Postado originalmente por
Paulo André BR
Rodrigo, muito bom o trabalho.
Bonito o reforço! Bom, eu sou leigo para dar palpites mas acho que vale levantar essa questão:
Num chassis com feixe de molas (Toyota, Willys, Javali, etc...) o chassis trabalha junto com a suspensão, ou seja, ele tem que torcer.
Num chassis com molas helicoidais quem trabalha é a suspensão, e quanto mais rígido o chassis, melhor será a dirigibilidade.
Num reforço como esse que fez pro porco na minha opinião acertou em cheio, pois ele vai receber outra suspensão, e ele deve ser enrijecido (ui).
Agora colocar esse reforço muito comprido num chassis com feixe de molas, pode enrijecer demais e até provocar trincas em locais que passarão a receber esforços não programados.
Acho que esses reforços em chassis com feixes devem ser pequenos tipo o quadrado com a circunferência aberta no meio, assim, depois que eles forem soldados no chassis, a trinca não tem pra onde correr e o reforço é pontual onde houve o problema.
Aproveitando a intromissão: qual tipo de ferro/aço usa para as peças do chassis?
Abraço!