Alonso,
A regulagem de válvulas não tem relação com situação dos tensores e correia de distribuição. Pode regular as válvulas e depois trocar o kit distribuição que as válvulas continuarão reguladas.
Versão Imprimível
Alonso,
A regulagem de válvulas não tem relação com situação dos tensores e correia de distribuição. Pode regular as válvulas e depois trocar o kit distribuição que as válvulas continuarão reguladas.
Tópico lido com cuidado, excelente proposta esta sua de deixar o carro impecável para expedições futuras.
Bateu saudades forte de tudo que fiz na minha, sucesso na empreitada!
Valeu Marcos, a ideia é deixar o carro 110% confiável... e aprender ao máximo fazer as coisas (DIY) para, acaso exista alguma emergência, saber me virar.
Abraço
Beleza Glaicon, acho que vou fazer ainda esta semana...
Abraço
Atualizando... substituí correias, tensionadores e mangueiras. Não achei nada complexo, mas trabalhoso, e só me embaralhei um pouco na regulagem das válvulas, mas meu Guru estava lá para socorrer.
Bom, comecei pela substituição da correia do comando. Capa protetora removida e motor no TDC:
Anexo 475576
Anexo 475580retirei tensionador hidráulico, ainda original
Anexo 475581depois retirei a polia, também original
Anexo 475578usei ar comprimido para limpar essa "fuligem" marrom, muito parecida com poeira de estrada de chão, que na verdade é material de desgaste da correia antiga (subiu um "poeirão quando o ar bateu). A capa protetora da correia lavei com água mesmo.
Anexo 475582correia nova original, posição correta com o TDC (vem marcada, excelente)
Anexo 475577polia e tensor no lugar, puxa o "pino da granada" e voilà: correia nova devidamente instalada e tensionada, com o motor no ponto correto (TDC).
Aí parti para a checagem da regulagem das válvulas. Saca o suporte completo do filtro de ar de admissão, retira o tubo de admissão, desconecta mangueiras, retira todos os parafusos da tampa de válvulas (retirar no sentido horário e começando pelos "de fora", fazendo o oposto quando for colocar). Tapei a "boca" do tubo da turbina com uma sacola para evitar que acidentalmente caísse algum parafuso ou qualquer outra coisa:
Anexo 475586todas as válvulas estavam dentro do padrão da fábrica: 0,20 - 0,30mm admissão e 0,25 - 0,35mm escape. Apenas o cilindro nº 03 está com ambas, admissão e escape, no limite máximo... ainda assim dentro do padrão, o que dispensou a regulagem.
Depois foi remover, com muito cuidado para não cair nada dentro do motor, todo o Loctite. Quando fui colocar a junta nova original que comprei, surpresa: era maior, não serviu... como comprei na América, fui conferir o part number e realmente não é o correto. Sorte que a junta "velha" estava perfeita e não rasgou quando removi a tampa... bom, lavei a junta velha, limpei, sequei, coloquei na tampa, apliquei novo Loctite, fecha a tampa e volta tudo para o lugar.
Por último troquei as outras três correias: duas do alternador/bomba d'água e outra do compressor do AC. Bem fáceis de substituir e tensionar. Usei todas Contitech.
Depois as mangueiras do radiador: moleza, mamão com açúcar.
Tempo total gasto: 2h57min.
Fim de papo!
retificando o tempo total gasto: 4h57min
Continuando a infinita manutenção, desta vez substituí o evaporador do ar, que estava com vazamento, não "segurando" o gás e, assim, o ar não gelava como deveria...
Desmontar o painel e retirar a caixa evaporadora é relativamente fácil, requer paciência. Fui desmontando tudo, colando os parafusos nos devidos lugares das peças desmontadas para não me perder quando fosse remontar.
Antes de tudo, não sei se este é o procedimento correto, fui lá no cofre do motor, abri as tampinhas das duas válvulas do ar e retirei toda a pressão do sistema.
Anexo 476618painel desmontado e caixa evaporadora retirada;
Anexo 476619peças desmontadas "devidamente guardadas";
Anexo 476620Anexo 476621Anexo 476622Anexo 476623olha o estado que estava... o ar que era respirado no interior da Monstra estava pior que o de Pequim!;
Anexo 476624depois de muito tempo lavando e retirando a crosta que estava impregnada...;
Anexo 476625unidade evaporadora nova (de Fiat Palio 96/1999), um pouco mais estreita;
Anexo 476626com espumas coladas para perfeito isolamento.
Depois foi remontar tudo, bem chato de fazer, utilizei até um pequeno macaco para alinhar a altura da caixa com os furos dos parafusos no painel, porque estava difícil segurá-la no lugar e ao mesmo tempo colocar e apertar os parafusos.
OBS: troquei também os dois o-rings.
Custo da evaporadora: R$ 325,00. Sei que consigo preço melhor no mercadolivre, mas com o frete ficaria o mesmo preço.
Sábado, dia 06/09/2014, chegou o meu comando do ar, que aproveitei um amigo que foi para Los Angeles e mandei para os caras da ModuleRepair. Havia tentado reparar em três lugares diferentes aqui em Vitória/ES e nada. Peguei o contato dos caras no ebay. Fiquei 23 dias andando no calor de Vix sem o ar mas valeu a pena, o comando do ar ficou perfeito e funcionando 100%. Custo de US$ 95,00 e garantia eterna!
Anexo 476632etiqueta de violação dos caras da ModuleRepair.
Abraços
Acompanhando! Perfeito, hein!?
Caro AlonsoFausto,
Parabéns......Seguramente Você é um exemplo quanto à dedicação e empenho, e o seu cuidado e esmero com a "Monstrinha" são fontes de inspiração para todos nós aqui.....
Infelizmente acho que não tenho esta paciência e principalmente o talento....:)
Abraço, e sigo acompanhando todo esse cuidado.
Eduardo.