Powered by vBulletin

Manutenção caseira na F1000 - contribuam

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 89 de 157 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 39798081828384858687888990919293949596979899139 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 16/04/2014, 09:56
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Mas o grande vilão do painel da F1000 é sempre quem os desmonta, se não for feito corretamente ... quebra mesmo...

Sem dúvida, sempre que tenho que fazer algum serviço externo (elétrica, painel,...) no painel eu levo já desmontado, falo pro cara deixar tudo pendurado que depois eu me viro pra montar.
    Pelo menos se quebrar fui eu e fico bravo só comigo!kkkk

[]'s
  • 17/04/2014, 15:27
    Guapo
    Buenas pessoal! Não sei se esse é o local certo para a minha pergunta, mas vamos lá: Tenho uma F1000/84, bem judiada e quero restaura-la, porém, não sei se deixo ela com a aparencia das ultimas f1000/92 ou original do ano dela mesmo (84), que vocês acham?
    Além disso, qual a diferença da mecanica entre a minha F1000/84 e as 92?
    Sou novo no forum, assim que, se falei alguma besteria, relevem.
    Abração.
  • 17/04/2014, 18:50
    drosssor51
    Citação:

Postado originalmente por Guapo Ver Post
    Buenas pessoal! Não sei se esse é o local certo para a minha pergunta, mas vamos lá: Tenho uma F1000/84, bem judiada e quero restaura-la, porém, não sei se deixo ela com a aparencia das ultimas f1000/92 ou original do ano dela mesmo (84), que vocês acham?
    Abração.

Bem vindo ao fórum Guapo...

Aqui no fórum, tem um pessoal que é expert em F1000 modelo quadrado (.../92)...
    Tem o Zé V8.... o Bbmoro...... etc..

E tem também o pessoal das F1000 modernas (93/...).....

como a mecânica é praticamente a mesma..... somos todos um único grupo... apaixonados por F1000...

Se me permite uma opinião, eu restauraria com características originais... do jeitinho que ela saiu da fábrica...

Acho que da F84 para F92... só mudou a opção turbo de fábrica... e o eixo dana 46 (no lugar do dana 44), acessórios,c como ar condicionado, vidros elétricos, rodas de liga... etc.
    Em meados de 86/ 87.. algumas f1000 sairam com o mwm 226.. um pouco menor, com a mesma qualidade.

.. Logo o pessoal complementa algumas coisas... .

abç
  • 17/04/2014, 22:20
    Zé V8
    Citação:

Postado originalmente por Guapo Ver Post
    Abração.

Fala Guapo, o Drossor acionou o Sentinela do Sulkkkkkk. Assim, cumpro com meu dever de opinar sobre as Fs. No teu caso se vais restaurar com certeza deverias faze-la o máximo próximo do original, mantendo as cores e formas de pintura, creio que a tua deve ser em duas cores que em 84 eram prata e preta, dourado e marrom e dois tons de verde que na minha opinião a mais clássica daquele ano. Além de ficar linda se restaurada como original agregará, se o serviço for bem feito, um grande valor ao carro. Se modificares para o estilo da 92 será apenas uma F reformada. Uma coisa importante, não tenha pressa, garimpe as peças, tire a lataria do chassi e o restaure, trate cada parafuso com muito critério. Possuo folders de época com muitos detalhes e digitalizarei caso haja interesse. No tocante a parte mecanica não existe nenhuma diferença significativa, apenas que em 1986 mudou a relação de diferencial, em 1988 o eixo traseiro sofreu algumas modificações estruturais em sua carcaça. De resto é tudo igual. Outro detalhe, de 1989 em diante entrou a caixa de 5 marchas da F4000 mas sua 5 marcha tem a mesma relação da 4 do cambio de 4 marchas. O restante das diferenças são mais estéticas e de acabamento. Qualquer coisa é só perguntar que estamos aí pra ajudar. Ford abraço.
  • 17/04/2014, 22:36
    Zé V8
    Ainda auxiliando o Guapo, vou falar da minha receita mecanica pra deixá-la um pouco mais esperta. Se o teu motor está com saúde, faça uma revisão na Bomba Injetora, coloque elementos de maior diâmetro, aumente limite de rotação e faça injetar o máximo de diesel com pé no fundo. Coloque bicos injetores de maior vazão, o do MWM 6 cilindros fica perfeito. Adiante o ponto da Bomba Injetora coisa feita na hora de colocá-la de volta onde inclina-se ela quando da sua fixação. Feito isto, adicione um turbo moderno, eu recomendo o Biaggio, escapamento entre 2,5 e 3 polegadas direto. Modifique o filtro de ar fazendo sua tomada captar o ar junto a grade dianteira. Troque a coroa e pinhão do diferencial pela medida 3.07, mesma do Landau automático e do Maverick V8, é plug and play. Se o teu diferencial é original ele é 3.54 sendo então curto para este repotenciamento. Tua F vai passar facinho dos 160 km/h, a minha passakkkkkk. Não te preocupes, teu motor continuará com a mesma vida útil. Ando de pé embaixo quase o tempo todo já há cinco anos e o troço nem óleo baixa. Obs. O corte de rotação deverá ser em 3.500 RPM, acima disso corre o risco de quebrar a ponta do virabrequim e a polia sair pelo capôkkkkkk.
  • 18/04/2014, 09:51
    bbmoro
    Dai Guapo! Apesar de um possuir uma TD229 ano 91, concordo com os comentários dos colegas! Já que vai restaurar, mantenha original. Particularmente, apenas colocaria uns pneus mais largas, para deixar um visual mais legal. De resto, tudo original. A receitinha do Zé pro motor tb recomendo. Um intercooler tb, sempre é bem vindo!
    Abração
    Bruno
  • 18/04/2014, 12:38
    Zé V8
    Citação:

Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Dai Guapo! Apesar de um possuir uma TD229 ano 91, concordo com os comentários dos colegas! Já que vai restaurar, mantenha original. Particularmente, apenas colocaria uns pneus mais largas, para deixar um visual mais legal. De resto, tudo original. A receitinha do Zé pro motor tb recomendo. Um intercooler tb, sempre é bem vindo!
    Abração
    Bruno

Salve BBMoro, andava sumido guri. Andas atucanado que não aparece mais? Realmente o complemento com o intercooler é o coroamento da receita. Pena que no MWM 229 é arriscado instalar uma turbina valvulada devido ao risco de cuspir as juntas de cabeçote ante a pressão constante da valvulada. Com um turbo normal ocorre a variação de pressão na camara de combustão o que não chega a prejudicar as juntas que não são metálicas e a valvulada mantém constante a alta pressão. Desconheço a existencia de juntas metálicas para o 229, mas o dia que existir vou colocar no motor das minhas Fs.
  • 18/04/2014, 12:47
    Zé V8
    E aí Guapo. Estas coisas de restauração e up grade em F1000 me tiram o sono kkkkk. Em particular tu tens uma baita facilidade para conseguir frisos e acabamentos externos para restaurar tua F mais próxima do original, inclusive a grade dianteira. Se entrares no mercado livre da Argentina e procurares por repuestos de ford f100 década de 1970 encontrarás tudo que imaginares e aí é só buscar lá. Vale a pena até pelos preços ante o cambio atual. Ford abraço. Ps. Qual a cor da tua F e se não estiver com a cor original tente descobrir para nos dizer. Existe duas maneiras para descobrir, pela plaqueta da porta ou então incline-se para verificar sob o painel nos cantos das colunas, pois quando pintadas na fábrica a tinta é aplicada também atrás do painel e quando trocadas a cor pelos seus donos dificilmente ali receberão a nova cor. Se puder poste fotos pra gente ajudar a avaliar e planejar os pitacos.
  • 19/04/2014, 11:10
    bbmoro
    Citação:

Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Salve BBMoro, andava sumido guri. Andas atucanado que não aparece mais? Realmente o complemento com o intercooler é o coroamento da receita. Pena que no MWM 229 é arriscado instalar uma turbina valvulada devido ao risco de cuspir as juntas de cabeçote ante a pressão constante da valvulada. Com um turbo normal ocorre a variação de pressão na camara de combustão o que não chega a prejudicar as juntas que não são metálicas e a valvulada mantém constante a alta pressão. Desconheço a existencia de juntas metálicas para o 229, mas o dia que existir vou colocar no motor das minhas Fs.

Dai amigo Zé! Como que ta tche? Pois é, o tópico da F deu uma baita acalmada, mas to sempre acompanhando aqui....ando pesquisando bastante os ups pro 229. Tenho que atualizar o tópico com que já está definido...Vai ficar legal cara! Quanto as juntas, esse um medo que tb tenho! Uma sugestão do Sérgio Augusto é usar as juntas do X10! E sabe que tive olhando lado a lado ambas, 229 e X10, e são praticamente idênticas! Tem apenas um furo redondo a mais na do 229! Vai ser essa a soluçao! Porém, o que me chamou a atençao é que as duas tem uma alma metálica! Ate onde sei, as juntas do X10 são metalicas, entao nao sei no que realmente as duas diferem..... Amigo Guapo! Posta fotos da F! Forte abraço!
  • 19/04/2014, 18:39
    Zé V8
    Citação:

Dai amigo Zé! Como que ta tche? Pois é, o tópico da F deu uma baita acalmada, mas to sempre acompanhando aqui....ando pesquisando bastante os ups pro 229. Tenho que atualizar o tópico com que já está definido...Vai ficar legal cara! Quanto as juntas, esse um medo que tb tenho! Uma sugestão do Sérgio Augusto é usar as juntas do X10! E sabe que tive olhando lado a lado ambas, 229 e X10, e são praticamente idênticas! Tem apenas um furo redondo a mais na do 229! Vai ser essa a soluçao! Porém, o que me chamou a atençao é que as duas tem uma alma metálica! Ate onde sei, as juntas do X10 são metalicas, entao nao sei no que realmente as duas diferem..... Amigo Guapo! Posta fotos da F! Forte abraço!

BBMoro, vou pegar uma junta do X10 e comparar com a do 229. O tamanho realmente deve ser o mesmo, mas a espessura deve ser avaliada no seguinte viés: O torque de aperto e sua consequente espessura que poderá alterar a taxa de compressão do motor, ou seja, no X10 o torque de aperto é um e no 229 outro, então temos de ver se isto não altera ou se podemos dar o torque de aperto do x10 no 229. Parece uma bobagem, mas no que tange a compressão um milímetro faz muita diferença. No caso da minha F84 quando eu turbinei eu tirei os cabeçotes para trocar as juntas e foi dado apenas uma faceada neles. Isto modificou a taxa tanto que após alguns milhares de kms os quatro trincaram. Comprei 4 novos e originais e coloquei e depois disto após mais milhares de kms nenhum problema. Ford abraço e feliz páscoa.
  • 19/04/2014, 20:13
    bbmoro
    Citação:

Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    BBMoro, vou pegar uma junta do X10 e comparar com a do 229. O tamanho realmente deve ser o mesmo, mas a espessura deve ser avaliada no seguinte viés: O torque de aperto e sua consequente espessura que poderá alterar a taxa de compressão do motor, ou seja, no X10 o torque de aperto é um e no 229 outro, então temos de ver se isto não altera ou se podemos dar o torque de aperto do x10 no 229. Parece uma bobagem, mas no que tange a compressão um milímetro faz muita diferença. No caso da minha F84 quando eu turbinei eu tirei os cabeçotes para trocar as juntas e foi dado apenas uma faceada neles. Isto modificou a taxa tanto que após alguns milhares de kms os quatro trincaram. Comprei 4 novos e originais e coloquei e depois disto após mais milhares de kms nenhum problema. Ford abraço e feliz páscoa.

Concordo plenamente, Zé! Isso deve ser muito bem observado, pois realmente, qualquer milímetro faz toda diferença. Eu conheço muito pouco sobre a construção de juntas de cabeçote. Quando se fala em junta metálica, ela seria unicamente de algum metal maleável ou apenas a alma dela que é metálica?
  • 20/04/2014, 17:55
    Zé V8
    Citação:

Concordo plenamente, Zé! Isso deve ser muito bem observado, pois realmente, qualquer milímetro faz toda diferença. Eu conheço muito pouco sobre a construção de juntas de cabeçote. Quando se fala em junta metálica, ela seria unicamente de algum metal maleável ou apenas a alma dela que é metálica?

BBMoro, a junta metálica é exclusivamente metálica, praticamente como se fosse cromada. a grande maioria é simples e maciça mas a do HSD por exemplo é metálica e dupla o que na minha opinião é um grande facilitador de problemas do tipo se algum parafuso do cabeçote afrouxar é certo que passará compressão de um cilindro para outro até mesmo porque trata-se de um cabeçote inteiriço. Já no MWM 229 e X10 onde os cabeçotes são individualizados não haveria este tipo de problema, mas sim o de alterar a taxa de compressão devido a sua espessura no caso de ser dupla. Como disse vou pegar uma junta original do X10 e comparar com a do MWM 229 e depois verificarei a tabela de torque de aperto dos cabeçotes de ambos bem como compararei a taxa de compressão dos dois motores para começar a ter parametros. Feito isto vou partir para a aplicação e veremos no que vai dar. Concluo que o único risco será diminuir a taxa de compressão ante a altura da junta, portanto a principio sem riscos para o motor. Considere-se ainda que os motores turbo possuem uma taxa de compressão menor que os aspirados e que o TD já usa os pistões omega no que a junta do X10 está mais próxima da perfeição para aplicar no 229 TD.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 89 de 157 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 39798081828384858687888990919293949596979899139 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:27.