Kim,
Há um detalhe também a se considerar que é o menor peso do sprint em relação aos motores citados por você (cummins) e pelo Alvaro (perkins)...
Vou ver se consigo os pesos do câmbio ZF e da t-case hilux pra ajudar na orientação...
Versão Imprimível
Kim,
Há um detalhe também a se considerar que é o menor peso do sprint em relação aos motores citados por você (cummins) e pelo Alvaro (perkins)...
Vou ver se consigo os pesos do câmbio ZF e da t-case hilux pra ajudar na orientação...
Opa!
Cheguei só para atrapalhar um pouco a discussão do CG:
- a distribuição de peso influi, porém...tem o detalhe do CG influir no Anti-squat da suspensão...
- grosseiramente o CG do carro pode ser determinado como o parafuso superior da capa seca (já li em mais de um lugar, mas nunca confirmei na prática (não quis pendurar o carro na ponte rolante para ver se ficava no "jeito"):mrgreen:
[]'s e boa sorte no projeto que tem tudo para ser animal!
Guto,
Obrigado pelas considerações.
No meu caso, como determinar a melhor posição do conjunto no chassis do jipe (lembrando que há a limitação do pouco espaço no comprimento do jipe e consequentemente no tamanho do cardã traseiro)?
Na minha rural deixei um pouco de espaço entre o cofre e o motor em função do calor e facilitar futura manutenção etc, mas ele ficou bem recuado em relação ao original.
Como Caveso falou, esse motor é bem leve, e mais um detalhe a ZF é um chumbo, deve ter uns 40 quilos!
Então acho com esse conjunto CG tende a ficar mais atrás que o normal.
Abraço
Bem lembrado Caveso, o MWM pesa muito menos que o bolo de ferro que eu coloquei. :mrgreen:
Pra vc ter idéia, antes usava motor 6c 4.9i de F-1000 que já é um chumbo, depois do perkins a suspensão dianteira baixou uns 10cm comparada com quando usava o 4.9. :parede:
Fazendo um cálculo bem tosco, considere aí +- 100kg do tanque cheio atrás, +- 200kg da T-case, câmbio e o piloto no meio :twisted: e +- 200kg do MWM na frente dá uma distribuição de peso relativamente HOMOgênea.
O negócio é não andar de tanque vazio. :mrgreen:
Zepi:Ainda não estou com o conjunto montado, mas, sabendo que o ZF é pesado, parece que ficará bem distribuído o peso do conjunto..
Alvaro: Além do tanque, tem ainda o estepe (no meu caso 33" mais roda de aço de 10") e outras tranqueiras...
Alguém sabe como calcular o CG do meu jipe com o novo conjunto? :pensativo:
Não ensina a calcular, mas explica uma porrada de coisa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639
Câmbio ZF auto já está em casa!!!!!! :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:
Aparentemente está bom (veio de um Diplomata 90), mas como não resisto a ficar com uma chave na mão e ver um parafuso apertado.......:twisted:
Daqui a pouco posto as fotos (só pra deixá-los curiosos e ansiosos como eu estou aqui :mrgreen: )..