9 Anexo(s)
Fotos do serviço: Crankshaft Posicion Sensor CKP e Purge valve
Fotos do serviço de substituição do Sensor de Posição do Virabrequim (Crank Position Sensor: NSC100790) e da substituição da Válvula de Sangramento do Diesel (Air Bleed Valve: WJN500110):
Abaixo a foto do acesso ao Sensor CKP.
A melhor forma de substituir ele, na minha opinião, é por cima, acessando pelo cofre do motor.
Tentei por baixo do carro mas é muito ruim.
Para realizar a substituição por cima, coloquei uma escadinha ao lado direito do carro (passageiro), de 3 degraus, para permitir eu me debruçar sobre a caixa de fusíveis do cofre e alcançar o sensor.
ALERTA: cuidado para não desconectar alguma mangueira de vácuo, nem danificar algum fio, nem quebrar o reservatório de água, ou qualquer coisa do gênero...
Anexo 567792
Sensor antigo vs novo.
Serviço rápido.
Trocando por cima coisa de 3 minutos.
Os gringos falam que ali vai um parafuso 7mm... mas o parafuso que estava na Chumbinho era cabeça 10mm e parecia original.
Anexo 567793
Conforme relato acima, mesmo após a substituição, o carro continuava sem pegar.
Passei a achar que era bomba de diesel (a que fica dentro do tanque)...
Mas como ela fazia ruído de funcionamento, duvidei e continuei a investigação.
Como o tanque estava abaixo da metade, é comum que uma Bleeding Valve antiga possa dar entrada de ar no sistema.
Como tinha uma lá guardada, adquirida na época do rebuild do motor, aproveitei para trocar.
Foto do Air Bleed Valve, que normalmente já vem com ponteira e arruela novos:
Anexo 567794
O filtro e combustível da Discovery 2 fica na roda traseira direita do veículo, conforme foto:
Anexo 567795
Observe que a Válvula de purga do ar fica no tubo traseiro-direito, ou seja, o tubo voltado para a parte de trás do veículo, mais próximo da roda.
Anexo 567796
Anexo 567797Anexo 567798
A substituição foi simples e levou 10 minutos.
Desses 10 minutos, 8 foram tentando tirar a mangueira quick connect.
:parede:
Bom, serviço feito e nada do carro pegar.
Foi quando lembrei da questão indicada pelo mecânico do câmbio sobre o fio que não estava bom.
Verifiquei o fio e, conforme foto, constatei que não estava nada legal... estava rompido.
Anexo 567799
Remendo temporário feito, purga no pedal feita, depois de alguma insistência (e muito ar no sistema) o carro pegou!
Dali alguns dias levei o possante no meu cunhado e fomos fazer um reparo mais adequado.
Não tirei muitas fotos por que já estava escuro, mas aí vai uma foto dele com a "mão na massa".
Solda com estanho feita, Tubo termo retrátil + fita isolante "no jeito" e o serviço ficou no capricho.
Agora sinto confiança de que o sensor enviará corretamente o sinal à ECU.
Anexo 567800