x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 67
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Excelente explicação....

a grande questão que me aflige é justamente diminuir o número de tentativas e erros....então me de sua opinião sobre a minha idéia...

Preciso colocar um motor e uma caixa novas no meu JPX e, claro, pneus maiores....então tava pensando no seguinte: usar um carro (qq um) que eu acredite que as relações me são agradáveis...então eu procuraria o torque líquido máximo (multiplicado pelas reduções) e compararia este com o momento de inércia do conjunto pneu/roda que é usado...

feito isso, eu poderia usar essa mesma relação na "construção" da minha viatura. Acredito que essa questão resolveria também o aumento do peso dos pneus maiores....mas confesso que não sei se funcionaria.

Aí vêm outras perguntas: existe algum coeficiente aproximado para as perdas de rendimento na transmissão?! (assim a conta poderia ficar mais aproximada)

Nas especificações do eixo do JPX existe o máximo de torque que ele resiste. este número geralmente é associado ao diferencial ou à alguma outra coisa?! aí vem um outro problema...quando eu uso um pneu maior eu to alongando as relações, consequentemente reduzindo o torque...no entanto, o impacto sobre os eixos é maior. correto?! vale a pena levar isso em consideração ou eu to viajando demais?!

não repara na viagem não, mas é que ainda não achei um motor pro meu carro então fico pensando merda...

desculpa a encheção de saco.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Aí vêm outras perguntas: existe algum coeficiente aproximado para as perdas de rendimento na transmissão?! (assim a conta poderia ficar mais aproximada)

isso vai variar muito de carro para carro, depende dos materias utilizados.

Acho que qualquer valor seria um mero "eu acho"
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

Estas preparações do motor de opala 4.1 são preocupantes pois ... não existe almoço grátis ... .... principalmente a questão consumo ... se o 4.1 já faz 5-6 km/l ... com um motor um pouco mais preparado vejo que o consumo será mais alto ... se turbinar então ....
    []'s

Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por leogc
    Preciso colocar um motor e uma caixa novas no meu JPX e, claro, pneus maiores....então tava pensando no seguinte: usar um carro (qq um) que eu acredite que as relações me são agradáveis...então eu procuraria o torque líquido máximo (multiplicado pelas reduções) e compararia este com o momento de inércia do conjunto pneu/roda que é usado...
    Não precisa se preocupar com o MI, mas sim com o diâmetro do conjunto roda/pneu. A diferença de MI será pouco significativa ao resultado final.

Os valores são muito variáveis e, pior, mudam com o tempo, dependendo do desgaste das engrenagens, do lubrificante, de eventuais desalinhamentos, desbalanceamentos...melhor nem ir por esse lado.

Nas especificações do eixo do JPX existe o máximo de torque que ele resiste. este número geralmente é associado ao diferencial ou à alguma outra coisa?! aí vem um outro problema...quando eu uso um pneu maior eu to alongando as relações, consequentemente reduzindo o torque...no entanto, o impacto sobre os eixos é maior. correto?! vale a pena levar isso em consideração ou eu to viajando demais?!
    Não conheço a especificação do eixo do JPX, mas o dimensionamento de um eixo à torção, sem exceção, leva em consideração o torque que chega até ele e nisso está previsto todo o conjunto motor e transmissão.

Embora todo eixo tenha um coeficiente de segurança, você sabe qual foi esse coeficiente no projeto do eixo do JPX? Qual o tratamento térmico? Qual a liga de aço de que ele é feito? Nem eu...Então não dá para saber se ele suporta 10%, 20%, 30% a mais de torque. Seria a mais pura adivinhação a não ser que se tenha dados de projeto.

Mudando o pneu não muda a relação final da transmissão em si, apesar do efeito de um pneu maior ser o mesmo de um diferencial mais longo. O torque, quando chega ao pneu, já "passou" pelo eixo, por isso não afetará seu dimensionamento nesse particular.

No entanto, o atrito do pneu com o solo faz parte do cálculo. E pneus bem mais largos e com borracha de aderência diferenciada tenderão a patinar menos, fazendo que uma parte do torque que seria desperdiçada em escorregamento de pneus finos acabe torcendo mais um pouco o eixo.

Por isso, pneus maiores podem gerar esforço de torção ainda maior no eixo, por causa do menor escorregamento.

Já que você viaja na maionese, eu vou fazer o mesmo. Exagerando, imagine um Formula 1 com pneus de bicicleta. Ao acelerar minimamente os pneus já patinariam e os eixos não sofreriam torção, porque não haveria a correspondente reação dos pneus.
    Agora coloque pneus de Dragster e cole-os no chão. Ao acelerar os eixos iriam quebrar em torção no mesmo instante.

E não esqueça o efeito principal de pneus majorados: a flexão no eixo devido à alavanca maior que exercem, além do aumento de peso não suspenso.

E os esforços combinados de flexo-torção são os de cálculo mais delicado e complexo.

Se vale a pena levar em conta? eu acho que vale muito à pena.

[/quote]

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Mais ou menos martin,

Apesar das diferenças, esses coeficientes tendem a ser os mesmo para sistemas semelhantes (tipo cambio mecanico, redução e diferencial), pelo menos é o que eu acho.

A proposito, nas minhas contas loucas teria que levar em conta tb o peso do carro.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    O rendimento mecânico de transmissões mecânicas novas, pelo menos só das que tenho aqui em arquivo técnico varia entre 65 e 91%...

O peso do veículo não tem interferência na torção do eixo pelo torque transmitido em si, mas sim na reação que o pneu imporá à essa torção, aumentando ou reduzindo o escorregamento dos pneus que mencionei antes. Escorregando menos, maior reação, maior torção.

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Citação Postado originalmente por GustavoRisso
    Estas preparações do motor de opala 4.1 são preocupantes pois ... não existe almoço grátis ... .... principalmente a questão consumo ... se o 4.1 já faz 5-6 km/l ... com um motor um pouco mais preparado vejo que o consumo será mais alto ... se turbinar então ....
    []'s
    Prepare-se para 2,5a 3 km/l de álcool na cidade com motor turbinado.

Minha a20 trubinada fazia 1,8 no começo, depois com preparação bem mais pesada piorou um pouco...Mas era divertida demais.

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Mas fala aí Marcelo,

vc acha a minha idéia muito ridicula?!

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    leogc,

Interesante as dúvidas, vamos por parte

A parte de usar "relações q me são agradáveis...então eu procuraria o torque líquido máximo (multiplicado pelas reduções)" e compararia este com o momento de inércia do conjunto pneu/roda que é usado..." é complicada pq de muita coisa depende a quebra, muitas vezes até ela é "desejável" em alguns componentes mais baratos pq funcionam com fusível do sistema protegendo componentes mais caros de quebrar (como no caso das famigeradas cruzetas), então a idéia é até boa mas tem q se considerar várias outras variantes e no fim tem ainda q se considerar q se por acaso se super dimensionou uma peça outra peça passa a ser o ponto fraco (afinal é um sistema).

Qto as "perdas de rendimento na transmissão" comumente se usa 20% para perdas num 4x2, para um 4x4 esse nr tende a aumentar exponencialmente.

Qto a questão de qto torque o eixo aguenta é a mesma explicação do primeiro item, afinal essa peça tb faz parte do sistema, deve ser levado em conta um dimensionamento adequado.

Qto a perguntar muito nao esquenta nao, estamos aqui para isso mesmo, afinal aqui ninguém é melhor q ninguém.

valeu

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Salve Dero,

Na verdade, faz tempo que eu to com essas duvidas mas ainda não tinha tido coragem de perguntar.

a questão é se eu tenho uma idéia aproximada de como funciona tudo...eu posso tentar dimensionar as partes principais e depois ir acertando aos poucos na teoria e depois na prática...pelo menos assim acho que podemos gastar menos dinheiro.

em relação ao torque, o que eu quero é ter uma noção de "quanto" o carro vai andar...seja na trilha seja no asfalto (veja bem, eu não quero um carro de corrida, mas tb não quero continuar a achar que meu fusca anda mais que o jpx).

além do mais, acho que o principal é conseguir as especificações...pq aí daria para ter uma idéia aproximada do conjunto.

ainda em relação aos eixos, vc poderia citar alguns destes outros fatores que teriam maior importância?!

bom, vamos lá...continuando...outro ponto que teria importancia seria a embreagem, ela também poderia ser um fusivel do sistema, correto?! nesse caso, o torque seria menos importante, e sim a carga do disco e a área útil do revestimento do disco...mas não sei se isso é possível...

tava pensando em começar a montar uma lista do que seria importante e quais características que teriam maior peso, tipo (está em ordem do que eu fui lembrando):

1 Motor (torque)
    2 cambio (relações, e a resistência - nem sei se é possível essa informação)
    3 reduçao
    4 diferencial
    5 semi eixos
    6 pneu (peso, diametro)
    7
    8
    9

sera que alguem pode me ajudar?!

agora me animei em perguntar...

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    Nesse caso o interessante é saber o uso prioritário, assim se definiria o motor e assim todo o restante do conjunto, tudo em função dessas 2 diretrizes.

Note q tudo depende do uso, se mais off do q on road, uso diario, so final de semana, onde usar, trials, enduros, diversão, tudo bem q tem características q se anulam, mas saber o uso já é um bom início.

valeu

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Embora todo eixo tenha um coeficiente de segurança, você sabe qual foi esse coeficiente no projeto do eixo do JPX? Qual o tratamento térmico? Qual a liga de aço de que ele é feito? Nem eu...Então não dá para saber se ele suporta 10%, 20%, 30% a mais de torque. Seria a mais pura adivinhação a não ser que se tenha dados de projeto.
    Fala Marcelo, não tinha visto essa resposta sua... a idéia é trabalhar no limite da especificação. assumindo que ela já contem um coeficiente de cagaço e que os eixos não vão estar o tempo todo submetido ao máximo de torque.

Mudando o pneu não muda a relação final da transmissão em si, apesar do efeito de um pneu maior ser o mesmo de um diferencial mais longo. O torque, quando chega ao pneu, já "passou" pelo eixo, por isso não afetará seu dimensionamento nesse particular.

No entanto, o atrito do pneu com o solo faz parte do cálculo. E pneus bem mais largos e com borracha de aderência diferenciada tenderão a patinar menos, fazendo que uma parte do torque que seria desperdiçada em escorregamento de pneus finos acabe torcendo mais um pouco o eixo.
    Entendi...se eu aproximar a área do pneu em contato com o solo, assumir um coeficiente de atrito eu poderia ter o torque que faria pneu derrapar, certo?! esse torque não seria o de maior risco de quebra por torção?!
    E não esqueça o efeito principal de pneus majorados: a flexão no eixo devido à alavanca maior que exercem, além do aumento de peso não suspenso.
    acho que matei aulas de fisica e mecanica demais...preciso pesquisar o que isso significa...vc tem alguma referencia de como calcular isso!?

pode ser que não sirva para nada...mas depois das cervas...esse assunto vai bombar...

valeu pelas ajudas..

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem