As coisas em comum entre um e outro são o uso de motor a combustão, o uso de pneus e tração nas quatro rodas (mais ou menos, porque um é parcial e outro integral). E fica por aí.
Quer fazer um Pinheirinho básico? Vá de CJ. Mesmo que não dê pra fazer com o que você comprar, há possibilidade de upgrades pra conseguir.
Quer fazer raids, vá de Niva. Mesmo que não dê pra fazer com o que você comprar, há possibilidade de upgrades pra conseguir.
Quer passear ou fazer trilhas leves, no máximo médias? Vá de Niva.
Quanto ao ano, pra mim é tudo igual.
Quanto ao motor, eu uso o original, sou feliz e não ponho o AP. Vou injetá-lo, passar pra 1.7 e o diabo, mas continuo com ele. Um motor que, a cento e lá vai pedra graus, tomou até água com gás, abaixou pra 90 e saiu voado a 5000 giros sem o cabeçote nem gemer pode até ser fraco, barulhento e bebum
, mas confiável ele é!
Pro câmbio a coisa muda. Tem um pessoal que relata ter se dado muito bem com o de chevette, é uma coisa até interessante.
Modificações? Isso quem faz é você, e vale pra qualquer carro.