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Resultados 409 a 420 de 543
  • #409
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    PQP, que capricho Henrique, o motor ta com aparência de novo, parabéns cara....

  • #410
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    Citação Postado originalmente por RODRIGO T. Ver Post
    PQP, que capricho Henrique, o motor ta com aparência de novo, parabéns cara....


    Hehe, nada que um balde de querosene, ar comprimido e um escovão não deem um jeito valeu
    Aguardo notícias do java
    Willys Overland 1953
    "Quando vou de Jeep, acabo pegando o caminho mais longo..."
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  • #411
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    Bahh... sem avanços
    Antes de levar o motor na tornearia pra embuchar as 2 roscas que espanaram, montei o cabeçote, dessa vez sem a junta e parafusei ele no bloco com uma arruela a mais pra compensar a espessura da junta, pra testar tudo e não ter mais nenhuma surpresa. Resultado: mais 4 roscas espanaram
    Levei o motor na tornearia e embuchamos as 6 roscas espanadas com buchas de 1/2" de diâmetro com um furo de 7/16" no centro. Aparentemente ficou bom, mas, mais tarde, quando fui remontar, a ponta de uma das buchas espanou antes das 40lbft, esses parafusos são curtos demais, as pontas deles tão um pouco corroidas e os fios de rosca já não são mais os mesmos.
    Me sugeriram colocar prisioneiros. Concordo que melhoraria o projeto original em alguns aspectos: sem água subindo pelos parafusos, a rosca do bloco não sofre mais com o aperto e desaperto durante manutenções, posso mandar fazer no tamanho que eu preciso... Até achei uma idéia boa no inicio, mas como todos os parafusos tão pra espanar e quero deixar uma coisa padrão, seriam instalados 14 prisioneiros. O suporte dos balancins é fixo por 4 prisioneiros, mais curtos e que entram mais folgados nos seus furos, mesmo assim já é ruim de instalar o suporte porque os prisioneiros não estão perfeitamente alinhados, imagina montar o cabeçote se algum dos prisioneiros estiver levemente desalinhado...
    E outra coisa, que percebi quando desmontei o motor que comprei, que tinha um prisioneiro segurando o cabeçote. Quando apertaram a porca no prisioneiro, o atrito formou rebarbas no final do furo do cabeçote, que encostaram no prisioneiro, coisa pouca, mas formou. Isso prendeu o cabeçote no prisioneiro. Tive que usar uma chave de fenda como alavanca para levantar o cabeçote até ter espaço pra usar o pé de cabra, na mão não saia. Imagina com 14 prisioneiros
    Hoje encomendei os parafusos novos, com 5" de comprimento em aço 12.9. Vai sair caro, mas acho que vai ser uma solução definitiva, já que com os parafusos que eu tinha eu quase consegui o aperto, sobrando ainda uma 1/2" de rosca no bloco. Devia ter feito isso logo no inicio, me pouparia muita dor de cabeça e ainda ficaria melhor...
    Depois arrumei a oficina e pintei o distribuidor de preto. Descobri que tem uma azeiteira pra lubrificar o eixo dele, só que alguém embuchou a carcaça dele e não fez um furo na bucha para passar o óleo, provavelmente nem soubesse da existência dessa azeiteira, mais uma coisa pra resolver...
    Resumindo é isso, a camera ficou sem bateria, então não tirei fotos do distribuido, fica pra próxima...
    Willys Overland 1953
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  • #412
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    Finalmente consegui parafusar o cabeçote 9kgfm de torque, ou aprox. 65lbft. Apertei em etapas, 2kgfm, 4, 6, 8 e finalizei com 9kgfm. Já fiz tantas vezes isso que até decorei a sequencia de aperto
    Mas até conseguir fazer isso... bom, quinta-feira fui buscar os parafusos que eu tinha encomendado. Parafusos 7/16", 5" de comprimento total, 3" de corpo, em aço 12.9. Até dei uma olhada nos parafusos quando peguei eles na loja, pareciam certos, mas quando cheguei em casa percebi que tinham mais de 3 1/2" de comprimento de corpo é impressionante a falta de comprometimento com o serviço que algumas lojas tem. Bom, levei os parafusos de volta pra corrigirem isso. 6ª feira ficaram prontos, qualidade muito aquém da esperada por causa da usinagem depois do tratamento termico, mas, pelo menos, aguentaram o aperto...

    Outra coisa que fiz foi corrigir alguns problemas do distribuidor. Primeiro fiz o furo na bucha pra entrar o óleo pela azeiteira. Outra coisa que fiz foi limar uma guia do distribuidor na parte do avanço centrifugo. Percebi que o desgaste deixou as guias ovaladas, quando os pesos começavam a abrir, a peça que tem os cames do platinado mal se movia, e o ponto não era adiantado. Já no final do curso dos pesos essa peça avançava bastante. Agora que tá reto de novo o funcionamento ficou bom. Compensei essa diferença de ângulo na regulagem do ponto.

    Depois continuei a montagem do motor, de todos os periféricos e tal. Regulei as válvulas, folga do platinado e o ponto do motor. Aliás, quase não consigo regulagem na 4ª válvula de escape, mas no fim deu certo, o parafuso ficou perto do fim da rosca.

    Também busquei os adesivos extras na gráfica. Levei os que comprei pra Lajecópias, ficou um serviço excelente, recomendo. Agora tenho vários reservas idênticos aos originais

    Aqui dá pra ver as buchas do distribuidor que tive que tirar da carcaça. Fiz o furo em uma delas e depois foi só alinhar com o furo da carcaça.
    Reforma total do CJ3b-dsc02147.jpgReforma total do CJ3b-dsc02159.jpgReforma total do CJ3b-dsc02150.jpgReforma total do CJ3b-dsc02151.jpg

    Essa peça que eu limei. Até pela foto dá pra perceber o desgaste desigual. Isso fazia com que, com o aumento da rotação do motor, o ponto adiantasse menos do que deveria em médias rotações. Depois de limada, o sulco voltou a ser retangular e essa peça ficou com movimento bem constante com a abertura dos pesos.
    Reforma total do CJ3b-dsc02173.jpg

    Esses são os parafusos que encomendei, dá pra ver onde foi usinado depois, que não recebeu novo tratamento térmico. Inclusive, na segunda foto, dá pra ver uma falha na usinagem, faltando um fio de rosca Pelo menos aguentaram
    Reforma total do CJ3b-dsc02191.jpgReforma total do CJ3b-dsc02196.jpg

    Montagem do cabeçote
    Reforma total do CJ3b-dsc02188.jpgReforma total do CJ3b-dsc02214.jpgReforma total do CJ3b-dsc02256.jpg

    Li um tópico destinado a substituição do filtro original desse motor e dos BF por um mais moderno por problemas de vedação. Antes da retífica tinha um pouco de vazamento de óleo ali, mas era muito pouco, só o suficiente pra deixar a poeira grudando, o que fiz foi lixar a carcaça do filtro e a tampa até sair todas as marcas. Botei a borracha nova, acho que não vou ter problemas.
    Reforma total do CJ3b-dsc02333.jpgReforma total do CJ3b-dsc02329.jpg

    Instalei o bypass da água, forma uma segunda passagem da saida de água do motor para entrada da bomba de água. Se não tô enganado, a função dessa mangueira é fazer com que a água continue circulando por dentro do motor quando a valvula termostática está fechada. Assim, a água que está no motor se aquece uniformemente. Sem ela, a água ao redor dos cilindros e, principalmente, no cabeçote, aqueceria muito rápido enquanto que a água que está ao redor da válvula termostática continuaria fria, sem abrí-la.
    Normalmente tiram essa mangueira, acho que é porque não se acha uma mangueira nova com esse formato e, se colocar uma mangueira normal de borracha, ela dobra no meio pra fazer essa curva. O jeito foi comprar uma mangueira de borracha normal e botar uma mola por dentro da mangueira, ai ela curva sem dobrar (acho que já tinha falado isso quando instalei isso ai da primeira vez, haha)
    Reforma total do CJ3b-dsc02268.jpgReforma total do CJ3b-dsc02276.jpg

    E aqui, como o motor tá agora. Falta só o circuito da válvula PCV, aí tá pronto
    Reforma total do CJ3b-dsc02380.jpgReforma total do CJ3b-dsc02358.jpgReforma total do CJ3b-dsc02354.jpgReforma total do CJ3b-dsc02381.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma total do CJ3b-dsc02179.jpg  
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  • #413
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  • #414
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    Poxa, cada postagem tua fico mais e mais impressionado com o capricho Henrique. Parabéns pela abilidade e paciência!!
    Só não esquece de filmar a primeira partida do bixo e postar aqui pra agente babar.

    Abraço.

    Alan
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  • #415
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    Citação Postado originalmente por HenriqueRS Ver Post
    Reforma total do CJ3b-dsc02380.jpgReforma total do CJ3b-dsc02358.jpgReforma total do CJ3b-dsc02354.jpgReforma total do CJ3b-dsc02381.jpg
    Onde vc achou um motor novo pra comprar????

    FICOU ANIMAL!!!

    Reforço o pedido do Alan, filma o bicho funcionando e coloca aqui pra gente ver!!

    []'s

  • #416
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    Vlw tuna

    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    Poxa, cada postagem tua fico mais e mais impressionado com o capricho Henrique. Parabéns pela abilidade e paciência!!
    Só não esquece de filmar a primeira partida do bixo e postar aqui pra agente babar.

    Abraço.

    Alan
    Puxa, vlw mesmo, acho que todos esses detalhes, mesmo que pequenos, somados, vão dar uma boa diferença no funcionamento do motor

    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Onde vc achou um motor novo pra comprar????

    FICOU ANIMAL!!!

    Reforço o pedido do Alan, filma o bicho funcionando e coloca aqui pra gente ver!!

    []'s
    Hahaha , parece colocar a carroça na frente dos bois, mas pra ficar assim é só pintar as peças antes da montagem. O único problema é ter que ficar cuidando pra não lascar Valeu

    Ah sim, vou filmar o motor rodando sim, podem deixar, eu posto aqui

    Valeu pela força


    Bom, nesse final de semana, detalhes, novamente.
    Percebi que o carburador estava vazando demais. Foi a primeira coisa que tentei corrigir. Desmontei ele completamente e troquei todas as juntas, inclusive a junta do pé-de-ferro com a cuba do carburador, que era por onde vazava gasolina antes.
    Mas tem uma coisa: com o motor desligado não deveria chegar gasolina ali. Entre essas duas peças, tem 2 canais, 1 deles leva gasolina pro circuito da lenta (que só vem quando há vácuo no coletor pra sugar a gasolina por ali), e o outro fornece vácuo pro injetor de gasolina.

    Aliás:
    Citação Postado originalmente por HenriqueRS Ver Post
    ...Depois de uns minutos quebrando a cabeça achei o problema. Esse carburador bombeia a gasolina na barte de cima da membrana e embaixo dela tem um dreno que despeja a gasolina logo abaixo da borboleta, caso tenha algum vazamento...
    Dreno? Nada.
    Não sei se já corrigi isso antes, mas esse carburador tem a bomba de gasolina operada por vácuo, além do acionamento mecânico pela haste.

    Na verdade isso aí é uma tomada de vácuo do coletor. Como eu falei, a parte de cima da membrana é responsável por bombear a gasolina pra dentro do venturi quando é feita uma aceleração brusca. Já na câmara de baixo da membrana tem um canal que vai até a parte de baixo da borboleta, tomando o vácuo do coletor de admissão.

    Funciona +- assim: imagina o motor na lenta, borboleta quase fechada, vácuo máximo no coletor. O que acontece? a camara de baixo da membrana, que é comunicante com o coletor de admissão, fica com bastante vácuo também, puxando a membrana pra baixo, enchendo o lado de cima da membrana de gasolina e comprimindo a mola da membrana.
    Aí aceleram o motor, a borboleta abre e o vácuo no coletor diminui. O vácuo que tem na câmara de baixo da membrana também cai e a força da mola vence a força exercida pelo vácuo. A membrana sobe injetando gasolina pra dentro do venturi.


    Mas, continuando:
    Não deveria ter gasolina ali. Descobri que a membrana da bomba injetora que adaptei se desfez. A gasolina passava por ela, ia pelo canal que fornece vácuo e vazava por tudo.
    Sei que essa membrana veio de um reparo de um carburador, porque não aguentou? Acho que eu não deveria ter deixado tanto tempo parado, sei lá

    Outra coisa, depois que desmontei a caixa pra corrigir o problema no eixo piloto, eu não repus o óleo porque ainda não sabia qual óleo colocar, que não atacasse o bronze e tal. Mandei alguns emails pra distribuidores de óleo e a única que respondeu foi a Texaco, dizendo o seguinte:

    "Henrique
    Esta transmissão é muito antiga não temos esta informação do fabricante quanto a recomendação do óleo para uso.
    Porém, podemos repassar algumas informações que são importantes:
    Acredito que esta transmissão tenha peças de bronze e neste caso a recomendação é utilizar pacotes de aditivos sem extrema pressão, ou seja, fora das categorias de serviço API GL4 e GL5.
    Este tipo de transmissão com alguns componentes a base de bronze ainda são fabricados pela EATON onde a classificação de viscosidade SAE 40 com pacotes de aditivos especiais atende quando é requerido para caixas manuais de caminhões médios e pesados e também para motor diesel.
    Portanto, sendo este caso poderia encontrar facilmente no mercado o produto Ursa LA3 SAE 40 ou SAE 50. Não utilizar produtos de viscosidade SAE 15W40.
    Anexo folheto descritivo do produto.
    Atenciosamente

    Eng. Renato Kruel
    Especialista Técnico"

    Depois de muito procurar encontrei o óleo Ursa LA3 SAE 50 e, sábado de tarde, fui completar a caixa. Tirei a tampa e tive uma surpresa. Parece que entrou um pouco de água pela alavanca do câmbio, pingou bem em cima da engrenagem da 1ª/ré, que ficou com os dentes que tavam pra cima um pouco enferrujados Acho que não vou ter problemas, mas é uma pena, tava tudo tão limpo...
    Pelo menos a caixa tá com óleo certo e não preciso mais me preocupar com as peças de bronze.

    Terminei de fazer os apoios dos bancos. Nos 2 bancos dianteiros eu tive que soldar 2 apoios novos em cada. Agora ficaram bem apoiados e nivelados. No banco traseiro, eu fiz um furo no pezinho de trás, que encaixa no assoalho. Com ele no lugar, eu passo um cadeado e aí pra tirar ele só com chave.
    Também fiz alguns furos nos encostos dos 3 bancos, igualmente espassados, pra prender a forração. Me baseei em fotos dos bancos de um Jeep original. Ficou bom.

    Por fim, consertei os encaixes dos pezinhos traseiros do banco de trás. Os 2 tavam cheios de terra, achei que eu não ia encontrar nada além de ferrugem quando desmontasse eles, mas pelo contrário, depois de escovado, passei uma tinta nas peças de dentro, um pouco de graxa, cortei uns pedaços novos de uma barra de inox pra substituir os cilindros e foi só montar, tá funcionando como se fosse novo. Agora que já ta montado, só falta pintar por fora


    Reforma total do CJ3b-dsc02386.jpgReforma total do CJ3b-dsc02096.jpgReforma total do CJ3b-dsc02098.jpgReforma total do CJ3b-dsc02100.jpgReforma total do CJ3b-dsc02102.jpgReforma total do CJ3b-dsc02103.jpg
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  • #417
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    Oi Henrique,
    Estava eu lendo teu post e progresso, principalmente com o motor. Dá gosto de ver trabalho feito no capricho assim. Por um azar do destino, sou eng. mecânico e metido com aviação desde a época da faculdade, o que me faz ser um cara bem enjoado no que diz respeito a trabalhos mecânicos, tudo o que eu posso dizer é que fiquei brabo junto contigo de ver as coisas mal feitas que fizeram com a tua máquina. Tudo coisa que não levaria mais tempo ou dinheiro se fosse feito certo, foi feito errado por pura ignorância, falta de interesse, ou má fé, vai saber...
    Só queria te passar uma dica: sabe esse ajuste de face que fizeste em superfície de balancim, tampa de bomba de óleo, essas coisas? Pois é... quando a gente acerta na mão, na lima, ou lixa, mesmo com taquinho, a superfície tende a ficar naturalmente abaulada. Pode não fazer a menor diferença, mas se usares (se é que não usou, não deu pra saber...) um pedaço de vidro grosso, tipo 10mm, que podes comprar uma sobre em qualquer vidraçaria, e apoiares a lixa d'água 400 (eu já usei para afiação de ferramentas até lixa 1000 - isso porque não encontrei mais fina pra vender à mão...) em cima, terás uma superfície com excelente planicidade de referência para desempenar peças - algumas de tamanho bem razoável. Com lixa bem fina, dá pra deixar espelhado quando necessário, usando o método de lixar sempre a 90 graus entre lixas (p.ex., passa a 400 em um só sentido, quando aplainar, passa uma 800 na direção somente a 90 graus da lixação anterior, porque quando não puderes mais enxergar as marcas de lixa anteriores, é porque podes ir pra lixa mais fina, sem desperdiçar serviço). Ah, e lixa só num sentido, pra evitar abaular no movimento de ida e volta...
    Esses tempos comprei uma bomba de vácuo pra camionete que era muito bem feita, tão bem feita que tive que mandar embuchar a rosca do flexível do óleo dela assim que instalei. Depois de embuchada, lógico que tive que desmontá-la pra limpar as limalhas que o torneiro deixou, e vi que a tampa dela estava bem mal acabada. Usei este método, ficou bom. Pelo menos até 5000 km depois.
    Bacana teu serviço no jipe aí. Se eu tivesse condições de ter uma viatura em separado, faria o mesmo com uma Toy Band ou um CJ3 mesmo, gosto dos dois modelos. Atualmente, tenho a Ranger pra sustentar e arrumar, e ela ainda está um pouco longe do jeito que eu quero que ela fique.
    Enfim, continua aí o excelente trabalho, estamos acompanhando!!!

  • #418
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    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Oi Henrique,
    Estava eu lendo teu post e progresso, principalmente com o motor. Dá gosto de ver trabalho feito no capricho assim. Por um azar do destino, sou eng. mecânico e metido com aviação desde a época da faculdade, o que me faz ser um cara bem enjoado no que diz respeito a trabalhos mecânicos, tudo o que eu posso dizer é que fiquei brabo junto contigo de ver as coisas mal feitas que fizeram com a tua máquina. Tudo coisa que não levaria mais tempo ou dinheiro se fosse feito certo, foi feito errado por pura ignorância, falta de interesse, ou má fé, vai saber...
    Só queria te passar uma dica: sabe esse ajuste de face que fizeste em superfície de balancim, tampa de bomba de óleo, essas coisas? Pois é... quando a gente acerta na mão, na lima, ou lixa, mesmo com taquinho, a superfície tende a ficar naturalmente abaulada. Pode não fazer a menor diferença, mas se usares (se é que não usou, não deu pra saber...) um pedaço de vidro grosso, tipo 10mm, que podes comprar uma sobre em qualquer vidraçaria, e apoiares a lixa d'água 400 (eu já usei para afiação de ferramentas até lixa 1000 - isso porque não encontrei mais fina pra vender à mão...) em cima, terás uma superfície com excelente planicidade de referência para desempenar peças - algumas de tamanho bem razoável. Com lixa bem fina, dá pra deixar espelhado quando necessário, usando o método de lixar sempre a 90 graus entre lixas (p.ex., passa a 400 em um só sentido, quando aplainar, passa uma 800 na direção somente a 90 graus da lixação anterior, porque quando não puderes mais enxergar as marcas de lixa anteriores, é porque podes ir pra lixa mais fina, sem desperdiçar serviço). Ah, e lixa só num sentido, pra evitar abaular no movimento de ida e volta...
    Esses tempos comprei uma bomba de vácuo pra camionete que era muito bem feita, tão bem feita que tive que mandar embuchar a rosca do flexível do óleo dela assim que instalei. Depois de embuchada, lógico que tive que desmontá-la pra limpar as limalhas que o torneiro deixou, e vi que a tampa dela estava bem mal acabada. Usei este método, ficou bom. Pelo menos até 5000 km depois.
    Bacana teu serviço no jipe aí. Se eu tivesse condições de ter uma viatura em separado, faria o mesmo com uma Toy Band ou um CJ3 mesmo, gosto dos dois modelos. Atualmente, tenho a Ranger pra sustentar e arrumar, e ela ainda está um pouco longe do jeito que eu quero que ela fique.
    Enfim, continua aí o excelente trabalho, estamos acompanhando!!!
    Bah, nem me fale... é um absurdo a falta de profissionalismo de certas empresas. É loja de tintas que me vende o solvente (o mais vagabundo mesmo, não era nem thinner) de marca X pra diluir tinta da marca Y (isso aconteceu bem no início da reforma, quando eu ainda não tinha muita noção do que tava fazendo, haha, só comprei lá uma vez), tornearia que não sabe centrar as campanas de freio no torno (também não vou mais lá, agora vou numa tornearia que era de um amigo do meu vô, o sobrinho dele assumiu, capricho extremo ), retíficadora que não sabe que buchas também gastam (dentre outras coisas), loja de parafusos que não sabe quanto valem 3", peças novas que não servem no cambio (os 3 macaquinhos do sincronizado que comprei novos tiveram que ser "ajustados" na lima, porque as medidas deles tavam erradas ) e ai por diante...
    A impressão que dá é que quando vão fazer o serviço, olham meio de canto e dizem, de um jeito bem ignorante "Ahhh, isso é prum jiiipe..." e ai fazem de qualquer jeito palhaçada...

    Em compensação, ainda existem muitos lugares onde o compromisso com o serviço ainda existe, nos resta encontrá-los .
    Exemplo disso é a "ferragem" onde sempre vou (entre aspas porque tem tudo la, mais do que em uma simples ferragem: parafusos, porcas e arruelas, retentores, rolamentos, mangueiras, tinta spray, papel pra junta, eletrodo pra solda, tudo que é ferramenta, reparos pra máquinas, instrumentos de medição...), são muito atenciosos, já me deram algumas boas idéias de como solucionar alguns problemas e o preço é bom
    Ou também essa tornearia que citei antes, que costumo ir agora. Uma vez levei a barra de direção do meu Jeep e a tampa do setor da direção pra fazer uma sede prum retentor que eu queria adaptar, pra resolver um vazamento. Deixei lá de manhã e fui buscar de tarde. Quando voltei, o cara falou que alguem tinha substituido o caracol da barra de direção, mas fez esse serviço de um jeito tão porco que não se deu nem o trabalho de soldar as duas peças alinhadas. Ai ele cortou fora a solda e refez, dessa vez centrado. Ou seja, além de fazer o serviço que eu tinha encomendado, percebeu um baita problema na barra de direção, que daria problema no retentor causando o mesmo vazamento que eu queria corrigir, isso se eu conseguisse montar o setor com o retentor, tamanho era o desalinhamento.


    Quando a dica do vidro, é excelente. Eu usei ela algumas vezes: no carburador, na bomba de gasolina, no pescador de óleo, na tampa da bomba injetora do carburador, sempre funcionou Só que fiz em cima do mármore ou granito, acredito que, no final, o efeito seja o mesmo. Sempre consegui vedação perfeita com essa técnica (exceto no carburador quando usei um papel de junta muito fino, como são peças muito velhas tem uns pontos de corrosão, que teria que lixar muito pra sair tudo, aí preferi colocar uma junta um pouco mais grossa pra resolver ).

    Sobre os balancins, fiz na lima mesmo, dando o acabamento na lixa. Inclusive procurei deixar a superfície um pouco convexa, assim o ponto mais alto dessa superficie empurra a haste da válvula no seu centro. Eu até conseguiria deixar plano usando esse método da lixa, mas o problema é que, além de plano, essa superfície do balancim teria que ficar perfeitamente paralela com a superfície da haste da válvula, o que eu não conseguiria fazer. Se não, ao acionar a válvula, a superfície do balancim vai se apoiar só na quina da haste da válvula, gastando rápido tanto a superfície do balancim quando a ponta da haste da válvula, além de criar uma força lateral na válvula (desgaste da guia) e, talvez, impedir sua rotação. Sem falar que a regulagem da válvula também ficaria prejudicada nesse caso. Fiz um desenhinho pra explicar o que quero dizer, concorda? O desenho tá meio tosco mas dá pra entender
    Reforma total do CJ3b-balancim-valvula.jpg
    Eu até cheguei a conferir onde ficou o ponto de contato dos balancins com as hastes das válvulas durante a montagem, mas não tirei fotos Depois de aquecer o motor, quando eu for reapertar o cabeçote eu aproveito e tiro umas fotos pra por aqui

    Enfim, agradeço a visita e o conselho, essa técnica é uma mão na roda pra tirar vazamentos e melhorar o assentamento de peças.
    Mas e ai, tem umas fotos da sua Ranger aqui pelo forum?
    Willys Overland 1953
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  • #419
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    Beleza. De fato, o efeito do mármore ou granito é o mesmo, mas o vidro é sempre bem mais plano.
    E, sim, isso não resolve problemas de porosidade e corrosão, lógico. Se fosse uma peça de montagem permanente, tipo cárter, graças a Deus inventaram as tais juntas líquidas. Mas como é carburador, que periodicamente se tira pra desmontar e limpar e tals, daí só mesmo uma juntinha caprichada.
    Podes usar a técnica para fazer os abaulados, cuidando somente para abaular em um só plano, fica bom e parelhinho também. Especialmente útil se quer fazer abaulado em uma direção só.
    Depois me passa a dica dessa "ferragem" aí... difícil achar gente que se proponha a entender o que a gente precisa.
    Foto da jabureca eu tinha colocado umas no início, quando comprei ela. Nunca mais tirei foto nenhuma pra colocar aqui, até porque por falta de tempo$ eu só tenho feito manutenção periódica e corretiva, dessas que não aparece nada (com exceção dos pneuzinhos que eu tive que trocar esse mês, mas nada demais, botei uns pneus de SUV mesmo - Dunlop AT3 - porque os que tavam não davam mais, e era o que tinha mais à mão onde mandei fazer alinhamento). Um dia desses atualizo um link pra ela aí na frota 4x4.
    No mais, great job!

  • #420
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Cara esqueci de te mandar as fotos do apoio do banco!!
    Desculpa a mancada, mas ainda em tempo.

    Esse apoio que vc fez ficou bem parecido com o original, nessas 2 fotos acho que dá para entender bem.

    Reforma total do CJ3b-reforma-jeep-036.jpg Reforma total do CJ3b-fernandao029-1.jpg

    Já no apoio atras do paralamas, o tubo da estrutura do banco se apoia exaramente sobre aquela chapinha dobrada e soldada no paralamas.

    Reforma total do CJ3b-banco-fernandao-005.jpg Reforma total do CJ3b-banco-fernandao-004.jpg

    Espero que ajude.

    []'s

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