Postado originalmente por
BRAVOECONOVEMBER
Oi Henrique,
Estava eu lendo teu post e progresso, principalmente com o motor. Dá gosto de ver trabalho feito no capricho assim. Por um azar do destino, sou eng. mecânico e metido com aviação desde a época da faculdade, o que me faz ser um cara bem enjoado no que diz respeito a trabalhos mecânicos, tudo o que eu posso dizer é que fiquei brabo junto contigo de ver as coisas mal feitas que fizeram com a tua máquina. Tudo coisa que não levaria mais tempo ou dinheiro se fosse feito certo, foi feito errado por pura ignorância, falta de interesse, ou má fé, vai saber...
Só queria te passar uma dica: sabe esse ajuste de face que fizeste em superfície de balancim, tampa de bomba de óleo, essas coisas? Pois é... quando a gente acerta na mão, na lima, ou lixa, mesmo com taquinho, a superfície tende a ficar naturalmente abaulada. Pode não fazer a menor diferença, mas se usares (se é que não usou, não deu pra saber...) um pedaço de vidro grosso, tipo 10mm, que podes comprar uma sobre em qualquer vidraçaria, e apoiares a lixa d'água 400 (eu já usei para afiação de ferramentas até lixa 1000 - isso porque não encontrei mais fina pra vender à mão...) em cima, terás uma superfície com excelente planicidade de referência para desempenar peças - algumas de tamanho bem razoável. Com lixa bem fina, dá pra deixar espelhado quando necessário, usando o método de lixar sempre a 90 graus entre lixas (p.ex., passa a 400 em um só sentido, quando aplainar, passa uma 800 na direção somente a 90 graus da lixação anterior, porque quando não puderes mais enxergar as marcas de lixa anteriores, é porque podes ir pra lixa mais fina, sem desperdiçar serviço). Ah, e lixa só num sentido, pra evitar abaular no movimento de ida e volta...
Esses tempos comprei uma bomba de vácuo pra camionete que era muito bem feita, tão bem feita que tive que mandar embuchar a rosca do flexível do óleo dela assim que instalei. Depois de embuchada, lógico que tive que desmontá-la pra limpar as limalhas que o torneiro deixou, e vi que a tampa dela estava bem mal acabada. Usei este método, ficou bom. Pelo menos até 5000 km depois.
Bacana teu serviço no jipe aí. Se eu tivesse condições de ter uma viatura em separado, faria o mesmo com uma Toy Band ou um CJ3 mesmo, gosto dos dois modelos. Atualmente, tenho a Ranger pra sustentar e arrumar, e ela ainda está um pouco longe do jeito que eu quero que ela fique.
Enfim, continua aí o excelente trabalho, estamos acompanhando!!!