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  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    Dia de dar um trato na chumbinho




    O local simples mas pessoal trata com carinho das viaturas.


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    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20191006_092027.jpg  
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  • #2
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    Caraca rapaz, li as 39 páginas, mas tem muita coisa aí hein!
    Estou bem dividido entre a LR2 e a XTerra, gosto de ambos, e apesar do conforto da LR e do preço mais em conta, fico muito receioso de pegar uma bomba e não poder curtir ela, já que será meu único carro no interior isolado do país, kkkk.... Pronto, falei tudo, acho melhor pegar a XTerra e ir acompanhando sua saga.
    Se não se importar, gostaria de saber o valor investido na LR2 e na reforma geral, e se fosse vender, por quanto seria o valor hoje?
    4X4 Brasil Razão: adicionar informações

  • #3
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    Citação Postado originalmente por telles0808 Ver Post
    Caraca rapaz, li as 39 páginas, mas tem muita coisa aí hein!
    Estou bem dividido entre a LR2 e a XTerra, gosto de ambos, e apesar do conforto da LR e do preço mais em conta, fico muito receioso de pegar uma bomba e não poder curtir ela, já que será meu único carro no interior isolado do país, kkkk.... Pronto, falei tudo, acho melhor pegar a XTerra e ir acompanhando sua saga.
    Se não se importar, gostaria de saber o valor investido na LR2 e na reforma geral, e se fosse vender, por quanto seria o valor hoje?
    Ola Telles!

    São duas viaturas bem interessantes, mas bem distintas.

    Seria como comparar (a grosso modo) uma Blazer e uma Hilux... ambas são "Suv", mas propostas distintas.

    A hilux tem mais conforto e tecnologia que a Blazer, tem custo de manutenção ligeiramente superior.
    Qualquer mecânico trabalha com uma Blazer e cobra preço justo por ser carro mais "popular", mas nem todos trabalham com Hilux e pode apostar que o custo de mão de obra, mesmo para coisas simples, serão mais elevados que os da blazer (por que é "carro de patrão").

    A comparação XTerra vs Disco2 é mais ou menos isso aí.

    XTerra é tipo um Gol.
    Entre em uma e você vai entender o que digo.

    A Disco2 é comparável a uma Prado, carro com primor no acabamento, luxo, requinte.

    É um carro muito macio e confortável. Do que me recordo as XTerra são mais duras que as D2. Falo de conforto de suspensão.

    XTerra é Nissan.. nissan é confiável em termos de mecânica, mas se sua ideia for permanecer longos anos com a viatura, a XTerra vai começar a apresentar dificuldade para encontrar peças de Acabamento.

    Na Land isso não ocorre por que a LR tem o compromisso de fornecimento de peças por longo período.
    Para você ter ideia até hoje encontra peça de acabamento do Serie 1 (o jipinho parecido com Willys).

    Claro, no Reino Unido.

    Aí entra o fator: você vai usar como carro único?
    Se sim, XTerra.
    Se não, D2 está no páreo.

    Como já comentei posts atrás, custos de manutenção da D2 são equivalentes aos custos de manutenção de um SUV importado, como Hilux (por exemplo).

    Não gosto de citar valores. Não é o objetivo do tópico.
    Mas uma ventoinha exaustora do ar-condicionado de qualquer suv importado aqui no Brasil você vai pagar pelo menos 600 reais.

    A esposa comprou (claro, sem pressa) uma nos EUA por cerca de 30 reais.
    Com frete não ficou mais que 120,00 reais.

    Isso por que é peça de "acabamento".
    Mas peça mecânica você já encontra facilmente no Brasil em lojas especializadas em LR com preço justo.

    Agora, se tiver possibilidade de deixar o carro parado por 5 dias, dá tempo de procurar no eBay e em lojas especializadas em LR na Inglaterra e conseguir um preço muito interessante.
    O custo de frete depende da pressa.
    Pode ser o barato, que vai demorar 20 dias.
    Pode ser o rápido (DHL express) que em 3 dias está na sua porta (eu disse: na sua porta).

    Mas isso tudo varia exponencialmente a depender do câmbio, de encontrar promoção, da pressa em ter a peça em mãos.

    Se você pegar um carro bem organizado, não vai ter dor de cabeça e vai apenas se planejar para as manutenções preventivas.


    Agora se for na linha de pegar uma D2 barata................... aí me resta lhe desejar a melhor sorte do mundo.

    Mas se você valoriza mais a economia, a simplicidade, vai de XTerra que estará bem atendido.
    É uma ótima viatura!

    Se não é único carro, se gosta de por a mão na massa (DIY), se prioriza conforto e quer um carro com mais tecnologia (como controle de tração, ACE), procura uma Disco 2 acima de 2002 extremamente bem mantida que não terá dor de cabeça (com histórico de manutenção).

    Só um destaque: XTerra só tem com câmbio manual.
    D2 tem com câmbio manual (mais raras e mais simples - menos coisa para quebrar) e automático (zf4hp22, um bom câmbio).

    Espero ter ajudado!



    Abraço
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  • #4
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    Viagem com a Discovery 2

    Pois bem, chega de só falar de manutenção, vamos falar também de diversão!



    Foto de uma viagem que fizemos no final do ano com as naves europeias MB e LR.
    Ambas deliciosas de cair na estrada!

    Sensacionais!

    -20191220_120552.jpg


    Nessa viagem a viatura foi com os 7 lugares ocupados, logo, sem porta-malas disponível!
    Dessa forma, tive que adotar esse acessório extremamente útil: Bagageiro Thule!
    -20191219_135631.jpg


    Não foram necessárias quaisquer adaptações.
    A melhor forma de utilizar ele (acomodar e retirar as malas) é subindo pela porta traseira-lateral.

    Quem tem mais de 1,65m vai fácil!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20191219_135631.jpg  
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    Imprevisto na viagem!?

    Nem tudo são flores?

    Pois é...

    Viajar com a Discovery 2 é realmente sensacional.
    Carro depois que entra na faixa de lock do câmbio (após 80 km/h), especialmente por que está com remap, anda muito bem!

    Mantém bem as velocidades nas subidas, com ligeira folga... isso que o carro estava pesado (7 pessoas) + Thule e tocando a uma média de 110 km/h.

    PORÉM, chegando ao destino (cerca de 400 km), percebi pingos de óleo no chão...

    Rapidamente detectei que o nível de óleo do fluído de DH havia baixado e estava no mínimo.

    Completei, limpei a região abaixo do filtro (estava tudo meio melado) com limpa-contatos e liguei o motor do carro para verificar de onde vinha o vazamento.

    Com ajuda do sobrinho esperto constatamos que o vazamento vinha da bomba de DH, de uma Conexão bem na parte inferior dela...
    -20191226_172447.jpg

    Como dali alguns dias retornaríamos, pensei em 2 soluções:
    - Eliminava a DH; ou
    - Apertava o parafuso para ver se se tratava apenas de um afrouxamento por vibração da viagem.

    Iniciei pelo mais simples.

    Após remover o tubo metálico da turbina e a caixa do filtro de ar, Com muito cuidado, apertei o danado do parafuso (que na verdade é uma pota de mangueira pressurizada rosqueável) ...
    -20191225_184546.jpg-20191226_172430.jpg

    E nos dias seguintes nos deslocamentos dentro da cidade fomos testando.


    Sucesso!
    Parou temporariamente o vazamento!

    MAS!!!
    Voltou!
    rsrsrsrsrs


    Plano B!

    Toca medir a correia para verificar a possibilidade de isolar a Bomba de DH.
    -20191225_184512.jpg-20191225_184518.jpg

    Medição feita, caça correia menor e............. depois de 3 correias adquiridas nenhuma deu certo!!

    Ou ficavam grandes, ou curtas demais...


    Volta pro plano A!!


    Só que dessa vez apertei feito "cabra macho" o a rosca da mangueira e coloquei "locktite" caseiro (vulgo Superbonder), só na rosca externa para não comprometer futuras desmontagens para reparo correto!


    Prontinho.. reparo emergencial feito.

    Voltamos alegres e contentes os 400km de retorno numa tocada ainda mais forte (120 km/h) e o danado só voltou a vazar dias depois em casa, quando subi demais o giro do motor (para acima dos 3 mil RPM).

    Ainda não reparei definitivamente o problema.

    Tá lá merejando óleo há mais de 500 km... praticamente não baixa... mas já vou parar a viatura para desmontar e ver o que é que precisa reparar para sanar definitivamente o problema.

    Tem gente que fala mau das D2 mas numa situação como essa as opções para reparo de emergência são iguais as de qualquer SUV de mesma idade, com ou sem eletrônica.
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  • #6
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    Priorizando as pequenas manutenções

    Em razão de vários motivos muitos pequenos serviços ficaram parados na D2.

    Muitos serviços "fáceis", especialmente os de "acabamento", aqueles que "não impedem o carro de andar", aqueles que "não são críticos", etc, foram ficando para depois por falta de tempo.

    Mas muitas peças já estavam aguardando "seu momento" há meses, algumas anos...

    Na foto abaixo as caixas grandes são os Fluídos para o Sistema de Arrefecimento: Água Desmineralizada + Aditivo especificado paro motor e ocupa bastante espaço.

    Do mais, o que mais tinha eram peças pequenas pequenas de acabamento e algumas de suspensão.

    Decidi re-priorizar os trabalhos nela, especialmente esses pequeninos que sempre ficam para depois.



    -20191229_141118.jpg
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  • #7
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    Lanternas do parachoque traseiro com luz de ré

    A viatura chegou com o parachoque quebrado.

    Em Goiânia a esposa arranjou um parachoque e outras peças feitas especificamente para as Discoverys 2 em fibra de vidro (pela empresa Pickup Master).

    Tipico produto Bom, Bonito e Barato!

    O parachoque já estava instalado, mas as lanternas não...

    Então chegou havia chegado a hora delas, afinal ficar sem luz de ré é meio chato... ninguém "morre", dá para andar, mas é chato em algumas situações...

    Antigas vs Novas
    -20191229_144443.jpg

    Nova instalada
    -20191229_150710.jpg

    Lâmpadas e encaixe traseiro
    -20191229_150804.jpg
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    Escadinha para acesso de passageiros à 3ª fila de bancos da Discovery 2

    Essa aí estava quase perdida no armário da garagem...

    Mas a como estava fuçando "lá atrás" na Disco, a memória lembrou dela e decidi já instalar a famosa escadinha de acesso.

    Ao contrário da da Defender, o legal dessa é que já vem com amortecedor, então ela recolhe e fica para cima após a ser utilizada.

    -20191229_185343.jpg


    PS: aquele tubinho branco jogado no chão é de Pasta Cobreada (ou Graxa Cobreada). É uma graxa de montagem que tenho utilizado para montar parafusos. Ela evita a oxidação deles e mantém o torque. Coisa fina!!
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  • #9
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    Acabamentos plásticos do cofre do motor

    Então... essa parte é meio polêmica.

    Eu particularmente não gosto dos acabamentos plásticos no motor.
    Acho que eles atrapalham a inspeção periódica, aquela visual mesmo...

    Aquela olhadinha básica para ver se "está tudo em ordem", tudo em seu lugar.. se não tem nada se soltando, nada encostando em algo indevido.. algo por "rasgar"...

    MAS como precisava abrir espaço no armário da garagem, eles tinham que sair de lá... e o único lugar que dava para ir era o seu de origem: o carro! rsrsrs

    Alguns acabamentos então retornaram para o possante.

    Não consegui instalar o que fica por cima do radiador por que como foi instalado o radiador de alumínio, o acabamento que recobre a polia viscosa (e tem a furação que suporta o que fica sobre o radiador) não está instalado.

    Resultado, tem que retirar a polia viscosa para instalar primeiramente o seu acabamento e, então, o acabamento superior do radiador.


    -20191229_185403.jpg

    -20191229_185438.jpg


    PS: O vaso de expansão (+ tampa) já está aguardando sua vez de troca, juntamente com algumas mangueiras do arrefecimento. Esse serviço pretendo fazer quando for trocar o fluído de arrefecimento.
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  • #10
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    Recolocando acabamentos

    Na linha de reinstalar os acabamentos plásticos do motor, também limpei e reinstalei outros acabamentos, como esse que envolve o suporte do banco do motorista, que foi retirado quando do serviço no câmbio (para facilitar acesso ao ECU do câmbio).



    -20191229_185627.jpg


    DICA: sempre tenha parafusos como esses da foto em abundância em sua maleta de ferramentas, pois muitos já estarão apresentando sinais de oxidação nessa idade do carro. Ao invés de limpar, melhor já trocar. Também há casos em que eles simplesmente somem quando caem durante uma manutenção. Não perca tempo, mantenha uma caixinha dessas e seja feliz! rsrsrsrs
    -20191230_124710.jpg
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  • #11
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    Novo conector de cabo de bateria

    Esse era um dos serviços que eu mais queria ter feito nos últimos meses!

    A troca desse conector era essencial.
    O conector original estava horrível! Não dava mais aperto nos pólos de bateria e estava todo "batido".

    Como não afixava direito, isso contribuia, creio, para aquecimento das baterias.

    Assim ele conecta muito melhor e ainda tenho a facilidade de desconectar para evitar a descarga da bateria.

    SIM, considerando que a bateria já está velhinha, se a D2 ficar mais de 2 ou 3 dias parada ela descarrega a bateria a ponto de não pegar.

    Já medi fuga de corrente de todas as formas e está em patamares mínimos!
    Já desativei alarme dela por completo! Não tem mais alarme (tem, mas desativei na BCU), somente trava elétrica... desativei um monte de configurações, mas a bateria não segura.

    Próximo passo é trocar o conector do lado Positivo.

    -20191229_185526.jpg


    PS: aproveitei nesse dia para organizar a acomodação do módulo (ECU) do carro ali em seu local, bem como sua fiação e a passagem do cabo negativo, tudo sem forçar e roçar uns nos outros.
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    Troca dos botões da buzina com chicote e início da preparação para Piloto automático

    Por tudo que li na internet, esse foi um dos trabalhos que fiquei mais tensos de fazer na D2 em DIY, por envolver Air Bag.

    Mas parecia simples demais para não fazê-lo...

    Segui em frente e não me arrependo!

    Basicamente, se você precisa apenas trocar os botões da buzina, basta colocá-los por "cima" do volante mesmo, não precisa tirar nada.
    Sentado no banco do motorista você pressiona eles (que são apenas capinhas) e pronto!

    O problema está quando a parte de baixo deles (os acionadores, com fiação, etc) ficam comprometidos...... aí, criança, precisa fazer esse movimento delicado.


    Primeiríssimo passo enquanto se cria coragem!!!

    Tira os cabos POSITIVO E NEGATIVO da bateria.

    Eu tentei ligar o carro pois li em algum lugar que isso sugaria resquícios de energia de alguns acumuladores do carro.

    Se funciona ou não, não sei... mas fiz!!!

    Nos 30 minutos seguintes, você toma uma coca-cola bem gelada... como um misto-quente e pega as chaves que serão necessárias para desmontar "os trem" (basicamente uma Allen e uma chave de fenda).

    Após a remoção de 2 parafusos Allen por trás do volante, retire GENTILMENTE (como se estivesse carregando um recém-nascido) o AIR BAG e leve para um local seguro onde NINGUÉM (e nenhum bicho) irá tocar (tipo o porta-malas). Coloque com a marca Land Rover virada pra cima.
    -20191230_175600.jpg

    Detalhe para a base do botão e sua fiação. Para retirar, basta puxar com cuidado (tem uma espuma espessa que prende)
    -20191230_175603.jpg

    Paralelamente ao serviço da troca dos botões da buzina, iniciei a montagem dos botões para o Piloto Automático.
    Primeiramente marcações para o recorte no volante.
    -20191230_175621.jpg

    Marcação feita
    -20191230_175647.jpg

    Recorte feito. Não precisa ficar perfeito (mas tem que ser Bem Feito!), pois o kit de botões tem um acabamento que recobre o recorte.
    -20191230_175727.jpg

    Visão geral do volante sem a fiação da buzina e já com recorte feito para botões do piloto automático.
    Aproveitei para realizar uma limpeza...
    -20191230_182209.jpg

    No kit que a esposa comprou não veio esse suporte metálico, então retirei os botões do som (até por que não tem som, e quando for instalado um, provavelmente não haverá conexão com tais botões). Se for o caso ela encomenda futuramente um suportezinho desses.
    -20191230_182735.jpg
    -20191230_183010-0-.jpg


    Em tese, "tudo pronto para a montagem".
    -20191230_183652.jpg


    Volante com o Airbag, "montado".
    -20191230_191137.jpg
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