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  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Como recuperar o cardã dianteiro da Land Rover Discovery II - Reparo da Junta CV




    Vamos aos detalhes do Propshaft Rebuild DIY...
    Para auxiliar a dona da chumbinho na economia de alguns cascalhos, resolvi encarar a empreitada de recuperar o cardã dianteiro e a junta cv do cardã dianteiro da D2.

    Serviço de média complexidade.
    Na verdade não é difícil.. ao mesmo tempo que é braçal, exige muito cuidado para não estragar a junta CV, seu rolamento, capa e retentores.


    1 - Remover o cardã da discovery!
    -img_20160323_092244946.jpg

    2 - Removendo os clips que seguram as capas das cruzetas.
    -img_20160323_092358715.jpg

    3 - Olhando com mais calma a folga e os estragos nas cruzetas...
    -img_20160323_092534465.jpg


    4 - Desmontando as cruzetas da Junta CV
    -img_20160323_113927633.jpg-img_20160323_113918256.jpg


    5 - OK! (quase) tudo desmontado!
    -img_20160323_153008948.jpg


    6 - falta remover o rolamento interno da junta cv... um engembrado caseiro para tentar remover.... mas sem sucesso!
    -img_20160418_194358050.jpg-img_20160418_204632667.jpg


    7 - como a tentativa "caseira" não deu certo, o jeito foi levar para um torno de bancada realmente FIXO em algo (e não solto igual o que tenho em casa)... com apoio de uma talhadeira (uma válvula amolada na ponta para formar uma mini talhadeira) o rolamento foi destruído por dentro até o ponto de conseguirmos retirar ele da capa.
    -img_20160423_110835820.jpg-img_20160423_112111043.jpg


    8 - Cruzetas STAHL e Rolamento da junta cv novos...
    -img_20160406_214039732.jpg-img_20160409_153836189.jpg


    9 - Com ajuda de uma prensa hidráulica (e um toco de madeira por cima do rolamento para não danificá-lo), e claro, um pouco de graxa para lubrificar ele, assentamos em sua capa.
    -img_20160423_114204940.jpg-img_20160423_114217114.jpg


    10 - aí foi montar as cruzetas e lubrificar (processo de lubrificação na página anterior).

    11 - aproveitei para trocar os parafusos dos cardãns por uns novos + porcas parlock.

    DICA: troque os parafusos por uns com cabeça ALLEN com ROSCA FINA! São melhores de apertar!
    --
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  • #2
    Usuário Avatar de Jeronetto
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Vamos aos detalhes do Propshaft Rebuild DIY...
    Para auxiliar a dona da chumbinho na economia de alguns cascalhos, resolvi encarar a empreitada de recuperar o cardã dianteiro e a junta cv do cardã dianteiro da D2.

    Serviço de média complexidade.
    Na verdade não é difícil.. ao mesmo tempo que é braçal, exige muito cuidado para não estragar a junta CV, seu rolamento, capa e retentores.


    1 - Remover o cardã da discovery!
    -img_20160323_092244946.jpg

    2 - Removendo os clips que seguram as capas das cruzetas.
    -img_20160323_092358715.jpg

    3 - Olhando com mais calma a folga e os estragos nas cruzetas...
    -img_20160323_092534465.jpg


    4 - Desmontando as cruzetas da Junta CV
    -img_20160323_113927633.jpg-img_20160323_113918256.jpg


    5 - OK! (quase) tudo desmontado!
    -img_20160323_153008948.jpg


    6 - falta remover o rolamento interno da junta cv... um engembrado caseiro para tentar remover.... mas sem sucesso!
    -img_20160418_194358050.jpg-img_20160418_204632667.jpg


    7 - como a tentativa "caseira" não deu certo, o jeito foi levar para um torno de bancada realmente FIXO em algo (e não solto igual o que tenho em casa)... com apoio de uma talhadeira (uma válvula amolada na ponta para formar uma mini talhadeira) o rolamento foi destruído por dentro até o ponto de conseguirmos retirar ele da capa.
    -img_20160423_110835820.jpg-img_20160423_112111043.jpg


    8 - Cruzetas STAHL e Rolamento da junta cv novos...
    -img_20160406_214039732.jpg-img_20160409_153836189.jpg


    9 - Com ajuda de uma prensa hidráulica (e um toco de madeira por cima do rolamento para não danificá-lo), e claro, um pouco de graxa para lubrificar ele, assentamos em sua capa.
    -img_20160423_114204940.jpg-img_20160423_114217114.jpg


    10 - aí foi montar as cruzetas e lubrificar (processo de lubrificação na página anterior).

    11 - aproveitei para trocar os parafusos dos cardãns por uns novos + porcas parlock.

    DICA: troque os parafusos por uns com cabeça ALLEN com ROSCA FINA! São melhores de apertar!
    Onde encontrasse o rolamento esfera da junta CV (reparo)..
    Obrigado..
    Jeronetto

  • #3
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    .... mais alguns detalhes da reforma do cardã

    Mais algumas fotos da montagem...

    1 - detalhe do rolamento novo da junta cv lubrificado com graxa com sabão de lítio e molibidênio.
    -img_20160429_204250963.jpg

    2 - detalhe de como é diferente essa parte móvel do cardã!!
    -img_20160507_163009854.jpg-img_20160507_162931713.jpg-img_20160507_163019837.jpg-img_20160507_163731360.jpg
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  • #4
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    em complemento ao post anterior..


    -img_20160507_174339122.jpg-img_20160507_181847452.jpg
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  • #5
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    Suspensão Traseira Discovery II - Como trocar a bolsa de ar por mola helicoidal aço

    Outro serviço simples no esquema DIY foi aproveitar as molas que vieram junto com a chumbinho para substituir pelas bolsas de ar...


    1 - Ergue-se o carro (o máximo que conseguir e com cuidado para não cair! Use cavalete de 3toneladas alto + macaco alto de duas fases).
    -img_20160508_104902995.jpg


    2 - Remove-se a roda.
    -img_20160508_105754686.jpg-img_20160508_110057365.jpg


    3 - Seque as bolsas por meio do "pito" que tem no compressor de ar (em baixo do banco do motorista). Depois comprima a bolsa e remova do suporte.
    4 - Remova o parafuso da tubulação de ar que vem do compressor
    -img_20160508_111056104.jpg-img_20160508_111120171.jpg-img_20160508_111203630.jpg


    5 - Limpe os suportes (e se tiver a pasta Wurth que o Meccano sugeriu, passe agora!)
    -img_20160508_111210240.jpg-img_20160508_111215862.jpg


    6 - Instale os pratos de suporte da mola + parafusos de fixação (vêm no kit)
    -img_20160508_112441215.jpg


    7 - Remova o parafuso do amortecedor para permitir que o eixo desça mais, abrindo mais espaço para entrar a mola!
    -img_20160508_113627693.jpg



    8 - PREPARE-SE para a parte mais difícil: encaixar a mola! kkkkk
    -img_20160508_124147845.jpg-img_20160508_125550474.jpg-img_20160508_130316038.jpg


    Prontinho!
    O serviço da roda direita levou 3 horas...
    Dessas 3 horas, 1h30min foram tentando subir adequadamente o carro, com altura e segurança suficientes para fazer o serviço.

    O serviço na roda esquerda-traseira (motorista) levou 1h30min...

    Lembrem-se de calçar MUITO BEM o veículo, de puxar o freio de mão MUITO BEM e de deixar o câmbio em "P".
    --
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  • #6
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    Caçando fuga de corrente elétrica na Discovery II

    Outro serviço que fiz (eu não! um grande e meticuloso amigo que entende de elétrica) foi o de caça à bruxa!
    digo! caça à fuga de corrente! rsrsrs

    Mede daqui, mede de lá... tira fusível.... bota fusível... abre porta...
    E nada...

    O primeiro dia de caça foi em vão... não descobrimos e até achamos que a fuga de 0,11 estava normal.
    Mas não está!!

    O normal é ficar em 0,02..... no máximo 0,05!!
    -img_20160510_222909672.jpg-img_20160510_222945040.jpg


    Depois de meses (ano) com o carro maior parte do tempo parado, a bateria, de tanto carregar e descarregar, colou placa!
    Colou placa e teve que ser substituída.


    Quem assumiu o lugar da tal "Maxlife" foi a Heliar Frota de 100ah.
    Até pensamos numa bateria Pioneiro.... mas como a Disco tem muitos componentes elétricos e eletrônicos recomendei à patroa que instalasse algo com melhor controle de qualidade e renome! Ela acolheu a recomendação, e show! Olhem aí:
    -bateria-heliar-100a-frota.png



    Ah!
    Logo na hora da substituição resolvi dar mais uma conferida na fuga de corrente!
    Descobri que a fuga está no sistema de Farol de Milha (tem um farol de milha quebrado, acho que ele está em curto).
    Isolei o sistema retirando o fusível.
    Assim não há mais fuga e a bateria não está descarregando mais... ou seja, agora dá para deixar o carro com o alarme ligado sem medo de descarregar a bateria! rsrsrs
    --
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  • #7
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    brilhante Tita!!! só gostaria de não ser seu vizinho de baixo hihihih abração!

    e viva o diy o prazer de fazer e a qualidade incomparável!

  • #8
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    brilhante Tita!!! só gostaria de não ser seu vizinho de baixo hihihih abração!

    e viva o diy o prazer de fazer e a qualidade incomparável!
    rsrsrsrs.. só faço barulho em horário permitido.. mas mesmo assim deve ser um saco ser meu vizinho do andar abaixo! kkkkkkkkkk

    DIY rules, nobre Meccano!!

    Abraços!
    --
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  • #9
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Tita...

    Rapaz, lendo esses tópicos da uma saudade de ficar sujo de graxa, passar um pouco de raiva com os parafusos, e no final do dia tomar aquela cerveja olhando pra viatura e vendo como é bom tudo isso...rs.

    E claro, registrar e compartilhar tudo por aqui..rs

    Vou até tomar uma banho de cachoeira hoje pra ver se essa saudade passa...hehehehe

    Parabéns pelos relatos, compartilhamentos e por deixar a chumbinho NOVA !


    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Agradecimentos: 66
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Tita...

    Rapaz, lendo esses tópicos da uma saudade de ficar sujo de graxa, passar um pouco de raiva com os parafusos, e no final do dia tomar aquela cerveja olhando pra viatura e vendo como é bom tudo isso...rs.

    E claro, registrar e compartilhar tudo por aqui..rs

    Vou até tomar uma banho de cachoeira hoje pra ver se essa saudade passa...hehehehe

    Parabéns pelos relatos, compartilhamentos e por deixar a chumbinho NOVA !


    Abraços

    Poxa Rubens!!!
    Vai tomar um banho de cachoeira pra esquecer a vontade de fuçar no carro!?!?
    Aí você humilha!!
    kkkkkkkkkkkkk

    Aproveita a cachoeira por nós!


    Abração!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #11
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Tu deve estar com uma saudade muito grande da Toy ,não tinha esta tranqueira toda !!!rsrsrsr Mas preferiu o conforto,estou de acordo ,o sonho não se releva !Continue com esta persistência que é o que admiro.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #12
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Agradecimentos: 66
    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Tu deve estar com uma saudade muito grande da Toy ,não tinha esta tranqueira toda !!!rsrsrsr Mas preferiu o conforto,estou de acordo ,o sonho não se releva !Continue com esta persistência que é o que admiro.
    Olá Sérgio!!
    Tudo bem??


    Cara... eu desencanei...
    Como não tenho domínio do fato, o jeito é relaxar e curtir...

    A D2 é uma viatura interessante!
    Por incrível que pareça a saudade das Bands e a insegurança de dar manutenção nela têm diminuído imensamente! rsrsrs

    Abração!
    --
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