Powered by vBulletin

ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 38 de 108 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 28293031323334353637383940414243444546474888 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/09/2009, 13:26
    Zepi
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Caveso, muito legal tambem tua adaptação, como disse o Kim em algum topico porai, fim do ano a gente faz o concurso da melhor adaptação onde concorrem vc, o zepi e o spina, heheh.

[]'s

Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana:mrgreen::mrgreen:!!!!!

Abraços
  • 02/09/2009, 17:29
    CAVESO
    O campeão leva aquele CA que está sobrando lá na oficina do Elmer..... :mrgreen:
  • 02/09/2009, 17:34
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Caveso, não sou profundo conhecedor do assunto, o que vou escrever é puro achismo com pouco ou nenhum fundamento, ok?

Eu acho o peso de um volante desnecessário na aplicação do CA.

No caso do CM, no meu entender a massa do volante tem a função de manter inércia. É para que o motor, uma vez em determinado giro, não reduza tal RPM tão facilmente. Entendo que isto é interessante na situação em que se está dirigindo com o giro médio/alto e se tira o pé do acelerador. Como o CM através da relação de marchas selecionada está fisicamente amarrado ao giro do motor, uma queda de giro do motor por não estar mais sendo alimentado implicaria em redução da velocidade imediatamente. Com a inércia do volante presente, isto não se faz tão instantâneo.

No caso de um CA, eu entendo que o motor é apenas uma bomba de óleo para uma transmissão hidráulica. Melhor dizer, antes que venham as interpretações ao pé da letra, é que o motor é apenas o motriz de uma bomba hidráulica (a do CA). Desta forma, a relação de marchas selecionada não está fisicamente amarrada ao giro do motor (vide o escorregamento), de forma que comparando com o cenário anterior uma queda do giro do motor não implicaria de imediato em uma redução da velocidade imediata do conjunto.

A inércia que o volante oferece uma vez em médio/alto giro, obviamente tem que ser vencida no início do trabalho, de forma que um motor com volante muito pesado não sobe giro tão rápido, tendo os fabricantes que escolher o melhor custo/benefício entre a inércia desejada e a resposta do motor. Em carros de corrida por exemplo, aliviam ao máximo o volante para que o motor responda rapidamente. É obvio que isto implica em perdas na outra ponta da equação, mas é só para ilustrar.

Assim, entendo que é interessante ao motor acoplado em um câmbio CA poder subir giro rapidamente, pois ao contrário do conjunto com câmbio CM onde motor e câmbio "sobem o giro juntos", no caso do CA o motor sobe o giro antes, marcando onde quer chegar (setpoint) e o câmbio é "que corre atrás".

Novamente, são opiniões sem embasamento profissional no assunto, pois não trabalho com isto.

Espero ter ajudado, ou como já vi dizendo por aqui, atrapalhado mais ainda! :mrgreen:

Saudações,
    Gustavo.

Gustavo,

Concordo em GNG com suas palavras!

O volante num CA nada mais é do que ligação entre motor e conversor, com uma cremalheira por fora...

Estou tentando aliviar o máximo de peso possível do meu para tentar manter os números próximos do peso do volante + embreagem do motor originalmente.

O que vejo de diferente da distribuição de forças, é que um volante com embreagem numa mesma rotação desloca a mesma coisa. Já um conversor numa mesma rotação, pode deslocar massas diferentes dependendo da situação do câmbio.

É o que penso...
  • 02/09/2009, 17:37
    CAVESO
    Galera,

Pesei o meu conjunto volante + flex + conversor e descobri que este conjunto fica 5 kg mais pesado do que volante bi-massa + embreagem e disco.

Será que mudará muita coisa no comportamento do motor?

Alguém sabe o peso do volante monomassa do sprint?
  • 02/09/2009, 20:43
    Zepi
    Como falei antes...Caveso, já vio o peso que está concentrado no centro do eixo(flanges)?Esse peso, na minha opinião é pouco significativo.A não ser que não as tenha pesado???

Abraço
  • 02/09/2009, 21:23
    Kim
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Caveso, muito legal tambem tua adaptação, como disse o Kim em algum topico porai, fim do ano a gente faz o concurso da melhor adaptação onde concorrem vc, o zepi e o spina, heheh.

[]'s

Opa, faltou o Walter, com sua rangermatic!:twisted:

Caveso, vai no topicu do Zepi, e olha o que escreví lá sobre o pino do conversor e sua importância.

Sobre o peso do conjunto, se ficou mais pesado, será melhor, pois melhorará o torque, em veículos de compétições, que o giro tem que subir, a galera alivia no que dá o volante, só que o torque...
  • 02/09/2009, 22:32
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Como falei antes...Caveso, já vio o peso que está concentrado no centro do eixo(flanges)?Esse peso, na minha opinião é pouco significativo.A não ser que não as tenha pesado???

Abraço

Zepi,

É verdade: o peso está bem no centro do eixo.

Minha intenção era deixar o mais próximo possível do conjunto original do motor, mas é impossível.

Vou reduzir o peso ao máximo e mandar ver.
  • 02/09/2009, 22:46
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Sobre o peso do conjunto, se ficou mais pesado, será melhor, pois melhorará o torque, em veículos de compétições, que o giro tem que subir, a galera alivia no que dá o volante, só que o torque...

Kim,

O sprint é motor alta rotação, daí meu medo de alterar em muito o torque....
  • 03/09/2009, 01:06
    Zepi
    Caveso, poderia descriminar os valores do peso do conjunto de embreagem + volante Sprint e o peso só do conversor com óleo?
    Abraços
  • 03/09/2009, 01:36
    CAVESO
    Zepi,

Conversor cheio de óleo: 16,700 kg.
    Volante bi massa desmontado e cortado + flex: 9,660 kg.
    Total volante + flex + conversor: 26,360 kg
    Volante cortado, desmontado + alguns pedaços de peças dele que achei + embreagem e disco: 20,200 kg.

Você sabe o peso do bi-massa e do monomassa originais?

Esqueci de pesar o meu antes de desmontá-lo.
  • 03/09/2009, 07:54
    Zepi
    Acreditoque o meu dê um pouco mais que 24 kg...
    Não sei os valores do peso Caveso.

Abraço
  • 03/09/2009, 20:52
    Walter L. L. Casitta
    O peso do meu volante com o conversor ficou uns 6Kg mais pesado. Eu ainda não percebi nenhum problema relacionado a isso...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 38 de 108 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 28293031323334353637383940414243444546474888 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:01.