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ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine

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  • 29/09/2009, 23:56
    Eduardo Valaretto
    Citação:

    Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Valeu, mestre Kim!

    Como não há ninguém rodando ainda com configuração igual à minha, vou testar "in vivo" pra ver como ficará.

    Se precisar trocar eu consulto os feras (incluindo vc) aqui do fórum...

    abs

    Considerando que a curva de torque/potencia do seu motor é muito similar a do opala 6 cilindros posso te passar minha experiência. Tenho uma camper automática com ZF e pneus 31, a relação é 4,88 e o conjunto é bem equilibrado, acera bem e atinge quarta marcha ao redor dos 75 km/h. A 120 km/h a rotação está por volta (contagiros original) de 3000 rpm, nunca fui alem de 135 km/h (no gps) mas o motor já mostra sinais de que está no limite aceitável de giros.

    Abração e sucesso na empreitada (estou me baseando na sua saga para trocar meu motor por um sprint).
  • 30/09/2009, 00:16
    CAVESO
    Grande Valareto,

    É uma honra partilhar de seus ensinamentos, logo vc, um grande incentivador e motivador deste projeto. Você foi o primeiro a falar da possibilidade de untar um sprint 2.8 com o zf4hp22 e desde que o li, jamais parei de pensar na possibilidade!

    Não me recordo, mas sua camper (umas da raras automáticas de fábrica) é 4x2 ou 4x4? Caso seja 4x4, qual t-case ela utiliza?

    Seu relato reforça a idéia que tenho de deixar a relações originais e testar pra ver como fica.

    Abração e obrigado pela visita!
  • 02/10/2009, 21:55
    Eduardo Valaretto
    Tudo bem Caveso?

    Vejo que vc foi bem mais rápido que eu no projeto, mas tive alguns problemas de ordem financeira e tive de adiar os meus.
    Mas já voltamos para a ativa (ar duplo na camper 2portas, freio de hilux, etc...).

    A 4 portas é 4x2, mas já está com eixo dianteiro para 4x4, freio de bandeirantes e hoje deve estar ficando pronto o flutuante na traseira (Marcelo Buchli) com carçaca de engesa/camper e semieixos do troller.
    A próxima etapa é a TC, já comprei uma de hilux por engrenagem e usarei a flange do Marcel da equipeminas.
    Acho que até o fim do ano estou com ela traçada e reduzida, aí fica faltando só mesmo o MWM, mas como quero comprar zero preciso ir enchendo o cofrinho, ficará para o ano que vem.

    Posto pouco, mas pelo menos uma vez por mês venho ver como anda o yellow.

    Serviço está ficando de primeira, parabéns.

    Quando tiver mais novidades posto aqui.

    Abração.
  • 03/10/2009, 00:47
    CAVESO
    Fala Valaretto, estou melhor do que mereço e você?

    Mesmo com problemas financeiros, vou tocando o projeto devagar, devagarinho...rsss

    Depois de refeito o rombo no orçamento provocado pelo atual upgrade, partirei para flutuar o eixo traseiro.

    Poderia dar mais detalhes sobre o híbrido engesa/troller.

    O Marcelo é mecânico ou quem produz as peças?

    Obrigado por mais uma visita e volte sempre!

    Abração
  • 03/10/2009, 23:17
    Eduardo Valaretto
    Pois é Caveso, estou igual a vc, devagar e sempre. Como sabe tenho três brinquedos e nenhum carro convencional então cada hora estou inventando algo em um deles, mas por outro lado o processo fica mais lento já que tenho que dividir a atenção.

    Outra coisa que não admito é carro parado por muito tempo, faço alterações pequenas e rápidas e quando é algo de maior envergadura vou comprando aos poucos e só paro o carro com tudo não mão. Os três são velhinhos mas 100 % operacionais.

    Marcelo é um engenheiro mecânico da MWM especialista em adaptações de motores diesel (trabalha inclusive nas montadoras em novos projetos), trabalhou alguns anos na DANA e monta diferenciais como ninguém. Foi o idealizador do eixo traseiro do troller e dos eixos dos trollers que foram para o Dakar. O cara não é fraco, meticuloso e competente, mas só trabalha na oficina após o expediente na MWM então tem de ter paciência.
    Além de um bom mecânico é ótima pessoa e já nos tornamos amigos.

    Quanto ao flutuante na traseira a idéia surgiu do próprio Marcelo, considerando a qualidade dos semi-eixos do Troller e a manutenção da carçaca do eixo antigo (sem necessidade de enchertos e soldas mil). Foi necessário fazer uma flange e o eixo ficou ligeiramente mais largo (algo em torno de 3 cm). Infelizmente esse eixo está sendo colocado na 4 Portas que roda muito pouco, se fosse na duas portas poderia até mesmo fazer teste de longa duração (essa roda bem), mas conhecendo o Marcelo dificilmente o serviço ficará nota inferior a 8.

    A dúvida está no freio traseiro, estou usando as pinças do dianteiro - Kombi (o que sobrou) e receio ter problemas de travamento (solucionável) . O freio de serviço ainda será adaptado na própia TC.

    O eixo deve estar pronto ainda essa semana, mas não pegarei o carro pois fará outros serviços (instalação da TC, coifa no radiador, revisão dos suportes da bomba da DH e do alternador, conserto do radiador, etc...).

    Talvez antes do MWM esperimente uma injeção (provavelmente megasquirt).

    Quando tiver novidades posto aqui.

    Abração.
  • 04/10/2009, 21:40
    Luca
    Citação:

    Postado originalmente por CAVESO
    Mais uma pecinha do quebra-bolso, ops, digo, quebra-cabeças: t-case hilux por engrenagens....

    Caro CAVESO,
    Eu montei um lindo conjunto motor V6 Ford Ranger, caixa Clarck 5 marchas e CT Hilux, no ViraLatas. Puxa, como ficou lindo, só que não coube. Sobraram 40cm para o cardã traseiro. Desmanchei tudo e comecei do zero, de novo.
    Dá uma olhada nas fotos que postei no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ger#post617129

    Você já viu montado num Engesa o conjunto que você está preparando?

    []´s
  • 05/10/2009, 00:42
    CAVESO
    Citação:

    Postado originalmente por Luca Ver Post
    Você já viu montado num Engesa o conjunto que você está preparando?

    Luca,

    O Edu merege usa motor gm 6 bocas + zf4hp22 + t-case willys num engesa fase I. Ficou com um cardã minusculo mas deu pra rodar.

    O Gnecchi usa gm 6 bocas injetado + zf4hp22 + t-case hilux num engesa fase III. Ficou com um cardã pequeno também, mas rodando numa boa.

    Pelas medições que fiz, levando em consideração a flange do Marcel, o conjunto ficaria 30 cm maior que o original. Mas como dá pra chegar o conjunto 20 cm pra frente (espaço entre o radiador e o painel frontal), eu perderia 10 cm de cardã.

    Como farei a flange em casa, tentarei ganhar uns 5 cm nela e mais uns 5 retirando a hélice e colocando ventoinha compacta.

    Em tese manteria o cardã no tamanho original, que acho até grande.

    Com uma vantagem em relação ao seu caso: a bola do dana 44 engesa no fase II é central....

    Espero estar certo...rsss

    Abração e valeu!
  • 05/10/2009, 07:57
    Zepi
    Caveso, tenta encontrar a reduzida da discovery.
    Ela sai original com esse câmbio, e sai para o lado do passageiro.
    Não sei se internamente altera algo, mas a carcaça acho que encaixa certinho.
    De repente aí na sua região seja mais fácil...aqui no RS...tá foda!

    Abraço
  • 05/10/2009, 11:02
    CAVESO
    Zepi,

    Por aqui é 10 vezes mais dificil achar do que aí.

    Pra você ter uma idéia: na minha cidade tem uma defender 110 e umas 2 freelanders dessas novas, que parecem caixotes...

    E além do mais já comprei a t-case hilux, a luva estriada e a placa de aluminio para fazer a flange.

    Estou só esperando chegar para soldar tudo...
  • 05/10/2009, 11:28
    Zepi
    Beleza então!
    Eu vou usar a original, até encontrar uma de disco.
    Abraço
  • 05/10/2009, 11:52
    CAVESO
    Zepi,

    O Afonso tinha uma dessas pra vender...

    Vendo aquelas fotos que você me mandou, pareceu-me que a t-case é bem comprida, e, como meu espaço é bem limitado, seria um problema também.

    Além do custo mais elevado, dificuldade de peças e o fato de ter que rodar em 4x4 full, o que não me agrada muito a idéia...

    Mas como vc tem espaço de sobra aí na Lu, seria uma opção "original", sem quase nada para adaptar...
  • 05/10/2009, 23:17
    Eduardo Valaretto
    Caveso, não tenho certeza mas pelo seus últimos posts vi que está querendo tirar a hélice do motor e utilizar uma elétrica, é isso?

    Se for isso acho melhor repensar na idéia visto que o deslocamento de ar do melhor ventilador elétrico que conseguir é mediocre comparado ao proporcionado pelo motor.
    Pense bem antes de montar o motor no chassis para depois não ficar sem espaço para recolocar a hélice do motor.

    Abração.
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