3 Anexo(s)
Miolo da Turbina Garret GT2052 - Turbo cartridge - Discovery 2 TD5
Bom, atualizando as coisas...
Patroa encomendou um novo miolo da turbina da Discovery 2.
Trata-se de um miolo chinês vendido pela TK Turbos.
Eles dão garantia de 6 meses na turbina.
A fabricante dela é a JROne. Dizem ser uma das melhores fabricantes da China nesse segmento.
Relatos de colegas donos de Discovery dão conta de que ela vem balanceada e que tem durado bastante.
Pesquisei bastante e não ouvi bons relatos do miolo fabricado por uma empresa Brasileira (do RS - na verdade as peças são fabricadas no Paraguai e montadas no RS).
Também não ouvi bons relatos de turbinas remanufaturadas por aqui, justamente por conta do problema do balanceamento.
PS: as peças utilizadas também são chinesas e/ou usadas, pelo simples fato de que a Garret não vende peças de reparo.
Assim, analisando a relação Custo x Benefício, optou por essa da JROne:
Anexo 574288Anexo 574289Anexo 574290
5 Anexo(s)
Miolo da Bomba de Combustível da Discovery 2 Td5 - E-Klass
Outra peça importantíssima para se ter sobressalente na D2 é a bomba de combustível (ou, no caso, seu miolo).
Poucas coisas são capazes de imobilizar uma D2 e deixá-la "no meio do nada".
Até onde sei: Sensor de Rotação do Virabrequim (Cranckshaft Position Sensor) e a Bomba de Combustível (que pode falhar sem aviso prévio - mas normalmente dá sinais de cansaço).
No caso da chumbinho, há sempre um sensor de posição do virabrequim no portaluvas e, agora, estará no portaluvas um miolo de bomba de combustível.
Quanto a marca: trata-se de uma bomba de combustível Chinesa, da importado e distribuído pela E-Klass.
A bomba mais difundida é a VDO. Dizem que é a que funciona melhor. Mas nesse cenário de dólar/libras nas alturas, não está sendo viável investir nisso no momento.
Mesmo porque a que está lá ainda funciona bem.
Além disso, segundo relatos de colegas Discóbulos, essa empresa E-Klass importa de uma empresa que fabrica a bomba com o funcionamento dentro dos parâmetros de fábrica (volume e pressão) e com boa durabilidade.
Tem gente usando há mais de 1 ano sem qualquer problema. Detalhe: pessoas que já compraram de outras marcas (chinesas) e tiveram problemas.
Também há relatos (muitos!) nos fórums gringos de que outras marcas inglesas não funcionam bem (e são quase tão caras quanto uma VDO).
Assim, sem sobra de dúvidas, essa será uma ótima opção de peça sobressalente, para casos de emergência.
Ou seja, se ocorrer algo, instalo essa e encomendamos uma VDO para longo prazo.
Anexo 574291Anexo 574292Anexo 574293Anexo 574294Anexo 574295
7 Anexo(s)
Passeio à Barragem da Usina Hidrelétrica do Queimado
Para ilustrar mais o tópico!
Passeio à barragem da UHE do Queimado!
Estrada de acesso. 5km de terra.
Anexo 574380
Sobre a barragem
Anexo 574377
Anexo 574378
Vertedouro
Anexo 574379
Vertedouro fechado, mas o "ladrão" estava aberto.
Anexo 574381
Vertedouro fechado
Anexo 574383
E para finalizar, um almoço caipira delicioso!
Anexo 574382
2 Anexo(s)
Óleos utilizados na Discovery 2 - conforme manual
BALDE PETRONAS URANIA K 10W40, 100% sintético:
Anexo 575326
REPSOL 75w90, 100% sintético
Anexo 575325
7 Anexo(s)
Manutenção no Diesel Cooler
Olá!
Como relatei anteriormente, a Chumbinho passou por uma manutenção no mecânico.
No final das contas, foi feita:
- substituição do miolo da turbina;
- troca de óleo do motor;
- troca de filtros de óleo (rotativo e padrão);
- troca de óleos dos eixos e tração por óleo 100% sintético, conforme Manual;
- lavagem do sistema de arrefecimento para colocar água desmineralizada + aditivo...
E aí, como em qualquer carro, esse procedimento pode ser traumático se a água anterior não era ao menos desmineralizada.
Bom, era o caso. A água que estava no sistema era comum e, ao sair, começam a "surgir" pontos de vazamento.
Paciência. Vamos às correções.
O ponto que surgiu foi o tradicional vazamento nas vedações do Diesel Cooler.
É um mini-radiador que tem dupla função: aquecer (em dias frios) e resfriar (quando muito quente) o diesel.
Ou seja, o dispositivo tenta manter a temperatura do Diesel a algo próximo de 82º, visando uma maior fluidez do diesel... dizem que é para facilitar o trabalho da bomba de diesel do tanque.
O fato é que ela é bem simples!
Basicamente uma termostática + 2 tampas + trocador de calor + 2 o'rings.
E é justamente nesses O'rings que a coisa pega... (similar aos anéis de vedação do trocador de calor do óleo do motor).
Pois bem, aí a foto do danado vazando fluído de arrefecimento (sim, agora com água desmineralizada e Aditivo, como gosto e como tem que ser!)
Anexo 575902
Fotos dele após aberto.
PS: estava assim dessa cor, mesmo após a lavagem, pois a água do sistema de aquecimento (do Ar Condicionado) circula muito pouco. Nós mesmos não usamos o AC e muito menos o aquecimento. Então fica essa água parada aí, que, se for água comum, "enferrujará".
Anexo 575903Anexo 575904Anexo 575905
Foi feita uma limpeza com Car80 e Limpa Contatos. Não lembrei de tirar fotos dela limpa, mas ficou bem melhor!
Esse trocador de calor é de cobre, então naturalmente já tem essa cor "laranja enferrujada".
Fotos da peça limpa.
Ah! O vazamento ocorreu na ponta preta em que tem os 2 tubos de água, mas troquei os 2 o'rings, 1 de cada lado, para evitar surpresas futuras.
Anexo 575906Anexo 575907
Trocador de calor instalado no local.
Anexo 575908
Tudo certo!
Serviço feito e pronto para mais uns 20 anos!
:D
6 Anexo(s)
Eliminação da Válvula EGR!!!
Ta aí um upgrade que queria fazer há tempos, mas vinha enrolando...
O mecânico não teve coragem de fazer, disse que iria afetar o carro, talecoisa.
Bom, se ele não fez, façamos nós!
Aproveitei a manutenção anterior, no Diesel Cooler, que já estava com a mão suja de graxa, e comecei a desmontar esse camarada aí.
Lembrei de tirar foto quando emperrei o serviço no parafuso direito-inferior, o pior de tirar.
Se você tiver um jogo de chaves com encaixe 1/4 + prolongador + soquete 8mm, vai conseguir tirar sem qualquer problema!
Como eu só tinha uma chave de combinada, foi mais complicado. rsrsrs
Anexo 575909
A dica para quem vai fazer com chave combinada, é desparafusar esse tubo que vai no cooler de ar da EGR. Facilita a girar a EGR e ganhar mais uns centímetros para trabalhar.
Anexo 575910
Aí a EGR retirada!
Anexo 575911
Aí o coletor de admissão ligeiramente mais limpo.
Para limpar, ligar o motor e jogar Car80 DEVAGARZINHO na boca do intake.
DEVAGAR e e pouca quantidade.
Anexo 575912
Aí o EGR Blanking Kit (tubo + parafusos + junta - que não apareceu na foto).
Optei por usar os parafusos originais. Achei o material de maior qualidade do que os parafusos do kit.
Todos com Graxa de Montagem (cobreada)
Anexo 575913
Pronto! Sistema montado e EGR eliminada!
Anexo 575914
Próximo passo é encomendar um tubo/conexão de alumínio com redução 5/8 para 3/8, mas está difícil encontrar esse cara.
Usarei essa estratégia para eliminar o EGR cooler e ligar as mangueiras pré e pós... elas saem do Vaso de Expansão (esse também já já será trocado) e vai para o Oil Cooler, do outro lado do bloco, por uma mangueira que passa por trás do bloco.
Na gringolândia o pessoal recomenda só eliminar esse sistema e colocar um tampão no Oil Cooler para isolar esse braço do sistema.
Não gosto muito ta ideia do tampão... ele fica em um lugar de difícil acesso e, consequentemente, de difícil inspeção visual. Ou seja, pode vazar e ninguém perceber.
Cenas para o próximo capitulo. :)