Citação:
Embora todo eixo tenha um coeficiente de segurança, você sabe qual foi esse coeficiente no projeto do eixo do JPX? Qual o tratamento térmico? Qual a liga de aço de que ele é feito? Nem eu...Então não dá para saber se ele suporta 10%, 20%, 30% a mais de torque. Seria a mais pura adivinhação a não ser que se tenha dados de projeto.
Fala Marcelo, não tinha visto essa resposta sua... a idéia é trabalhar no limite da especificação. assumindo que ela já contem um coeficiente de cagaço e que os eixos não vão estar o tempo todo submetido ao máximo de torque.
Citação:
Mudando o pneu não muda a relação final da transmissão em si, apesar do efeito de um pneu maior ser o mesmo de um diferencial mais longo. O torque, quando chega ao pneu, já "passou" pelo eixo, por isso não afetará seu dimensionamento nesse particular.
No entanto, o atrito do pneu com o solo faz parte do cálculo. E pneus bem mais largos e com borracha de aderência diferenciada tenderão a patinar menos, fazendo que uma parte do torque que seria desperdiçada em escorregamento de pneus finos acabe torcendo mais um pouco o eixo.
Entendi...se eu aproximar a área do pneu em contato com o solo, assumir um coeficiente de atrito eu poderia ter o torque que faria pneu derrapar, certo?! esse torque não seria o de maior risco de quebra por torção?!