Tita, já resolveu o problema da cruzeta?
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Tita, já resolveu o problema da cruzeta?
Salve acompanhei por curiosidade a saga da sua LR Chumbinho......segue manual sobre lubricidade do S10 lembrando que se tem que que fazer a limpeza de todo sistema antes de usa-lo
A lubricidade do óleo diesel é definida como a habilidadedo combustível de evitar a fricção e o desgaste entresuperfícies metálicas em movimento relativo sob carga eestá relacionada com sua composição química. Os compostospolares (sulfurados, nitrogenados e oxigenados) proporcionamboas características lubrificantes ao produto. Alémdas características necessárias para apresentar um bomdesempenho como combustível, o óleo diesel deve tambémapresentar características que lhe confiram um bomdesempenho como lubrificante, porque em determinadaspartes dos sistemas de injeção, como por exemplo, componentesinternos de bombas rotativas e injetores, ele atuatambém como lubrificante.O hidrorrefino (hidrotratamento profundo/hidrocraqueamento)consiste numa rota bastante utilizada paraa produção de combustíveis com baixo enxofre e tende areduzir também a maioria dos compostos polares que conferemlubricidade natural ao óleo diesel, podendo resultarem combustível com baixa lubricidade. Esse fato é indesejávelporque pode causar desgaste prematuro das bombase componentes dos sistemas de injeção de combustível,reduzindo o tempo normal de vida das bombas e injetoresdevido ao insuficiente poder de lubrificação do combustível.
O óleo diesel com baixo enxofre (< 50 ppm) tende aapresentar baixa lubricidade, em função do hidrotratamentosevero que remove também compostos polares,promotores naturais dessa propriedade. Na produção deóleo diesel com baixo enxofre, o esquema de refino nãoé a única variável determinante das características lubrificantesdo produto final. O tipo de petróleo usado tambéminfluencia a lubricidade do produto obtido, o quepode exigir alterações no esquema de produção para queproblemas com relação à lubricidade do óleo diesel sejamcontornados. Os aditivos melhoradores de lubricidadeconsistem em misturas de ácidos graxos ou de ésteres etêm atuação comprovada na restituição do poder lubrificantedo óleo diesel.Outra forma de correção dessa característica consistena incorporação de biodiesel ao óleo diesel. Destaca-seque a adição de 2% vol. de biodiesel ao óleo diesel combaixo enxofre é suficiente para correção da sua lubricidade(desgaste a 60 ºC <<< 460 µm, medido pelo ensaio HFRRa 60 ºC – figura 7) e que, no caso brasileiro, é mandatóriaa adição de biodiesel ao óleo diesel automotivo. Portanto,não é necessária a correção da lubricidade do óleo dieselautomotivo na refinaria produtora, a partir do uso de aditivospromotores de lubricidade.
espero ter ajudado........boa sorte com a vtrhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/im...cons/icon7.png
Ex Mazda B2200 CD 95
Ex Mazda B2500 CD 98
Ex Terracan 2.5Tb 04
Subaru Forester SX 10/10
Obrigado pelas informações Michel!
Vou recomendar a limpeza completa do tanque de diesel para limpar qualquer borra que tenha lá e já aproveitar e abastecer totalmente com diesel s10...
:concordo:
Meccano e Marcelo, não desisti das cruzetas não! rsrsrs.. é a falta de tempo que está impedindo... mas um dia termino o serviço!
:mrgreen:
Abração!
Daniel anda tudo bem contigo?
Como é que está a montagem desse bicho da peste, falta muito para a def rodar.
Estou na torcida para ver esse bicho nos passeios.
Grande abraço.
E aí? Fotos? Novidades? Ta rodando?
Uma situação comum na Discovery 2: três luzes acesas no painel.
Essas luzes são: ABS, Hill Descent Control (HDC) e Traction Control (TC).
Todas indicam a mesma coisa: algo não está certo com o ABS...
Pode ser problema em sensor ABS de alguma roda.
Pode ser problema no circuito (fiação) interno do módulo ABS.
Pode ser problema no módulo ABS inteiro.
Pode ser problema da ECU SLABS (ECU que controla o módulo ABS e a suspensão pneumática).
Normalmente é problema no circuito do ABS, conhecido também por Shuttle Valve.
Na verdade é uma placa que fica sob o módulo ABS. Essa placa tem basicamente 3 fios e válvulas que são acionadas eletricamente por comandos da ECU.
Coisa simples.
Bom, como normalmente o problema ocorre por rompimento dos fios da shuttle valve, resolvi começar a brincadeira trocando a shuttle valve.
Vamos à descrição detalhada do serviço:
1 - Shuttle valve nova da WABCO (Fabricante OEM que fornece para a Land Rover)
Anexo 530433
2 - Removendo os 3 parafusos de fixação do módulo ABS à carroceria.
Anexo 530434
3 - Removendo a fiação ligada ao módulo ABS para facilitar o procedimento.
Anexo 530435
4 - Depois de remover a fiação e soltar o módulo ABS de seu suporte, basta levantar o módulo ABS e começar os procedimentos... (OBS: deve-se levantar o módulo ABS com cuidado para não estragar os dutos de fluído de freio).
Anexo 530439
5 - Parafuso Alen. Usa-se uma chave Allen n.º 4 para remover eles. São 3 parafusos que fixam a placa ao módulo.
Anexo 530436Anexo 530437Anexo 530438
6 - Comparando o circuito antigo com o novo... não havia necessidade de substituir ele.. mas como já estava solto, achei melhor substituir logo.
Anexo 530440
7 - Substituição feita, é parafusar a placa nova no módulo ABS e limpar os códigos de erro na ECU SLABS...
Mas Opa! Peraí!! deu zebra!! kkkkkkkkkk
Anexo 530441
Não foi possível conectar o scanner à ECU do ABS... rsrsrs.. agora estou tentando resolver isso..
Já vi isso acontecer.. era problema de fiação trocada no plug ODBII. Parece que algumas versões da Discovery a fiação saiu trocada e o scanner não reconhece esse detalhe.. por isso não consegue conectar..
rsrsrs
Resumo: o serviço é bem simples. Muito tranquilo de fazer em casa! Contei com a preciosa ajuda de um amigo! rsrsrsrsrs.. aí que ficou mais fácil ainda! rsrsrs..
Bom, agora ver o que de fato está acontecendo e procurar sanar.
Outro serviço que fiz, também com ajuda de grande amigo, foi a verificação do "por quê" de o ar-condicionado não soprar ar.
Bom, ao desmontar o ventilador constatamos que o motor do ventilador tinha "ido pro brejo".
Deve ter esquentado tanto que colou na carcaça plástica! Olhem isso! (ALGUÉM ARRISCA DIZER POR QUE ISSO OCORRE???)
Anexo 530444Anexo 530446
Aproveitei para fotografar o "buraco" do ventilador para ver a "situação"... nada animador.. tudo muito sujo e empoeirado!
Pelo visto, teremos que trocar a esponja que funciona como filtro de cabine..
Anexo 530442Anexo 530443
Anexo 530445
Já arranjei um outro ventilador igual a esse! Mais barato que ir ao McDonalds! kkkkkk
Só alegria!
Assim que chegar troco e posto fotos..
Bom, após longos e longos meses batalhando para fazer o cardã, chegou a hora de lubrificar o danado e instalar definitivamente!
Pronto! Era o que faltava para a danada andar!
(depois postarei fotos do serviço de rebuild do propshaft - cardã - e junta cv).
Por hora, vamos às fotos da lubrificação.
Tudo feito em casa, no esquema DIY.
O desafio da lubrificação veio por conta do bico da engraxadeira!
Na foto abaixo, veja que o bico prateado foi o que veio nela... é grosso demais.
Fui na loja de ferramentas e encontrei esse bico da vonder, ligeiramente mais fino.
Mas ficou Na Medida certa!!! Encaixou como uma luva nos pinos graxeiros e deu tudo certo!
Anexo 530447
Engraxadeira + cardã + graxa com sabão de lítio e molibdênio, com ponto de gota a 170º!
Anexo 530450
Essa graxa Tutela me pareceu melhor que a BR2 da Molycote, pois a BR2 tem ponto de gota a 140º se não me engano...
Sem contar que essa Tutela MRM-2 é 1/3 do preço de uma molycote!! :D
Anexo 530448Anexo 530449
Começando os serviços... TOME GRAXA!!!!
Anexo 530451Anexo 530452
Anexo 530453Anexo 530454Anexo 530455
O bom de abrir esse tópico é que tudo é feito com extremo capricho, até a graxa é de primeira linha.
Grande abraço Daniel. Acompanhando de longe.
Preciso acompanhar mais o tópico da Chumbinho. Recentemente descobri que os pinos graxeiros no eixo dianteiro da Band estavam entupidos. Depois de trocar quatro rolamentos!!!:freaking: