Câmbio todo feito.
A troca da 1ª para a 2ª não demora mais (sim, demorava um pouquinho para a troca, quando a temperatura do óleo estava baixa), nas reduzidas de marcha não há mais aquele tranco sutil e discreto... agora liso, perfeito.
Mas dei mancada...
Um ruído atípico que achei que vinha do câmbio, não era no câmbio... aparentemente era a polia viscosa (que já tinha recomendado à patroa comprar para a revisão preventiva no arrefecimento).

Segundo o mecânico esse ruído de turbina gritando é a viscosa trabalhando quando o motor aumenta a temperatura.
Ok, ok, eu sei o princípio da viscosa e sei que ela faz um zunido... mas não sabia que era daquela altura (ele disse que o som alto se devia à folga existente no eixo da viscosa).
Bom, agora trocar a polia / embreagem viscosa e avaliar (substituição já realizada, mas ainda não testamos).
Além disso foi substituída a cebolinha do óleo (sensor de pressão do óleo do motor). É equivalente à da linha VW (como Santana), só muda o encaixe.
Deu um falso positivo na luz de óleo, era a cebolinha.
Aproveitamos para reparar o fiozinho de positivo que leva esse sinal da cebolinha ao painel, estava descascando.
Aproveitamos para revisar o motor de partida (ainda em execução).
Aproveitamos para lavar o tanque de diesel pois ela estava ficando muito, muito tempo parada. Resultado: estava LIMPINHO!! E com a limpeza, ficou como 0 KM.
MAS... o sensor de combustível não está funcionando bem... precisa ajustar!
No câmbio foi feito:
- adição de radiador de óleo do câmbio (oil cooler) com capacidade ligeiramente superior à do original, que permaneceu;
- substituição de todas as mangueiras e conexões, agora utilizando conexões rosqueadas;
- adição de sensor de temperatura do óleo da Racetronix para monitorar a temperatura do óleo do câmbio;
- substituição do Master Kit e de todas as Válvulas do Corpo de Valvulas (foram utilizadas as válvulas Originais/Genuínas);
- utilização de óleo mineral Petrobras ATF TDX, que na experiência do mecânico de câmbios (um dos melhores do DF) é o melhor óleo mineral a utilizar nesse câmbio, ainda que o óleo que tenha a certidão ZF seja o Texamatic B (que ele disse ser muito inferior ao TDX).
Principal vantagem do TDX é que encontra em qualquer lugar no Brasil.
Estava pretendendo recomendar à digníssima que trocasse o óleo a cada 20 mil Km. O Mecânico disse que era preciosismo e que beirava exagero. Recomendou manter os 40 mil km indicados pela Petrobras, mesmo no cenário de Towing (rebocando).
Como a Chumbinho está hoje?
Com motor feito, câmbio feito, tração com apenas 60 mil km, sem ACE, sistema de arrefecimento pronto para ser revisado (todas as peças em mãos) e muita vontade de ser mais usada!