Postado originalmente por
hschayer
Prezados:
Começo a aventura de comprar o meu primeiro 4x4. O meu pai já está nesta há algum tempo. Ele teve um Samurai, um Vitara 4x4 - 4cc - Gasolina e hoje tem um Sorento. O carro que ele mais gostou, de longe, é o Vitara.
A minha opção por 4x4 se dá em razão da segurança para dirigir na chuva. Praticamente, em relação aos carros de passeio, somente isto me interessa. Será o meu único carro e rodarei aproximadamente 2000 km por mês, sendo 1600 km na estrada. Hoje eu tenho um Honda Civic e o consumo na cidade é por volta de 6,5 km/l na cidade (problema de pequenas distâncias) e 15 km/l na estrada (tenho o pé muito leve, procuro não passar de 100km/h). Quero o carro, essencialmente, para trechos urbanos e estrada. Hoje moro no Mato Grosso do Sul, mas sou de BH e a única estrada de terra que pegarei é a suficiente para chegar na beira do rio (nunca mais do que 15km) e se o caminho estiver ruim eu volto. Trilhas e outras aventuras estão completamente descartadas, pois considero-me, com orgulho, um roda-dura de marca maior. Os pontos mais importantes para mim são: segurança, manutenção (considerando resistência e durabilidade do veículo), conforto e consumo. Neste segundo ponto, pela experiência do meu pai, conheço bons mecânicos em BH, para as marcas Mitsubishi e Suzuki (O Sorento ainda está na garantia, então fica na concessionária). Pretendo gastar até por volta de 100k.
Considerando tudo isso, gostaria de opiniões sobre os seguintes carros, quais vocês consideram o mais adequado para o meu perfil e opiniões sobre cada um deles:
L200 HPE Automática - Diesel - Primeira da lista. Seria o carro que eu quero, por praticidade, mas na concessionária mencionaram a impossibilidade de usar o 4x4 na chuva (!). Fico com impressão de estar comprando mais do que necessito ou talvez algo que não me atenda tão bem. A questão de caminhonetes saírem de traseira também me incomoda.
Nissan Frontier – Diesel – Automática – Mesmos motivos da L200, com a vantagem de todos os anos terem o motor com corrente de transmissão e a desvantagem de não conhecer mecânicos especializados. Além disso, li sobre alguns problemas das molas na suspensão traseira e fiquei um tanto receoso.
Pajero Full – Seria a opção natural, pelos critérios que adoto, mas considerando o valor a gastar, com a mesma grana compro uma L200 ou Frontier dois ou três anos mais nova, talvez ainda na garantia.
Gran Vitara V6 – Excelente carro. Tem a vantagem do preço ser bem mais baixo do que pretendo gastar, com um 4x4 de verdade, mas é monobloco, não tem chassis.
Pajero Sport – Gosto muito, preço razoável, mas tenho a impressão de estar desatualizada. Além disso, li sobre o aquecimento excessivo e fiquei preocupado.
Pajero Dakar – No fórum, o pessoal é só elogios, mas não possui os equipamentos de segurança da Full, principalmente controle de estabilidade e air bags. Desconsiderando isso, nenhuma restrição.
Honda CR – V – Talvez a opção mais sensata, pois poderia adquirir um carro extremamente novo. Mas não é um 4x4 de verdade e bem mais caro do que o Gran Vitara.
Outlander - V6 - 4x4 - Aqui o problema é o consumo.
Agradeço qualquer manifestação.
Hugo