x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 67
  • #1
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1

    Torque de motores - Banco de Dados




    Salve!!
    Sempre é ressaltado que um bom motor para um 4x4 é aquele que tem torque em baixa rotação. Achei nas minhas papeladas alguns dados de torque de motores quando estava a procura da viatura.
    Estou postando para servir de subsídio aos colegas que estao a procura de um bom motor!! Cabe salientar que atualizações e colaborações são sempre bem-vindas para completar e expandir a listagem

    Em ordem decrescente de torque:

    Torque RPM
    (Kgf.m)
    Troller Motor 2.8 Turbo Diesel.....................................32..... .1800 RPM
    Opala 4.1 Alcool ( motor 250).....................................30......2 000 RPM
    Land Rover ano 1990.............................................. ..30......1950 RPM
    Opala 4.1 gasolina ( motor 250).................................28......2000 RPM
    Opala 4.1S gasolina ( motor 250s)............................27,8....2300 RPM
    Bandeirante motor Toyota 14B...................................24,4....2200 RPM
    Willys 3000.............................................. .................22,3....2000 RPM
    Opala 2.5 litros alcool – carburação dupla (motor 151).19,4....2500 RPM
    Engesa 4 – motor original 4cc opala alcool..................19,4....2500 RPM
    BF - 161............................................... ...................18,67...2000RPM
    JPX motor XUD ( 1996)............................................. 17,4.....2250 RPM
    AP 2.0 Mi gasolina.......................................... ..........17,3.....3000 RPM
    Golf 2.0............................................... ....................17,3.....2400 RPM
    Opala 2.5 lts gasol – carburação simples (motor 151)..17,1.....2500 RPM
    OHC 2.3............................................... ...................17........3000 RPM
    Opala 2.5 litros gasol – carburação dupla (motor 151).16,7.....2500 RPM
    Hurricane 4cc............................................... ...........15,7.....2000 RPM
    AP 1.8 Mi gasolina.......................................... ..........15,5.....3000 RPM
    AP 1.6 Mi Alcool............................................ ...........14,4.....3250 RPM
    Niva motor 1.6............................................... ..........12.......3200 RPM
    HILUX CD JAPA 1995

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Hilux motor 2.8 diesel............................................ ...............17,7.... 2.000 RPM
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário Avatar de Henrique Josino
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    1,158
    Agradecimentos: 0
    S4T plus.............................................. ...........46,5kgfm...1600rpm
    MWM 6,07T............................................. ....... 43,0kgfm...2000rpm
    Cummins 5.9 L............................................... 81,0kgfm...1600rpm

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=9354



    []'s
    DEFENDER 90 PICK-UP - lift 4",ARB,Full-locker,Salisbury 4340,37"x12,5"x15" creepy,Warn 9000, Safari, Hella Xenon e alguns hp's a mais...

  • #4
    Prezados,

    o correto do Maxion S4T Plus é:

    S4T Plus............................................. 46,5 Kgfm......1400rpm
    S4T............................................... .....38,2 Kgfm......1600rpm
    S4................................................ ......28,1 Kgfm......1600rpm


    Perkins:
    Q20B4............................................. ....26,1 Kgfm......1400rpm

    Abraços

  • #5
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Eu acho que vocês fizeram uma salada mista de verduras, legumes e frutas.

    1- NUNCA se deve misturar dados de motores turbinados com não turbinados.
    Leiam a mensagem do Rodrigo e vejam a diferença brutal que existe em um mesmo motor S4 e S4T, só pela diferença de uma turbina. Com mais algumas mudanças, tipo comando de válvulas e conexos, a gente chega ao S4TPlus

    2- dos motores a gasolina, os dados do 250S e o 151 são dados do motor básico, com algumas preparações básicas, ele aumenta pelo menos 50%, e, indiscutivelmente, é um dos melhores e mais ROBUSTOS motores disponíveis para serviços brutos

    3- os dados do Toyota 14B são 25,5 e 27kgfm, dependende da série do motor. Lembre-se trata-se de motor aspirado (qui-nem-qui) o S4. Coloque turbina nela e confira a diferença. Além do mais, é motor a diesel com uma larga curva de torque/potência. A potência máxima está em 3400rpm, e a rotação máxima atinge 4150 rpm. Palavra de quem usa, você pode botar ele na estrada rodando o dia inteiro a 3400 rpm e ela não vai reclamar ..... já certos motorzinhos de dentista 2.8 abrem o bico fácil se vocês tentarem manter o mesmo ritmo

    4- o Cummins 5.9L é motor de baixa rotação e deve ser pensado como motor de baixa rotação. O dado de torque está errado, pois o torque desse motor na versão básica é de 56kgfm. (na minha Ram, segundo o que descobri, ele deve estar preparado para 61kgfm/225cv). Se optar por commonrail, gerenciamento eletrônico, etc etc, ele atinge os 81kgfm. Mas com tanta geringonça, os opalas também mudam muito

    5- finalmente, essa coisa de ter torque em baixa rotação também é relativa, o que importa é a combinação torque + relação de diferencial = velocidade mínima com torque máximo. Afinal, os motores dos Unimog mais antigos têm torque vagabundo, mas a multiplicação final é o que faz a diferença

    Eriksom

  • #6
    Usuário Avatar de Kako
    Entrada
    26/10/2004
    Local
    Franco da Rocha/SP
    Idade
    43
    Posts
    576
    Agradecimentos: 0
    Eriksom,

    No item 2, do seu comentário, citou o 151 do opala. Que tipo de preparação básica está falando, p/ conseguir uma melhora de 50% no torque. Gostei dessa!

    Valeu Camarada!



    []'s querendo mais torque , no motor! no motor! .

  • #7
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kako
    Eriksom,

    No item 2, do seu comentário, citou o 151 do opala. Que tipo de preparação básica está falando, p/ conseguir uma melhora de 50% no torque. Gostei dessa!

    Valeu Camarada!



    []'s querendo mais torque , no motor! no motor! .
    Kako,

    Dá uma olhada no link:

    http://www.amigosdoopala.com.br/site...?id_noticia=40

    Na teoria é fácil, só não sei se funciona na prática.....

    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de Kako
    Entrada
    26/10/2004
    Local
    Franco da Rocha/SP
    Idade
    43
    Posts
    576
    Agradecimentos: 0
    Veleu Ronaldo!

  • #9
    GM SOHC 2.0 (ASTRA)

    Gasolina - 18,3 mKgf (179,5 Nm) @ 2600 rpm
    Álcool - 19,6 mKgf (192,3 Nm) @ 2400 rpm

  • #10
    TEm um anúncio do TRoller novo (3.0) como o maior torque da categoria, é claro que ele esta falando de motores originais como estão saindo na fábrica no carro.... Também não sei quem esta competindo na categoria, mas acho que o torque deve ser maior que o 2.8

  • #11
    Usuário Avatar de Henrique Josino
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    1,158
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    4- o Cummins 5.9L é motor de baixa rotação e deve ser pensado como motor de baixa rotação. O dado de torque está errado, pois o torque desse motor na versão básica é de 56kgfm. (na minha Ram, segundo o que descobri, ele deve estar preparado para 61kgfm/225cv). Se optar por commonrail, gerenciamento eletrônico, etc etc, ele atinge os 81kgfm. Mas com tanta geringonça, os opalas também mudam muito

    Eriksom

    Bom então, errado não esta........estou informando os dados q tenho da versão mais atual desse motor, não a versão ultrapassada....

    []'s
    DEFENDER 90 PICK-UP - lift 4",ARB,Full-locker,Salisbury 4340,37"x12,5"x15" creepy,Warn 9000, Safari, Hella Xenon e alguns hp's a mais...

  • #12
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Gente,
    Muito legal a colaboração de vcs para enriquecer a lista. Quando pesquisei, usei como fonte de consulta a propria Web mesmo, o que pode ter gerado dados discordantes se confrontados com o cosntante em manual de proprietario ou folhetos tecnicos das Montadoras. Parece que foi o caso do 14B da Toyota.
    Tirei algumas coisas do site da Rural Willys (no tripod.com), do opala.com, do envenenado.com.br e algum outro, mas fundamentalmente desses 3 sites.
    Estou pensando em atualizar a minha lista e quem sabe disponibilizar na area de download. O que acham?

    Bem lembrado que a relação tem muito a ver com o desempenho off-road, duas viaturas com o mesmo motor podem ter comportamentos bem diferenciados se uma delas possuir relação mais reduzida.
    É isso ai,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade