). Cardã, manga de eixo dianteira, flange que segura rolamento do eixo traseiro, barras de direção (aproveitei e fiz o alinhamento da direção usando o prumo e uma taxinha...), braço pitman, parafusos entre motor e caixa, etc...
No resto do tempo arrumei a oficina, colei a espuma do encosto dos bancos contra a armação (pra não esgaçar a capa com o uso), lavei o Jeep e, claro, dei umas voltas por ali (só não andei mais porque tem um pneu que tá ruim mesmo, e como não tem estepe, se estourar é bom eu estar perto de casa).
Mas interessante foi sábado de manhã, quando fui mostrar o Jeep pra um vizinho nosso. Eu tinha estacionado na beira da estradinha e tava mostrando o que eu tinha feito e tal. Aí passou um trator, carregado. Claro, área rural, nada mais normal. Passou uns 2 ou 3 min. tava o trator voltando, ainda carregado. O cara estacionou o trator ali por perto e veio ver o Jeep também, perguntando se era de exposição, haha, que orgulho que me deu :mrgreen:
Mas era isso, por enquanto fico esperando chegar os pneu novos pra poder ir um pouco mais longe :concordo:
Tchê Henrique, minha opinião de chato de novo então...
Este teu relatório do alternador me deixou preocupado.
Já aconteceu, mais de uma vez, de eu comprar rolamentos novos, instalar e estava meia boca e ter que trocar. Se eu fosse você, com todo esse trabalho e capricho, abria de novo e trocava ele na pior das hipóteses (hipo=cavalo, teses=idéia, resulta em "idéia de cavalo", eu sei...). Ainda mais agora que já fizeste uma vez, pra fazer de novo vai em uma fração do tempo...
Sobre o suporte do alternador e alinhamento de polia, faz o alinhamento do suporte também. Entorta ele, coloca arruela, espaçador, o que for. Polia torcida é quase certeza de comer correia e, quando o caso é sério, acaba com o rolamento também, daí é serviço repetido de novo.
PS: Eu também pararia no caminho pra ver o jipe.
PS2: Torcendo para os pneus novos chegarem logo.
Opa.
Perfeito.
Parabéns pelo resultado do trabalho, O Jeep ficou incrível. :concordo:
Abs