muito bem feito Henrique, uma coisa que não gosto de mexer e a tal da parte eletrica...
Versão Imprimível
muito bem feito Henrique, uma coisa que não gosto de mexer e a tal da parte eletrica...
Tb voto no "creminho na rodinha". Mas como lugar de palpite é casa lotérica, esqueça a minha opinião e faça como vc achar mais a teu gosto.
Espero ver esse Jeepinho rodando logo, se fosse mais perto até iria praí pra ver ao vivo o momento de roncar o motorzinho!
Eu estou boquiaberto com o nível de detalhe e a organização da sua oficina!
Eu gosto de fazer tudo também, mas a minha é uma bagunça só! :cool:
Deixa eu te pergunta, onde você conseguiu esse suporte para prender o filtro de combustível? Mandou fazer?
Abração
Bah, valeu os elogios de todos :concordo: É bem legal saber que tão acompanhando e gostando da restauração :palmas:
Bom, os cilinbrin :lol: tão na prateleira, já comprei novos só que não instalei ainda porque os aros deles ainda não voltaram da cromagem. A frente do Jeep fica bem estranha sem eles, hehe
Mas sabe que a parte elétrica foi bem mais fácil do que achei que seria? Quando comecei a fazer nem sabia o que era relé, só sabia que existia :oops:, haha, mas peguei umas dicas num tópico aqui do fórum (não lembro mais qual era o título...) e eu já tinha uma base de eletricidade que aprendi na faculdade e fui fazendo. No fim deu certo :mrgreen:
Hehe, vou fazer um video do motor roncando, ai posto aqui :concordo:
Pow, vlw cristiano :concordo:
Mas a minha oficina não é tão organizada assim, haha, atualmente ela tá bem suja :mrgreen: Depois de arrumado fica bom, o problema é manter...
Mas é verdade, o legal do Jeep é poder fazer os serviços nós mesmo, desde a troca de óleo até a regulagem do ponto do motor :palmas::semideiaCoisas que num carro novo fica complicado...
Quanto ao suporte, eu mesmo fiz, tinha uma sobra da chapa de ferro que usei pra fazer a trava da bateria. Fiz os furos e depois foi só dobrar a chapa na forma do suporte, pintar com preto fosco vinílico e colocar o parafuso, com porca borboleta :concordo:
Se quiser tiro umas fotos melhores do suporte, só falar :concordo:
Liguei o motor :cool: E até já dei umas voltas na rua :dance:
Blz, vou começar do início. Quarta-feira chegaram os relógios do painel, ficou um serviço excelente.
Aí, sexta-feira continuei a parte elétrica. Eu tinha comprado uns resistores pra colocar em série com a buzina, no final montei com 3 resistores de 0.15Ohm em série, ficando 0.45Ohm no total. A buzina ficou bem boa assim e, acionada, ela tá trabalhando com 7 Volts :concordo:
Depois montei os relógios e a boia do tanque. Tudo foi se encaixando normalmente, mas, de início, o medidor de combustível não funcionou, só marcava full. Pensei muito no que poderia ser, cheguei a conclusão que a carcaça dele precisava de aterramento.
O ponteiro não tem uma mola que puxe ele pra posição E, é um eletroimã que faz isso. Sem aterramento na carcaça só tem força puxando ele pra posição full. Tirei um pouco a tinta na parte de trás do relógio e na trava, pra fechar contato, e aí sim, agora tá funcionando 100% :palmas: como todos os outros relógios, trabalho muito bem feito o da Tecnac.
Depois de tudo funcionando, comecei a parte chata, fixar todos os chicotes e cabos na carroceria. Foi uma tarde inteira pra fazer isso, Tive que fazer as abraçadeiras eu mesmo, por isso demorou tanto.
Domingo finalmente chegou a hora de ligar o Jeep. Antes de fazer isso fiz alguns procedimentos pra evitar problemas. Primeiro tirei a mangueira do relógio de pressão de óleo e com o compressor de ar e uma garrafa pet bombeei óleo pra dentro do motor por ali. Coloquei 1l de óleo por ali, não levou tanto tempo e acho que faz uma diferença muito grande pro motor nas primeiras voltas. O resto do óleo coloquei pelo tubo mesmo.
Depois pressurizei o radiador só com ar (bem pouco, umas 5lb, nem isso) e procurei ouvir vazamentos vindo de dentro do carter, pelo tudo por onde se coloca óleo. Aí que desanimei, ouvi um tsssss bem baixinho vindo dali :parede: Depois de analisar um pouco mais, percebi que, na verdade, esse vazamento vinha de um dos parafusos do cabeçote que fica ao lado do tubo, ainda bem, porque aí a água não vai pra dentro do cárter. Continuei pra ligar o motor.
Pressurizei o tanque (com menos pressão ainda, 2lb se muito) pra que a gasolina fosse pra bomba e depois pro carburador, assim ia ligar muito mais fácil. E realmente, depois disso, quando fui ligar o motor, não precisei de muitas tentativas, logo tava roncando e com pressão de óleo logo de cara :cool::palmas:
Desliguei logo em seguida e completei o radiador. Depois deixei o motor 15 min na lenta, só pras peças se ajustarem. Aí percebi que deu m3rd@ na pintura do coletor de escape, surgiram umas bolhas muito feias e depois descascou em alguns lugares, vou ter que refazer... Mas fora isso deu tudo certo, comparado a agora parecia que tinha um chocalho dentro do motor antes :lol: Tá tudo justinho e só se ouve o som do escape.
Depois disso reapertei os parafusos do cabeçote, dá uma diferença muito grande. Tinha apertado todos parafusos com 65lbft, ou 9kgfm, quando fui reapertar já começavam a girar quando o ponteiro marcava 8kgfm. Essa foi a parte que deu mais medo :D se espanasse um parafuso... Mas no final deu tudo certo, remontei tudo e deixei mais 15 min ligado, acelerando e mantendo de vez em quando uns 2000-2500 RPM. Depois fui dar uma volta na rua.
Como tá tudo justo ainda e precisa se assentar vou manter sempre rotações baixas, vou tentar não passar de 3000RPM nunca, por enquanto.
Só que o motor ainda não tá funcionando 100%. Tá falhando. Espero que seja o distribuidor, ele tá com uma folga no eixo, e também não limpei o platinado. Vou testar usando o distribuidor do outro motor, pra ver se melhora. Talvez essas pequenas coisas façam a diferença :pensativo:
Agora ta faltando o vídeo do motor, semana que vem acho que consigo fazer, aí posto no youtube :concordo:
Aí vão algumas fotos:
Anexo 379273Anexo 379272Anexo 379271Anexo 379270
Show de bola.
Uma sugestão, investir em distribuidor com platinado, na minha opinião, é perder tempo e passar raiva. Instale um eletrônico, esconda a caixinha sob o painel para não ficar visível e tirar a originalidade, e esqueça o distribuidor.
Tudo bem, no passado só existiam carros com platinado, e hoje não serve mais? Sim, serve sim, o negócio é que a qualidade dos platinados é que caiu muito, no passado os platinados eram feitos com material muito superior e os que vem hoje em dia são bem mais vagabundinhos. No meu cj3a instalei uma dist. eletronica e nunca, mas nunca mais me incomodei. Mas como ja disse la em cima, lugar de palpite é casa lotérica, portanto faça prevalecer sempre a sua vontade de sinta-se a vontade para dizer: "Rotta, f0d@-se!"
Henrique
Me tira uma duvida... O Acelererador do painel, funciona por rosca ou puxando?:pensativo:
[]´s
Pois é, cheguei a pensar em colocar dist. eletronica, mas antes vou tentar fazer funcionar com o platinado mesmo, se conseguir, vou deixar com, não me importo de ter que limpar o platinado de vez em quando :concordo: vlw a dica
O puxador do acelerador é idêntico ao afogador, só que escrito throttle no lugar de choke, claro :D É uma manopla que tu puxa e fica na posição só pelo atrito do arame no conduite. No meu Jeep a manopla ta meio rotacionada porque ainda não ajustei, mas o certo é o escrito ficar bem horizontal. Outra coisa, quando puxo todo o puxador, a borboleta não chega a abrir toda, mas acho bom assim, sem perigo da rotação disparar por algum descuido :concordo:
Toda semana eu fico surpreso aqui, poltaquelpareo!!!! queria ter 1/4 do seu capricho Henrique, o teu 3-b tá ficando demais cara!! Parabéns e continue assim, volto a falar a placa preta será inevitável, aliás já deve ter dado seis meses de sociedade em carro clube, nénão?
[]´s boquiabertos
tche....
passando pra assinar mais um topico pra la de bom
meu primeiro 4x4 foi um cara de cavalo,saudades do bixo veio hehehe
parabens pelo empenho
Cade o vídeo??? rssss
O melhor de tudo é o sentimento de orgulho, felicidade,.... de estar "quase" pronto e dar a primeira volta!!! Só quem restaurou pra saber o que é isso! O primeiro restauro a gente nunca esquece! rsss
Engraçado como nos envolvemos nos projetos mesmo a distancia....fiquei super feliz por vc!!:euforico:
Qto ao coletor de escape, não esquenta com a pintura, qualquer tinta que vc usar vai descascar mesmo.
[]'s e parabéns
Pô, vlw de novo :palmas:
Na verdade ainda não me associei a nenhum clube :parede:pelo que li, precisa estar associado há pelo menos 1 ano pra poder colocar placa preta :oops: se for 6 meses, melhor, hehe
Mas tudo bem, vou me preocupar com isso quando o Jeep tiver nos trinques :concordo:
Seja bem vindo :concordo: Se tiver umas fotos do teu CJ, posta ai pra nós vermos :smile:
Haha, fiquei devendo mesmo,
mas mesmo que eu tivesse feito o filme eu ia ter que refazer depois, porque o motor ainda pode rodar muito melhor do que ta rodando agora, provavelmente por causa do distribuidor (eu realmente espero que seja isso :pensativo:). Vamos ver se com o distribuidor reserva a situação muda, aí faço o video e posto aqui :concordo: ou melhor, no youtube.
Mas isso é verdade, acabamos nos envolvendo com os projetos aqui do fórum.
Esses dias eu tava vendo os vídeos novos que o tonella tá fazendo sobre pintura poliester, e quando vi aquele azul que ele usou fiquei imaginando como ficaria na F1000, ia ficar muito louco...
Sobre o coletor... Pois é, antes da retífica eu tinha pintado com o mesmo prateado, pra alta temperatura, a tinta não descascou. Só que, com o passar do tempo começaram a aparecer uns pontinhos de ferrugem, acho que foi porque só escovei a peça antes da pintura, aí a limpeza não ficou 100%. Por isso, levei o coletor pro jato de areia, depois repintei com a mesma tinta, só que passei uma camada bem mais grossa que da primeira vez. Acho que foi isso que desandou...:semideia
Mas sem problemas, não vou levar tanto tempo assim pra refazer esse serviço
Agora, novidades: hoje de manhã, as 10hs, chegou um pacote aqui em casa:
Anexo 380018
Serviço muito bem feito. Cromaram desde as peças mais fáceis (de aço) até as mais difíceis (de algum metal injetado, não sei qual) como os aros dos farois e as tampas das rodas livres.
Finalmente, os sealed beam vão sair da prateleira:concordo: