Lauro, bom diaVenho acompanhando o porco, sua empolgação o trabalho da equipe que você escolheu... enfim melhor que qq seriado!Certo de que chegará num ótimo resultado, hoje vou dar meus cents.Eu não gosto de testar, prefiro fazer contas, medir, aprender com erro dos outros etc...Levo a sério o ditado " meça duas vezes para cortar uma vez só".Sendo assim, quando troquei motor e cambio do meu CJ-5, em 2002, para colocar um Vortec+2615B+T-Case Band, tive que trocar a relação, e fiz uma única vez e contrariando todos que palpitaram no "achismo", fui certeiro, ficou como eu queria.Na época tentei achar modificações semelhantes mas não havia, então usei como alvo a Blazer (mesmo motor) e fiz meu comparativo.Qualquer MO e peças no diferencial custam caro, então ficar testando, pelo menos para mim, não é opção.No Fórum das Picapes GM :
http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php tem uma tabela fácil que foi a que usei.Apenas terá que converter seu pneu 33" para mm, que fica dessa forma:
- Largura: 317,5mm = 12,5"
- Altura: 72% (para um 33" num aro 15 com 12,5" de largura, desconta o aro 15 dos 33, sobra 18, divide por 2, tem-se o altura ombro do pneu em polegada, depois veja a porcentagem em relação a largura 9/12,5=72%)
Tenha também todos os dados do motor e cambio.Como fazer para dar certo?!Faça uma tabela para o Porco com uma relação que julgue ser boa.Faça uma tabela para algum outro veículo com peso semelhante e obrigatoriamente o mesmo motor (talvez a própria Blazer como o MWM - é esse o motor que está usando certo?) Ah!, terá que saber o escalonamento de marchas e relação C&P desse outro carro tb!Faça online as duas tabelas e vá alterando as possíveis relações para o porco e comparando com seu alvo, se quer mais reduzido ou mais longo e chegará bem próximo do real!Obviamente seria bom vc dirigir o carro a ser perseguido (ex. Blazer) para saber se acha que é longa, curta etc... e levar em conta que apesar de toda matemática, algo que não tem como calcular é o inércia maior que o pneu grande causa, bem como o arraste na rodovia... Então para o resultado obtido na tabela, seu Porco ficará na real, minimamente mais xoxo!Boa sorte! e Acompanhando...