1 Anexo(s)
Escadinha para acesso de passageiros à 3ª fila de bancos da Discovery 2
Essa aí estava quase perdida no armário da garagem...
Mas a como estava fuçando "lá atrás" na Disco, a memória lembrou dela e decidi já instalar a famosa escadinha de acesso.
Ao contrário da da Defender, o legal dessa é que já vem com amortecedor, então ela recolhe e fica para cima após a ser utilizada.
Anexo 570722
PS: aquele tubinho branco jogado no chão é de Pasta Cobreada (ou Graxa Cobreada). É uma graxa de montagem que tenho utilizado para montar parafusos. Ela evita a oxidação deles e mantém o torque. Coisa fina!!
2 Anexo(s)
Acabamentos plásticos do cofre do motor
Então... essa parte é meio polêmica.
Eu particularmente não gosto dos acabamentos plásticos no motor.
Acho que eles atrapalham a inspeção periódica, aquela visual mesmo...
Aquela olhadinha básica para ver se "está tudo em ordem", tudo em seu lugar.. se não tem nada se soltando, nada encostando em algo indevido.. algo por "rasgar"...
MAS como precisava abrir espaço no armário da garagem, eles tinham que sair de lá... e o único lugar que dava para ir era o seu de origem: o carro! rsrsrs
Alguns acabamentos então retornaram para o possante.
Não consegui instalar o que fica por cima do radiador por que como foi instalado o radiador de alumínio, o acabamento que recobre a polia viscosa (e tem a furação que suporta o que fica sobre o radiador) não está instalado.
Resultado, tem que retirar a polia viscosa para instalar primeiramente o seu acabamento e, então, o acabamento superior do radiador.
Anexo 570723
Anexo 570724
PS: O vaso de expansão (+ tampa) já está aguardando sua vez de troca, juntamente com algumas mangueiras do arrefecimento. Esse serviço pretendo fazer quando for trocar o fluído de arrefecimento.
1 Anexo(s)
Novo conector de cabo de bateria
Esse era um dos serviços que eu mais queria ter feito nos últimos meses!
A troca desse conector era essencial.
O conector original estava horrível! Não dava mais aperto nos pólos de bateria e estava todo "batido".
Como não afixava direito, isso contribuia, creio, para aquecimento das baterias.
Assim ele conecta muito melhor e ainda tenho a facilidade de desconectar para evitar a descarga da bateria.
SIM, considerando que a bateria já está velhinha, se a D2 ficar mais de 2 ou 3 dias parada ela descarrega a bateria a ponto de não pegar.
Já medi fuga de corrente de todas as formas e está em patamares mínimos!
Já desativei alarme dela por completo! Não tem mais alarme (tem, mas desativei na BCU), somente trava elétrica... desativei um monte de configurações, mas a bateria não segura.
Próximo passo é trocar o conector do lado Positivo.
Anexo 570727
PS: aproveitei nesse dia para organizar a acomodação do módulo (ECU) do carro ali em seu local, bem como sua fiação e a passagem do cabo negativo, tudo sem forçar e roçar uns nos outros.
10 Anexo(s)
Troca dos botões da buzina com chicote e início da preparação para Piloto automático
Por tudo que li na internet, esse foi um dos trabalhos que fiquei mais tensos de fazer na D2 em DIY, por envolver Air Bag.
Mas parecia simples demais para não fazê-lo...
Segui em frente e não me arrependo!
Basicamente, se você precisa apenas trocar os botões da buzina, basta colocá-los por "cima" do volante mesmo, não precisa tirar nada.
Sentado no banco do motorista você pressiona eles (que são apenas capinhas) e pronto!
O problema está quando a parte de baixo deles (os acionadores, com fiação, etc) ficam comprometidos...... aí, criança, precisa fazer esse movimento delicado.
Primeiríssimo passo enquanto se cria coragem!!!
Tira os cabos POSITIVO E NEGATIVO da bateria.
Eu tentei ligar o carro pois li em algum lugar que isso sugaria resquícios de energia de alguns acumuladores do carro.
Se funciona ou não, não sei... mas fiz!!!
Nos 30 minutos seguintes, você toma uma coca-cola bem gelada... como um misto-quente e pega as chaves que serão necessárias para desmontar "os trem" (basicamente uma Allen e uma chave de fenda).
Após a remoção de 2 parafusos Allen por trás do volante, retire GENTILMENTE (como se estivesse carregando um recém-nascido) o AIR BAG e leve para um local seguro onde NINGUÉM (e nenhum bicho) irá tocar (tipo o porta-malas). Coloque com a marca Land Rover virada pra cima.
Anexo 570728
Detalhe para a base do botão e sua fiação. Para retirar, basta puxar com cuidado (tem uma espuma espessa que prende)
Anexo 570729
Paralelamente ao serviço da troca dos botões da buzina, iniciei a montagem dos botões para o Piloto Automático.
Primeiramente marcações para o recorte no volante.
Anexo 570730
Marcação feita
Anexo 570731
Recorte feito. Não precisa ficar perfeito (mas tem que ser Bem Feito!), pois o kit de botões tem um acabamento que recobre o recorte.
Anexo 570732
Visão geral do volante sem a fiação da buzina e já com recorte feito para botões do piloto automático.
Aproveitei para realizar uma limpeza...
Anexo 570733
No kit que a esposa comprou não veio esse suporte metálico, então retirei os botões do som (até por que não tem som, e quando for instalado um, provavelmente não haverá conexão com tais botões). Se for o caso ela encomenda futuramente um suportezinho desses.
Anexo 570734
Anexo 570735
Em tese, "tudo pronto para a montagem".
Anexo 570736
Volante com o Airbag, "montado".
Anexo 570737
15 Anexo(s)
Troca do cubo de roda lado dianteiro direito
Há cerca de 2 anos e 5 mil km atrás, troquei o cubo de roda esquerdo dianteiro da Discovery.
Na ocasião já estava com o dianteiro-direito em mãos, mas não foi possível realizar o serviço no mesmo momento.
Bom... o dia chegou!
Preparação... Ergue a bruta.
Anexo 570767
Remove a roda e coloca os suportes fixos embaixo dela.
Desmonta pinça de freio inteira por meio de 2 parafusos do cavalete e em seguida tira o disco de freio.
Anexo 570768Anexo 570769
Já se pode seguir para desparafusar o cubo por 4 parafusos "meio escondidos".
Facilita muito girar o volante totalmente à esquerda e à direita para removê-los.
Anexo 570770
Para retirar, de fato, o cubo, é necessário remover a porca do semieixo, com chave 32mm.
Ela não tem muito torque não.
Só o suficiente para manter o semieixo atrelado ao cubo.
Anexo 570771
Com jeito vai lubrificando o semieixo e puxando ele... as fotos abaixo mostram como foi delicada a remoção do cubo original, pois o semieixo estava com bastante oxidação superficial.
Não quis forçar nada para não arranhar o semieixo nem criar folgas.
Anexo 570772Anexo 570773Anexo 570774
Após a remoção, limpeza caprichada no semieixo e na região.
Anexo 570775Anexo 570776
Limpeza nos parafusos e Graxa de montagem cobreada para evitar oxidação
Anexo 570777Anexo 570778Anexo 570779
Passagem do novo cabo do ABS.
Aproveite para limpar com limpa contatos tudo, para ficar no capricho.
Encaixe tudo certinho.
Anexo 570780
Pronto, serviço feito.
Anexo 570781
O serviço é simples, mas demorado.
Acaba que para deixar as coisas "no jeito" demora bastante...
Levei 4 horas para fazer a troca de apenas 1 cubo, mas valeu a pena, pois foi tudo feito nos mínimos detalhes.
2 Anexo(s)
Polainas do parachoque dianteiro da discovery 2 em fibra de vidro
Dessa parte não tirei muitas fotos... basicamente apenas da pintura e uma foto "perdida" dela montada, enquanto fazíamos manutenção da irmã, Defender.
Bom, ela é uma peça em fibra de vidro feita pela Pickup Master, de Goiânia, muito resistente!
Como ela vem no primer, tive que pintar... como não queria "mandar pintar", pintei com tinta spray "de latinha".
3 demãos foram necessárias para recobrir bem.
Anexo 570782
Resultado final!
"Ta bão"!
Anexo 570783
Limpeza geral na Caixa de Fusíveis interna da Discovery 2 - descrição
Muito bom...
Registrando mais uma geral na Chumbinho.
Dessa vez a vitima foi a caixa de fusíveis interna.
Ela não é uma mera caixinha de fusíveis... ela tem umas placas de circuitos e processador interno.
É responsável, basicamente, pela centralização de toda a comunicação entre os sistemas do carro (eletricamente falando e ainda faz algum gerenciamento disso).
Bom.. o fato é: O teto solar estava com um comportamento estranho. Abria, mas só fechava se fosse removido/inserido o fusível.
Com a limpeza, bye bye comportamento problemático.
Agora abre e fecha tranquilamente, tanto o teto solar dianteiro quanto o traseiro.
Show de bola!
15 Anexo(s)
Limpeza geral na Caixa de Fusíveis interna da Discovery 2 - fotos!
1º passo foi retirar a caixa de fusíveis do compartimento abaixo da direção.
2º passo foi olhar a cara da danada e criar coragem para o serviço... separando uma escova de dente velha (por que tem fios mais "amaciados") e um bom limpa contatos.
Anexo 572952Anexo 572953
3º passo foi bolar uma estratégia para abrir a bruta, já que a limpeza externa não foi suficiente (e teria mesmo que lavar as capas plásticas). A solução foi usar palitos de dentes e com apoio de uma chave de fenda, ir alavancando alguns pontos até abrir.
Anexo 572954Anexo 572955
4º passo foi analisar a situação e pensar em desistir dessa empreita.
Anexo 572956Anexo 572957Anexo 572958Anexo 572959Anexo 572960
5º passo foi eu tentar me encorajar dizendo "Se quebrar, arranjo outra" (morrendo de medo de realmente quebrar). rsrsrsrs. LIMPEZA FEITA!
Muito limpa contato e escova... Em alguns pontos a escova não foi capaz de remover a sujeira, então peguei um dos palitos de dente (que tem a ponta bem macia, especialmente depois de úmido), e fui "raspando" o palito (DEITADO) por sobre a placa para tirar as sujeiras mais "enraizadas"... Deu certo!
Anexo 572961Anexo 572962Anexo 572963Anexo 572964Anexo 572965
6º passo foi preparar a montagem. Limpei TODOS os fusíveis, um a um, lixando a parte metálica para aprimorar o contato.
7º passo foi lixar também, com suavidade, todos os contatos metálicos da placa.
8º passo foi montar tudo.
Anexo 572966
9º passo foi passar desengripante e desoxidante nos conectores, deixando agir por alguns instantes. Após alguns instantes, remover o desengripante e desoxidante com Limpa contatos. Prepare-se para gastar um tubo inteiro de limpa contatos no serviço.
10º passo foi instalar no local, reconectando os fios com cuidado.
ATENÇÃO: é importante filmar a parte de trás da placa antes de remover os conectores dos fios (quando ainda estiver na posição original, antes da remoção completa). Isso por que na hora de montar pode eventualmente confundir pela cor do conector onde ele será encaixado. Claro, a LR tentou criar diferenças nos encaixes da maioria dos conectores, mas os 2 conectores maiores que vão atrás são exatamente iguais em termos de encaixe, então você vai precisar saber da cor.