Postado originalmente por
DHReis
Pois é, pessoal... compareci por duas vezes na CCS da minha cidade para verificar a questão do óleo. Na primeira oportunidade, o consultor que realizou o serviço na minha Ranger não estava presente. Hoje retornei à CCS e falei com ele. O consultor me atendeu com urbanidade, mas insistiu em dizer que o óleo para a Ranger Diesel 3.2 é o 15W40 mesmo. Eu exibi o manual para ele, mas mesmo assim ele disse para eu ficar tranquilo, pois o óleo é o 15W40. Ele disse que colocam esse óleo em todas as Rangers 3.2 Diesel aqui da minha cidade. Ele não me exibiu nenhum documento da Ford informando eventual errata no manual. Não há como eu ficar tranquilo com essa situação. A realidade é uma só... os caras não devem ser treinados (se são treinados, devem ser intelectualmente desfavorecidos) e permanecem colocando o mesmo óleo que era utilizado na Ranger do modelo anterior. Obviamente abri uma reclamação na CCS e na FORD. Vou esperar uns cinco dias. Se não resolverem nada, vou ingressar com uma ação, mesmo porque, neste caso, a prova é meramente documental (na nota fiscal consta o óleo 15W40 e no manual o 5W30).
Gostaria de deixar claro que a minha insatisfação é com a CCS e não com o carro, que é fantástico.
Recentemente fiz duas viagens longas com a Bruta (uma de 3000 km e outra de 2000 km) e ela se comportou muito bem. Um veículo muito confiável, estável na chuva e até mesmo nas curvas (embora seja alta). Ademais, o picape anda muuuuiiiito e oferece muita segurança nas ultrapassagens, especialmente se mudarmos o câmbio para o modo sport na ultrapassagem. O carro é fera e não tem apresentado problemas. Por outro lado, a CCS já deixou a desejar nessa primeira revisão, tanto no tocante à troca de óleo quanto no tocante ao balanceamento das rodas.
Abraço.