Powered by vBulletin

ENGESA 4 - JORDÂNIA - 6CC - ÁLCOOL

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 104 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819202122232464 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/06/2007, 15:53
    gnecchi
    2 Anexo(s)
    Toquei as antigas buchas inteiriças em PU amerelo da DAMPER pelas buchas bi-partidas em PU vermelho da BUCH !!!

Comprei o kit completo que vem com as buchas das barras estabilzadoras tb.

As buchas amarelas que estavam no Predator durou quase 2,5 anos e é bem perceptível que o PU utilizado pela BUCH é mais duro que o PU amarelo utilizado pelo DAMPER.

Com as buchas novas o Engesa ficou bem mais firme. Utilizando os Rancho na pressão máxima o bicho tá parecendo um KART !!! Espero que em função destas buchas serem menos macias que as anteriores, eu não perca muito no desempenho off-road.

Agora estou pensando em colocar um amortecedor de direção mais parrudo do que o original (Cofap - GM Oplala - cod. 22021), talvez parta para um HDS.

[]'s
  • 30/06/2007, 11:11
    gnecchi
    em breve Predator com TCase Hilux + ZF4HP22
    Acabei de comprar a CA ZF4HP22 que estava num Diplomata 1990 !!
    Veio completinha, mas o radiador o cara já tinha passado pra frente, portanto preciso procurar um para adaptar.... li em algum lugar que o pessoal está usando radiador de moto.

Agora preciso mandar ela para uma revisão geral, pois o dono disse que estava patinando quando o carro ainda estava frio.

Depois da CA revisada e tb a TCase, irei comprar o kit MKrawler com o Marcel.

[]'s depois posto fotos da CA
  • 23/07/2007, 18:30
    guilhermeabreu
    GNECCHI

Coloca o amortecedor de direção da D-20 ou TOY BAND das mais novas , eu coloquei no meu ficou show e barato , acho que o da D-20 é mais barato e sõ praticamente iguais . Ele é bem mais parrudo que do opala .
  • 23/07/2007, 19:55
    gnecchi
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GNECCHI

Coloca o amortecedor de direção da D-20 ou TOY BAND das mais novas , eu coloquei no meu ficou show e barato , acho que o da D-20 é mais barato e sõ praticamente iguais . Ele é bem mais parrudo que do opala .

Valeu pela dica Guilherme, irei procurar esse amortecedor da D20. :concordo::concordo:

[]'s
  • 23/07/2007, 20:01
    guilhermeabreu
    GNECCHI

Preciso de sua ajuda .

Meu ENGESA tem motor MWM 2.8 sprint turbo/intercooler , e pesa idem ao seu GM 4.1 .
    Troquei as molas originais do meu , comprei na ROTA , as diantiras do ENGESA GM 4.1 , que o ÍGOR me sugeriu e as rtrazeiras as originais ,mas com 45 cm de comprimento , e as dianteiras com 43 cm de comprimento .
    Perguntei ao ÍGOR se não valeria a pena de colocar as dianteiras do ENGESA DÍESEL ele me respondeu que ficaria muito duro e desconfortável .
    Ficou bem mais alto do que era , mas com o tempo elas arrearam e está muito mole . Eu ando puxado , rodo 600 km /semana a 120/130km/h , as estradas estão em pésssimo estado e ele o ENGESA mais parece uma barca querendo naufragar ,

PERGUNTO :

O seu vc colocou molas do ENGESA DÍESEL , qual o comprimento dessas molas , espessura de fio , nº de elos , comprou a onde , como ficou ? duro de mais ? sem conforto ? melhorou a sensação de balanço excessivo ?

E as molas traseiras , qual o comprimento , espessura do fio , nº de elos , comprou a onde ?

Outra AGONIA que estou passando , é com relação a diribilidade que esta ruim .
    Já fiz todas as revisões e trocas de peças da direção/suspensão , não tem folga em nada . Troquei os rolamentos dos munhões pelos mancais de munhão da ENFER ( ROTA ) .

O ENGESA qdo dobro uma esquina ou desvio de ujm buraco na estrada , qdo solto a direção , ela não volta a sua posição inicial como é todo carro , tenho que ajudar a voltar o volante o tempo todo , é um saco e desconfortavel , esta com 1,5 kg.de peso no munhão . Estou achando que possa se os mancais que coloquei ou os pneus 33 x 12,5 x 15 .

Gostaria de saber como é o seu , pois tb tem pneus 33.
  • 23/07/2007, 20:13
    Kim
    Grannde guilhermeabreu!

Tudo bem?

Sobre as molas, vou passar minha configuração.
    Na parte trazeira, estou usando as originais com calço de tecnil de 3cm e, na frente, coloquei as molas trazeiras do corcel, mais pode tentar a dianteira do del rey ou belina (ambos com ar condicionado). O fio e a espessura são compatíveis, aumentando o tamanho.

No meu retirei o 4cc, coloquei o 6cc+ar.

Agora quanto a dirigibilidade, está tendo um problema que passei com o meu, que é o cáster.

Quando ergue a suspensão, o caster vai para frente e, então fica muito ruim de dirigir, por mais que alinhe, não fica bom.

O serviço correto de se fazer é alterar os munhões no eixo, ou trabalhar o braço longitudinal (vi certa vez em um site gringo).

Converse com pessoal, talvez tenhão uma idéia legal para resolver seu problema, pois o meu, resolvi abaixando um pouco o jipe. Vou ergue-lo novamente quando colocar o eixo de rural/F75, onde já coloco o munhão no caster certo.

Abraços.

Kim.
  • 23/07/2007, 20:30
    guilhermeabreu
    CARO AMIGO KIM

O problema com a diribilidade foi ou é igual ao meu ? ou é outro tipo de problema . Vc já resolveu o seu ? Como ?

Inicialmente ele ficou mais alto , mas agora esta na mesma altura de qdo comprei no leilão , e o pior , é que não me lembro mais como ele andava , se tinha este problema ou não , usei ele uns 6 meses com pneus sobrenovos de uma LAND que é 235 x 80 x16 se não me falhe a memória .
    Outro ´problema , é mexer no munhão sem gabarito , aí é FERRO NA MOLEIRA , vc acha que esta resolvendo um problema , e acaba arranjando vários , e aja dimdim pra bancar ísto tudo .

Agora com relação as molas , é uma boa idéia , só em ser mais comprida já melhora , e a espessura delas , é a mesma , ou mais fina .
    Se for da mesma espessura , não vai resolver muito pq estou achando ele muito mole , balançando muito . Elas teriam que serem mais grossas para o ENGESA ficar mais firme .

Vou aguardar as impressões do GNECCHI , e as medidas das molas que ele colocou .

Mas , muito grato pela a atenção e na tentativa de ajuda .

[]ÇÃO
  • 23/07/2007, 20:51
    Kim
    Guilherme!

As do del-rey com ar são 1mm mais espessa, sendo a distância entre elos igual.

Para eu, a trazeira do corcel, ficou boa na dianteira do engesa. (motor 6cc).
    O problema de dirigibilidade, resolvi abaixando a suspensão um pouco, para que o "eixo" do caster ficasse inclinado par traz.

No tópico do Gilvam, lá pela 100 página, postei algo, pos foi quando resolvi o problema (parcial).

Digo parcial, pois em estrad não muito boa, ainda dá umas puchadas, mais no asfalto ando na faixa de 110 sem problema.

Sobre as molas, sofri bastante por aqui, e acabei resolvendo "de graça", quando um conhecido ia jogar fora umas molas de corcel, pensei, "se der deu!"

Abraços.

Kim.
  • 23/07/2007, 21:23
    gnecchi
    Guilherme,

Aí vão os dados das molas que tenho no Predator:

Dianteira - Mola do Engesa DieselComprimento a Vazio: 425mmDiâmetro do Fio: 15mm (eu não tinha paquímetro para medir... foi na trena messss)Diâmetro Externo: 135mm10 voltas

Essas traseiras "eram" as molas que usava, atualmente estou as molas são maiores, pois são o modelo especial vendido pelo Igor.
    Traseira *** segundo a Rota 4x4 esta mola é uns 30mm maior que a original !!Comprimento a Vazio: 435mmDiâmetro do Fio: 16mmDiâmetro Externo: 145mm08 voltas

fotos no link
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...7&postcount=21

Estou com as molas dianteiras do Engesa Diesel à uns 3 anos e não as mesmas não sofreram deformação por fadiga até o presente momento. As traseiras chegaram a deformar um pouco e por isso acabei colocando molas maiores.

A dirigibilidade do Predator é excelente, não tenho nenhum problema quanto à isso. Decidi pelas molas do Engesa Diesel em função de colocar o guincho na viatura, aumentando o peso bem na extremidade dianteira. Ficou muito bom. Quando coloquei essas molas o Igor tb achava que não ficaria bom e deixou que eu testasse por 1 semana essa configuração para ver se eu optaria por trocá-las pelas molas do 6CC. Como tenho os amortecedores Rancho com regulagem interna e no dia-dia ando com máxima pressão neles, o Engesa fica muito estável e confortável. Nas trilhas ando com a pressão dos amortecedores no mínimo. Se andar com baixa pressão nos amortecedores na estrada, percebo que a viatura tende a oscilar um pouco, pois as molas dianteiras são mais rígidas que as traseiras.

Quando eu precisar trocar as molas dianteiras novamente, partirei para a mesma configuração sem medo de ser feliz :concordo::concordo:.

As molas especiais vendidas pelo Igor é fabricada pela SRC Molas Industriais http://www.molassrc.com.br/ ...... peguei os dados da etiqueta que estavam nas molas novas :mrgreen: :mrgreen:

Quanto ao lance da direção, tb não tenho problemas com isso, mesmo usando as bolachas de 33". A dirigibilidade é tranquila e precisa, ainda mais agora com todas as buchas zero bala.
  • 25/07/2007, 23:55
    Eduardo Valaretto
    Caro Guilherme,

Realmente fica difícil opinar sem andar com o Jeep, mas se vc diz que a altura dele está normal a princípio não deveria ter problemas de caster.
    Não sei se ajuda, mas vc não é a primeira pessoa que não consegue deixar o engesa com boa dirigibilidade usando as buchas da Enfer. Dê uma procurada nos tópicos que pelo que me lembro já teve gente que voltou para os rolamentos e já teve gente que deixou as buchas somente na parte de cima ou na parte de baixo (não lembro).
    Particularmente não acredito muito nesses mancais da enfer (acho que a lubrificação é insatisfatória).
    Desculpe não poder ajudar mais,

Abraços,

Eduardo Valaretto.
  • 29/09/2007, 21:43
    gnecchi
    :arrow:
    Citação:

Postado originalmente por gnecchi Ver Post
    Valeu pela dica Guilherme, irei procurar esse amortecedor da D20. :concordo::concordo:

[]'s

Guilherme,

Instalei o amortecedor de direção da D20, conforme sua sugestão.... ficou bem melhor, pois nem se compara ao amortecedor original (opala).
    A única coisa que tem que fazer é mudar a forma de fixação desses amortecedores, pois ele vem com pino e no caso do Engesa precisa ser de olhal para fixar com parafuso passante :concordo:
    Segunda-feira irei abrir o meu Dana 30 para tirar a relação 3,90 com cx satélite e planetárias para dar uma revisada geral (quem vai fazer é o Ricardo do Clube da Camper), pois desta forma te mando o conjunto 100% revisado... é pegar e instalar no seu diferencial :concordo:

Faz tempo que não posto nada aqui, portanto abaixo descrevo algumas mudanças que fiz e outras que estão por vir no Predator:

:arrow: estou com um radiador zero bala, pois o meu tava com muuuuuito remendo. A caixa do radiador é a mesma, entretanto a colméia é nova (idêntica à original). Instalei ventoinha elétrica com cebolão para acionamento autimático, mas mantive a ventoinha mecânica do motor;
    :arrow: troquei o hidrovácuo + cilindro mestre de D20 por um conjunto de Blazer. O freio está muito confiável e equilibrado :dance:. Tirei o freio hidráulico de estacionamento, pois era um lixo :evil: ... por enquanto estou sem nenhum freio de estacionamento :parede:
    :arrow: a Tcase de Hilux com a ponta do CA ZF4HP22 está com o Marcel da Mkrawler, pois ele está montando a flange, as alavancas de acionamento da Tcase e mudando a relação da Tcase para a redução máxima permitida 4,71:1. Assim que esse conjunto voltar montado de MG, iniciarei a adaptação do CA. O radiador de óleo já está comprado, só falta achar uma ventoinha pro dito cujo;
    :arrow: irei fazer um up-grade no diferencial dianteiro Dana 30 para Dana 44, onde utilizarei a mesma relação que tenho no diferencial traseiro 12x47;
    :arrow: aproveitando que estarei com Dana 44 no diferencial dianteiro, irei instalar um bloqueio em ambos os diferenciais. No dianteiro eu já decidi por colocar o Ensimec F4s, mas no traseiro eu ainda estou em dúvida se tb coloco o Ensimec F4s, ou se coloco o selecionável à cabo da Macrotorque :pensativo:.

Já tenho destino certo para o Clark 240V e a Caixa de Transferência do Engesa... ainda resta dar destino à capa seca + embreagem e ao kit de embreagem hidráulica (de MB 608).

Com o up-grade do Dana 30, vai sobrar as pontas de eixo (que já são as novas das Enfer, pois já tinha quebrado as originais e comprado as novas na Rota4x4).

[]'s ancioso para ver o Predator com todas essas alterações :dance:
  • 30/09/2007, 10:34
    Kim
    Citação:

Postado originalmente por gnecchi Ver Post
    :arrow:

Guilherme,

Instalei o amortecedor de direção da D20, conforme sua sugestão.... ficou bem melhor, pois nem se compara ao amortecedor original (opala).
    A única coisa que tem que fazer é mudar a forma de fixação desses amortecedores, pois ele vem com pino e no caso do Engesa precisa ser de olhal para fixar com parafuso passante :concordo:
    Segunda-feira irei abrir o meu Dana 30 para tirar a relação 3,90 com cx satélite e planetárias para dar uma revisada geral (quem vai fazer é o Ricardo do Clube da Camper), pois desta forma te mando o conjunto 100% revisado... é pegar e instalar no seu diferencial :concordo:

Faz tempo que não posto nada aqui, portanto abaixo descrevo algumas mudanças que fiz e outras que estão por vir no Predator:

:arrow: estou com um radiador zero bala, pois o meu tava com muuuuuito remendo. A caixa do radiador é a mesma, entretanto a colméia é nova (idêntica à original). Instalei ventoinha elétrica com cebolão para acionamento autimático, mas mantive a ventoinha mecânica do motor;
    :arrow: troquei o hidrovácuo + cilindro mestre de D20 por um conjunto de Blazer. O freio está muito confiável e equilibrado :dance:. Tirei o freio hidráulico de estacionamento, pois era um lixo :evil: ... por enquanto estou sem nenhum freio de estacionamento :parede:
    :arrow: a Tcase de Hilux com a ponta do CA ZF4HP22 está com o Marcel da Mkrawler, pois ele está montando a flange, as alavancas de acionamento da Tcase e mudando a relação da Tcase para a redução máxima permitida 4,71:1. Assim que esse conjunto voltar montado de MG, iniciarei a adaptação do CA. O radiador de óleo já está comprado, só falta achar uma ventoinha pro dito cujo;
    :arrow: irei fazer um up-grade no diferencial dianteiro Dana 30 para Dana 44, onde utilizarei a mesma relação que tenho no diferencial traseiro 12x47;
    :arrow: aproveitando que estarei com Dana 44 no diferencial dianteiro, irei instalar um bloqueio em ambos os diferenciais. No dianteiro eu já decidi por colocar o Ensimec F4s, mas no traseiro eu ainda estou em dúvida se tb coloco o Ensimec F4s, ou se coloco o selecionável à cabo da Macrotorque :pensativo:.

Já tenho destino certo para o Clark 240V e a Caixa de Transferência do Engesa... ainda resta dar destino à capa seca + embreagem e ao kit de embreagem hidráulica (de MB 608).

Com o up-grade do Dana 30, vai sobrar as pontas de eixo (que já são as novas das Enfer, pois já tinha quebrado as originais e comprado as novas na Rota4x4).

[]'s ancioso para ver o Predator com todas essas alterações :dance:

Grannnde gnecchi!

Bem, conversa com o Igor da Rota4x4, pois tem já o eixo pronto à basa de troca, a$$im que $obras algun$ numerário$$$$, farei a troca do meu, pois estou no momento com duas relações diferentes. (em teste)

Estou com um dif. diânteiro da F75 aqui, mais com a opção oferecida, já mudei minha idéia, pois continuarei com os munhões com 3 rolamentos.

Abraços.

Kim.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 104 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819202122232464 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:34.