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ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine

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  • 24/07/2009, 00:12
    CAVESO
    Kim,

    Há um detalhe também a se considerar que é o menor peso do sprint em relação aos motores citados por você (cummins) e pelo Alvaro (perkins)...

    Vou ver se consigo os pesos do câmbio ZF e da t-case hilux pra ajudar na orientação...
  • 24/07/2009, 00:46
    GuTo_Cerulli
    Opa!

    Cheguei só para atrapalhar um pouco a discussão do CG:
    - a distribuição de peso influi, porém...tem o detalhe do CG influir no Anti-squat da suspensão...
    - grosseiramente o CG do carro pode ser determinado como o parafuso superior da capa seca (já li em mais de um lugar, mas nunca confirmei na prática (não quis pendurar o carro na ponte rolante para ver se ficava no "jeito"):mrgreen:

    []'s e boa sorte no projeto que tem tudo para ser animal!
  • 24/07/2009, 01:02
    CAVESO
    Guto,

    Obrigado pelas considerações.

    No meu caso, como determinar a melhor posição do conjunto no chassis do jipe (lembrando que há a limitação do pouco espaço no comprimento do jipe e consequentemente no tamanho do cardã traseiro)?
  • 24/07/2009, 08:41
    Zepi
    Na minha rural deixei um pouco de espaço entre o cofre e o motor em função do calor e facilitar futura manutenção etc, mas ele ficou bem recuado em relação ao original.
    Como Caveso falou, esse motor é bem leve, e mais um detalhe a ZF é um chumbo, deve ter uns 40 quilos!
    Então acho com esse conjunto CG tende a ficar mais atrás que o normal.

    Abraço
  • 24/07/2009, 11:33
    alvaro.jrc
    Citação:

    Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Kim,
    Há um detalhe também a se considerar que é o menor peso do sprint em relação aos motores citados por você (cummins) e pelo Alvaro (perkins)...
    Vou ver se consigo os pesos do câmbio ZF e da t-case hilux pra ajudar na orientação...

    Bem lembrado Caveso, o MWM pesa muito menos que o bolo de ferro que eu coloquei. :mrgreen:
    Pra vc ter idéia, antes usava motor 6c 4.9i de F-1000 que já é um chumbo, depois do perkins a suspensão dianteira baixou uns 10cm comparada com quando usava o 4.9. :parede:

    Fazendo um cálculo bem tosco, considere aí +- 100kg do tanque cheio atrás, +- 200kg da T-case, câmbio e o piloto no meio :twisted: e +- 200kg do MWM na frente dá uma distribuição de peso relativamente HOMOgênea.

    O negócio é não andar de tanque vazio. :mrgreen:
  • 24/07/2009, 12:59
    CAVESO
    Zepi:Ainda não estou com o conjunto montado, mas, sabendo que o ZF é pesado, parece que ficará bem distribuído o peso do conjunto..

    Alvaro: Além do tanque, tem ainda o estepe (no meu caso 33" mais roda de aço de 10") e outras tranqueiras...
  • 24/07/2009, 14:25
    CAVESO
    Alguém sabe como calcular o CG do meu jipe com o novo conjunto? :pensativo:
  • 24/07/2009, 15:07
    alvaro.jrc
    Citação:

    Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Alguém sabe como calcular o CG do meu jipe com o novo conjunto? :pensativo:

    Não ensina a calcular, mas explica uma porrada de coisa.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639
  • 24/07/2009, 18:06
    CAVESO
    Citação:

    Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Não ensina a calcular, mas explica uma porrada de coisa.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639

    Caramba, e ontem fiquei até as 3 horas pesquisando isso e só não achei esse tópico aí....:parede: :parede:

    Valeu Alvaro! :concordo:
  • 30/07/2009, 11:48
    CAVESO
    ZF 4HP 22 in home!
    Câmbio ZF auto já está em casa!!!!!! :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

    Aparentemente está bom (veio de um Diplomata 90), mas como não resisto a ficar com uma chave na mão e ver um parafuso apertado.......:twisted:

    Daqui a pouco posto as fotos (só pra deixá-los curiosos e ansiosos como eu estou aqui :mrgreen: )..
  • 30/07/2009, 13:01
    Duda Lopes
    Citação:

    Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Câmbio ZF auto já está em casa!!!!!! :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

    Aparentemente está bom (veio de um Diplomata 90), mas como não resisto a ficar com uma chave na mão e ver um parafuso apertado.......:twisted:

    Daqui a pouco posto as fotos (só pra deixá-los curiosos e ansiosos como eu estou aqui :mrgreen: )..

    Caveso,

    Desculpe a pergunta, mas quanto pagou no ZF e onde comprou?

    Pode ser por MP.

    [].
  • 30/07/2009, 13:13
    CAVESO
    Citação:

    Postado originalmente por Duda Lopes Ver Post
    Caveso,

    Desculpe a pergunta, mas quanto pagou no ZF e onde comprou?

    Pode ser por MP.

    [].

    Duda,

    Peguei o câmbio de um meca de opala.

    Troquei uma direção hidráulica de opala (setor + bomba + mangueiras + suportes) no câmbio.
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