Caveso, tá aí:
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Abs
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Caveso, tá aí:
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Abs
Alguém sabe dizer se altera muito o consumo com o uso do câmbio auto?
Lembro que o Eduaro Merege disse que no início ficou até mais econômico, mas depois você acostuma e pisa sem dó!
Abraço
Estou na dúvida. Mesmo que o câmbio atenda vários tipos de carros e motores, será não muda apenas o conversor de torque para cada modelo?
Pois é...uma boa pergunta...
Temos alguns exemplos:
Ifab, que tirou seu v8 e colocou um Power Stroke;
Athos, colocou esse câmbio num 4cc.
Entre o mwm e o opala, a diferença na curva de torque/potência é quase imperceptível, mas entre o 4cc/ opala e o 6cc tem muita diferença, mas mesmo assim funcionou muito bem!
No opala 6cc, o câmbio troca de marchas antes dos 2000 rpm em situaçãoes normais e sem esticar marchas, então porque não daria certo no mwm?
Abraço
Acho que entendi o que você quer dizer.
Olhando essa valiosa tabela...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=12006
O motor opala 4cc, tem seu torque máximo, em 2500 RPM
Opala 6 canos torque máximo em 2000RPM
O mwm tem seu torque máximo por volta dos 1800RPM (em outro site vi em 1500RPM).
Agora imagino tentar colocar esse câmbio num motor 2.0 16 válvulas, o do vectra 2.4 16VÁLVULAS, em que o torque máximo está lá em 4.000RPM. Acho que não muda nada, no sentido de que as pás não foram desenhadas para ficar patinando até perto sei lá, 3000 RPM (quem tem um vectra 2.4 automático para confirmar a partir de qual rotação o conversor entra em stall?). Acho que o Vectra 2.4 16V também dever ter stall perto dos 1500- 2000RPM.
Penso assim, olhar na perspectiva de que o conversor de torque substitui embreagem, e normalmente a 1000RPM a 1200 RPM, dependendo do motor e da condução já estou "embrenhando", então tanto faz qual o motor serve o acoplamento, desde deixe escorregar um pouquinho nessa faixa de rotação, para então acoplar fortemente em 1500-2000RPM. Será correto pensar assim?
O que não pode é colocar um motor fraco que logo que engatar o D, o motor morre (kkkkkkk). Tanto que nos carros de injeção, a centralina cuida para aumentar injeção de combustível e corrigir a rotação nesse momento...
Para esquentar a conversa, uma lista dso carrinhos que foram equipados com essa caixa*(ZF4HP22):
4HP22
• 1984-1985 Lincoln Continental 2.4L (BMW motor)
• 1981-1987 BMW E28 528e M20/B27
• 1983-1988 BMW E30 325e M20/B27
• 1983-1985 BMW E28 524td M21/D24
• 1983-1984 BMW E28 533i M30/B32
• 1983-1989 BMW E24 633CSi M30/B32
• 1983-1984 BMW E23 733i M30/B32
• 1984-1985 BMW E30 318i M10/B18
• 1984-1985 BMW E30 323i M20/B23
• 1984-1987 BMW E28 535i M30/B34
• 1984-1992 BMW E23 735i M30/B34
• 1986-1992 BMW E30 325i M20/B25
• 1986-1993 Volvo 740 2.3L
• 1986-1991 Volvo 760 2.3L
• 1987-1991 BMW E30 325ix M20/B25
• 1987-1993 Jaguar XJ40 3/6
• 1987-1997 Jaguar XJS 3/6
• 1987-2002 Range Rover - Clássicos e P38 modelos
• 1987-1996 Peugeot 505 2,0
• 1987-1996 Peugeot 505 2,5
• 1987-1996 Peugeot 505 2,2
• 1987-1989 Peugeot 604 2,5
• 1988-1990 BMW E34 525i M20/B25
• 1988-1993 BMW E34 535i M30/B35
• 1988-1992 BMW E32 735iL M30/B35
• 1988-1997 Maserati Biturbo 2.5 V6
• 1988-1997 Maserati Biturbo 2,8 V6
• 1991-1995 Volvo 940 2.3L
• 1992-1999 Land Rover Discovery 3.9L
• 1997-2002 Austin Tempest 4.0L
• 1999-2003 Land Rover Discovery Série II 4.0L
• 1988-1992 Chevrolet Opala
[Editar] 4HP22HL
motor traseiro-configuração
• 1989-1993 Porsche 911 Carrera II 3.6L
• 1993-1998 Porsche 993 3.6L
Abs
Hehehe!
É "71" sua tarja preta?
Pena que quando as duas estiverem prontas, não poderei apostar corrida contigo...é covardia!!!!hehehe!
Abraço
Ae pessoal ,acabei de abrir um topico lá em cima no forum geral , mas vou pedir aqui tbm .. vi aqui q o Giovani ta montando um MWM 4.2 no zf , algum de vcs sabe o peso desse motor ? qto ele é mais pesado q o do opala 6cc ? e o cambio guenta o torque ? alguém tem algum veículo com essa configuração? obrigado desde já ..
faloww
Sabia que eu ia fazer confusão....:mrgreen:
Athos_f o meu câmbio não é o zf, é o 4L60E (GM), o mesmo do Devasso / Ramiro Eli
Quanto aos dados do motor, segue abaixo:
Modelo Motor - MWM 6.07 TCA
Aspiração - Turbo Aftercooler
Disposição / Cilindros - L 6
Cilindrada Total - 4,2 litros
Taxa de compressão - 17,8:1
POTÊNCIA - 132(180) kW(cv)
Rotação de Pot. Máx. - 3.400 rpm
TORQUE - 510 Nm
Rotação de Torque Máx. - 1600 rpm
Norma de Emissões - EURO 2
Peso Seco - 259 kg
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