Salve acompanhei por curiosidade a saga da sua LR Chumbinho......segue manual sobre lubricidade do S10 lembrando que se tem que que fazer a limpeza de todo sistema antes de usa-lo
A lubricidade do óleo diesel é definida como a habilidadedo combustível de evitar a fricção e o desgaste entresuperfícies metálicas em movimento relativo sob carga eestá relacionada com sua composição química. Os compostospolares (sulfurados, nitrogenados e oxigenados) proporcionamboas características lubrificantes ao produto. Alémdas características necessárias para apresentar um bomdesempenho como combustível, o óleo diesel deve tambémapresentar características que lhe confiram um bomdesempenho como lubrificante, porque em determinadaspartes dos sistemas de injeção, como por exemplo, componentesinternos de bombas rotativas e injetores, ele atuatambém como lubrificante.O hidrorrefino (hidrotratamento profundo/hidrocraqueamento)consiste numa rota bastante utilizada paraa produção de combustíveis com baixo enxofre e tende areduzir também a maioria dos compostos polares que conferemlubricidade natural ao óleo diesel, podendo resultarem combustível com baixa lubricidade. Esse fato é indesejávelporque pode causar desgaste prematuro das bombase componentes dos sistemas de injeção de combustível,reduzindo o tempo normal de vida das bombas e injetoresdevido ao insuficiente poder de lubrificação do combustível.
O óleo diesel com baixo enxofre (< 50 ppm) tende aapresentar baixa lubricidade, em função do hidrotratamentosevero que remove também compostos polares,promotores naturais dessa propriedade. Na produção deóleo diesel com baixo enxofre, o esquema de refino nãoé a única variável determinante das características lubrificantesdo produto final. O tipo de petróleo usado tambéminfluencia a lubricidade do produto obtido, o quepode exigir alterações no esquema de produção para queproblemas com relação à lubricidade do óleo diesel sejamcontornados. Os aditivos melhoradores de lubricidadeconsistem em misturas de ácidos graxos ou de ésteres etêm atuação comprovada na restituição do poder lubrificantedo óleo diesel.Outra forma de correção dessa característica consistena incorporação de biodiesel ao óleo diesel. Destaca-seque a adição de 2% vol. de biodiesel ao óleo diesel combaixo enxofre é suficiente para correção da sua lubricidade(desgaste a 60 ºC <<< 460 µm, medido pelo ensaio HFRRa 60 ºC – figura 7) e que, no caso brasileiro, é mandatóriaa adição de biodiesel ao óleo diesel automotivo. Portanto,não é necessária a correção da lubricidade do óleo dieselautomotivo na refinaria produtora, a partir do uso de aditivospromotores de lubricidade.
espero ter ajudado........boa sorte com a vtr

Ex Mazda B2200 CD 95
Ex Mazda B2500 CD 98
Ex Terracan 2.5Tb 04
Subaru Forester SX 10/10