Postado originalmente por
FIDELIS
Carlos,
Sugestão:
Depois de instalar hélices de 5/6/...pás de pvc e ferro e ..., radiador de rural de 4/5...carreiras, resolvi o problema de aquecimento da minha JEEP-Truck, motor GM 4.1 - álcool, instalando a hélice de ferro e radiador de 3 carreiras originais da C10=C14, sem coifa; o motor parou de aquecer e virou uma "geladeira", para atingir a temperatura ideal de funcionamento tive que reinstalar uma válvula termostática (76°C). Tenho perseguido engarrafamentos com o AC ligado e no GNV, onde a temperatura máxima foi de 83ºC.
Conforme conversei com o Doutorzão, (GUILHERME), chegamos a conclusão que radiador ideal tem que ter uma grande área para troca de calor e não grande volume d'água, ou seja o radiador da rural de 5 carreiras é estreito/baixo/grosso e o da C10/C14 é largo/alto/fino, então o vento passa mais rápido e resfria com mais facilidade.
Não inventei nada, apenas procurei um mecânico antigo de JEEPs/pick-ups... e o mesmo instalou o conjunto citado acima, onde só paguei o mesmo depois de resolvido o problema do super aquecimento, que chegava rapidinho aos 100ºC, com uma hélice de ferro de 7 pás do opala e radiador da rural novinho de 5 carreiras.
Abs.