Agora sim vai ficar Monstra !
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Eu ainda não estou de cabeça tranquila com o meu radiador. Nao tem vazamento algum, foi testado e esta 100%.. mas ainda penso em trocar. Afinal de contas, são 17 anos de uso em uma peça que se falhar, pode ser critico para o motor. Vou esperar folgar $$ (se é que um dia vai acontecer) e trocar o radiador.
onde esta esse blower ? como acesso??
Rubens, uma vez mandei mexer no radiador, pois estava umedecendo na chaleira.
Ficou mal feito. Voltei na oficina depois de dois meses e mexeram novamente.
Não ficou bom e ainda quebraram a mangueira do ar quente.:freaking:
Coloquei radiador novo em outra loja ano passado.
Ficou perfeito.
Não recomendo conserto de radiador, pois se der um pequeno vazamento em viagem, poderás nem perceber.
Troque e fique tranquilo e feliz.:concordo:
X2
Venho falando isto a tempo e a maioria aqui é a favor de reformar o radiador , SE O RADIADOR VAZOU , SE ESTA MEIO ENTUPIDO , ESTA ESTARÁ TB CORROÍDO POR DENTRO , FAZER LIMPEZA ( VARETAMENTO ) É O MESMO QUE REMENDAR UM TECIDO TODO PODRE , VAI ACABAR FAZENDO VC PERDER O MOTOR , tudo na vida tem a sua vida útil e o radiador tb tem um tempo de vida , qdo der sinal de fraqueza COMPRE OUTRO NOVO .
Apesar de a maioria aqui recomendar em VARETAR , CONSERTAR ???? EU E O GLAICON SOMOS A FAVOR DE COMRAR UM NOVO e garanto que vcs não irão se arrepender .
O meu radiador nao apresentada nada de estranho. Nao esta umedecendo na chaleira , nao baixa agua do reservatorio nem nada.. mas apos a troca de bomba dagua, valvula termostatica, mangueias, tampa da radiador, selo dos blocos do motor, o radiador se tornou o único ponto fraco do sistema, entao apesar dele nao apresentar nada, será trocado no inicio do ano que vem. :concordo:
Vou relatar o que e como foi feito, são muitos detalhes. Por hora segue foto da atual altura da MONSTRA:
Anexo 479986foto feita em morro
Abraços.
Já tinha decidido que quando as molas powered by Dr. Guilherme chegassem iria fazer BL de 1,5" na instalação... molas chegaram, mandei pintar de laranja marrocos (cor do Troller laranja) e comprei o material para o BL.
Calculei o que precisava e comprei um pedaço de barra redonda de PEAD com 70X60cm, visto que utilizei dois de 50X38mm perto do radiador e oito de 65X38mm no resto do chassi. Comprei também um pedaço de alumínio, que é vendido por peso, e que foi no olho: escolhi um pedaço que estava no chão, já redondo, mas bem maior do que seria preciso.
Levei ao torneiro para fazer os tarugos de PEAD conforme precisava:
Anexo 481722Anexo 481723
Antes de começar a montar já soltei a barra da direção.
Para montar o BL é bem cansativo e tem que ter paciência... primeiro soltei todos os pontos do chassi com a carroceria, começando o porta-malas. Tem que desmontar alguns forros e levantar o carpete, nada complexo. Para levantar a carroceria do chassi, usamos um pedaço de madeira, que mandei cortar em medida mais ou menos exata, e colocamos na ponta do macaco jacaré.. daí era só encaixar na carroceria próximo de onde ia instalar o tarugo e levantar. Tive grande problema com os parafusos... como faço a mecânica toda em pequeno município do interior do Estado, tudo lá é muito limitado e foi chato demais ficar indo e voltando atrás de parafusos... mas no final deu tudo certo. Inclusive, os maiores parafusos são os dois primeiros, próximos ao radiador e somente consegui montar com os de bieleta de toyota bandeirante, que são gigantes.
Anexo 481731
Depois de montado o BL, levei o alumínio para usinar:
Anexo 481724Anexo 481725
Aí foi só montar novamente na barra.
Concomitante ao BL, as molas novas foram montadas e trocadas as buchas inferiores dos 4 amortecedores, tudo original toyota. As fotos da suspa estão no tópico das molas.
Depois de tudo pronto, subo no carro (sim, agora não é mais "entro" no carro, é SUBO) e "essa alavanca da caixa de marchas tá estranha"... as marchas para baixo estavam encaixando com dificuldade (2ª, 4ª e ré) e a 2ª não estava entrando direito... Desmontei o console da alavanca, retirei as coifas... ali tem uma guia de metal, que separa a alavanca da caixa da alavanca da t-case. Olhei, matutei, retirei os parafusos dela, e decidi: "corta essa divisão aqui e vamos montar"! Problema 100% resolvido e agora sim tudo OK.
Anexo 481728Anexo 481729
A montagem de BL é bem chata e requer alguns cuidados. A carroceria tem que ser suspensa devagar, olhando se cabos e linha de combustível não estão sendo forçados... no meu caso não precisei alterar nada, mas o positivo da bateria ficou no limite. O radiador ficou bem alto com o BL e não gostei. Mesmo com o coração apertado, fiz furos novos na Monstra para deixá-lo mais baixo, praticamente em altura original:
Anexo 481730
E por último foi o para-choque dianteiro... com o BL ele fica bem para baixo, na verdade é o resto que sobe, e fica feio pra caramba o espação criado entre ele e os faróis e grade. Sem dó, decidi retirar, cortar o que for preciso e montar.
Anexo 481732
Tudo montado, para-choque alinhado, aperta, confere tudo... confere novamente... blz, 100%! Trabalheira, mas gostei demais. Monstra realmente ficou Monstra.
Abraços.
Pequenas perfumarias: cobertura da tomada de força do porta-malas, que estava quebrada, e braço novo do limpador traseiro, que estava empenado.
Anexo 481733Anexo 481734Anexo 481735
Anexo 481736Anexo 481737Anexo 481738