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Qual Pneu Para Tracker Sem Modificação No Veículo

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  • 09/08/2012, 22:00
    cézão_MTB
    Citação:

    Postado originalmente por mauricioalan32 Ver Post
    Pneus de Vans são muito duros em função de ter duas lonas a mais, acaba soltando tudo por dentro do carro, digo isso pq andei num Jimny esses dias e tremia até a alma, os queixos chegavam e se bater, sei não até que ponto isso vale a pena!

    Abração!

    Jimny eixo rígido nos dois eixos.

    "Como tenho ambos em casa, Tracker 2008 e Jimny 2010, tentarei explicar.

    TODOS os 4x4 de hoje tem homocinéticas, do contrario estaríamos na idade da cruzeta do Jeep 51 ou não faríamos curvas. Aí existem duas soluções de suspensão; com eixo rígido e independente.

    Os sistemas independentes oferecem maior conforto e maior segurança no asfalto. Como nada vem de graça, sua manutenção é maior, as homocinéticas trabalham em maior ângulo e qualquer alteração na altura do carro, este é um item que irá rapidamente falhar, exigindo grande investimento para contornar o sintoma. Em situações de erosões em X, o sistema independente não garante o efeito gangorra do eixo rígido, fazendo com que as rodas copiem o terreno menos eficazmente. Diferente do que acontecer no eixo rígido, o diferencial não acompanha o movimento das rodas, rendendo as tradicionais pancadas do peito do carro contra facões mais altos, principalmente na eventualidade de ataques em maior velocidade.

    O sistema de eixo rígido é mais robusto e mais simples. Quando uma roda se eleva por uma irregularidade do terreno a roda do lado oposto é forçada para baixo (o conhecido twist action), garantido a uniforme distribuição do peso e a resultante tração. É isso que separa Jipe de carro 4x4 e SUVs. Como novamente nada vem de graça, o eixo rígido apresenta ressonância no sistema de direção, conhecido como "shimmy", basta uma folga ou pneu desbalanceado para o efeito surgir. A caixa de direção do sistema de eixo rígido é unicamente por esferas recirculantes, muito robusto porém quando as rodas não estão na posição central, seu design garante uma certa folga. Diferente do sistema de pinhão e cremalheira (Tracker), o sistema por esferas e indestrutível. No caso do Tracker é um assunto bem discutido aqui no fórum. As homocinéticas de um eixo rígido articulam apenas para garantir o movimento de direção. Indiferente da elevação da suspensão o trabalho sempre será o mesmo. Alguns sistemas de eixo rígido deixam as homocinéticas expostas, como Troller, Marruá, etc.. Outros estão protegidos dentro do munhão, como Land Rover Defender, Jimny, Toyotas atuais de eixo rígido, PAtrol e Mercedes G, assim como Unimog e outros.


    Finalmente a diferença entre os veículos. Originalmente, sem modificações o Tracker é um carro carro familiar, calibrado e com conforto para tal uso. Sim,*é um 4x4, mas para serviço leve, geralmente neve (no seu mercado original) terra leve e pronto. Sua estrutura ainda possuí chassi, que sumiu na versão atual, porém do tipo auxiliar, ou seja, a carroceria e chassi trabalham juntos um depende do outro. Sem dúvida o Tracker é um carro sólido, que lhe garante o subsídio para encara trilhas caso seu dono modifique uma série de detalhes.

    O Jimny tem chassi tipo escada, de uma peça só e trabalha independente da carroceria. Ambos os eixos são rígidos e a caixa de direção é por esferas recirculantes. Seu peso não ultrapassa os 1100 kg. Estas são as credenciais do verdadeiro jipe NATO, que hoje contempla veículos de porte maior.

    Pergunta; o Jimny é caro para o que oferece? Sim, e muito! É verdade também, que o Tracker é mais "carro" pelo mesmo preço...

    Agora quem disse que quem escolhe um Jimny, quer um carro? Ou que também quer conforto, espaço, suspensão de Fiat 500 e teto solar?

    Independente do veículo, estamos todos no mesmo barco! Cada um que faça o que achar melhor com seu dinheiro.

    Quanto ao Stark nõa existe melhor exemplo para explicar o que acontece quando se eleva um carro com suspensão independente, segue vídeo extraído do fórum do Stark. Só precisa assistir os primeiros 2minutos, depois disso abandonam ele pela quebra das QUATRO homocinéticas! "
    http://youtu.be/WjeDXHChOb4


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...pensa-146.html

    fiquei preocupado com as homocinéticas do meu carro agora, depois do lift 2". Será que com o DROP KIT para diferencial dianteiro o problema acaba????
  • 18/08/2012, 16:58
    Siminola


    Tive o mesmo problema ao elevar a TRK 2008. Utilizei calços nas 4 molas, dianteiras e traseiras.

    calços estes feitos de borracha compactada, do pneu daquelas máquinas compactadoras que trabalham prensando o asfalto

    contra o chão.

    Os calços são de 3 cm (pouco mais de 1,18 polegadas). Realmente, o carro ficou bem mais alto. Por exemplo, antes, eu entrava no

    carro e tinha que me baixar pra sentar e após os calços é como se eu tivesse de subir um pouco pra sentar e realmente ficou bem

    mais alto do que antes. O PROBLEMA É QUE A FRENTE FICOU MAIS ALTA DO QUE A TRASEIRA. Juro que não entendi.

    Todos os calços foram feitos com a mesma altura e foram colocados na parte superior das molas. Perdi um pouco a estabilidade

    e a questão da frente ficar mais alta, tá me tirando do sério.

    Penso que alguma coisa irá afetar as homocinéticas e/ou toda a suspensão da viatura.

    Alguém poderia tecer alguma consideração?? sei que já postaram muitas informações lá atrás, mas, não vi nenhuma solução que

    atendesse ao meu caso. Se eu tiver a confirmação de que realmente esta altura (3 cm) irá comprometer o sistema/suspa, irei

    retirar os calços imediatamente.

    Abs,

    Siminola
    Natal-RN


  • 18/08/2012, 17:32
    Eduardo Velo
    Bom , um dos Wranglers da filmagem está com eixos de Unimog , aí é sacanagem ... rs
    Até que enfim esses comentários sobre as homocinéticas , por isso que falei que se pensasse em erguer seria com calços na carroceria ...
    Siminola , qqer erguida , mesmo na carroceria , pode comprometer a estabilidade ... existe um jeito de baixar o dif. pra manter as homocinéticas alinhadas , já foi dsicutido por aqui ... qqer adaptação acaba comprometendo sempre algum componente , não tem jeito , cada carro foi projetado pra uma atividade qdo mexe em qqer coisa teria que fazer novo projeto e recalcular ... arrumo briga sempre qdo comento sobre isso ... rssr ...

    abs ... Edu
  • 19/08/2012, 17:57
    mauricioalan32
    Citação:

    Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    Jimny eixo rígido nos dois eixos.

    "Como tenho ambos em casa, Tracker 2008 e Jimny 2010, tentarei explicar.

    TODOS os 4x4 de hoje tem homocinéticas, do contrario estaríamos na idade da cruzeta do Jeep 51 ou não faríamos curvas. Aí existem duas soluções de suspensão; com eixo rígido e independente.

    Os sistemas independentes oferecem maior conforto e maior segurança no asfalto. Como nada vem de graça, sua manutenção é maior, as homocinéticas trabalham em maior ângulo e qualquer alteração na altura do carro, este é um item que irá rapidamente falhar, exigindo grande investimento para contornar o sintoma. Em situações de erosões em X, o sistema independente não garante o efeito gangorra do eixo rígido, fazendo com que as rodas copiem o terreno menos eficazmente. Diferente do que acontecer no eixo rígido, o diferencial não acompanha o movimento das rodas, rendendo as tradicionais pancadas do peito do carro contra facões mais altos, principalmente na eventualidade de ataques em maior velocidade.

    O sistema de eixo rígido é mais robusto e mais simples. Quando uma roda se eleva por uma irregularidade do terreno a roda do lado oposto é forçada para baixo (o conhecido twist action), garantido a uniforme distribuição do peso e a resultante tração. É isso que separa Jipe de carro 4x4 e SUVs. Como novamente nada vem de graça, o eixo rígido apresenta ressonância no sistema de direção, conhecido como "shimmy", basta uma folga ou pneu desbalanceado para o efeito surgir. A caixa de direção do sistema de eixo rígido é unicamente por esferas recirculantes, muito robusto porém quando as rodas não estão na posição central, seu design garante uma certa folga. Diferente do sistema de pinhão e cremalheira (Tracker), o sistema por esferas e indestrutível. No caso do Tracker é um assunto bem discutido aqui no fórum. As homocinéticas de um eixo rígido articulam apenas para garantir o movimento de direção. Indiferente da elevação da suspensão o trabalho sempre será o mesmo. Alguns sistemas de eixo rígido deixam as homocinéticas expostas, como Troller, Marruá, etc.. Outros estão protegidos dentro do munhão, como Land Rover Defender, Jimny, Toyotas atuais de eixo rígido, PAtrol e Mercedes G, assim como Unimog e outros.


    Finalmente a diferença entre os veículos. Originalmente, sem modificações o Tracker é um carro carro familiar, calibrado e com conforto para tal uso. Sim,*é um 4x4, mas para serviço leve, geralmente neve (no seu mercado original) terra leve e pronto. Sua estrutura ainda possuí chassi, que sumiu na versão atual, porém do tipo auxiliar, ou seja, a carroceria e chassi trabalham juntos um depende do outro. Sem dúvida o Tracker é um carro sólido, que lhe garante o subsídio para encara trilhas caso seu dono modifique uma série de detalhes.

    O Jimny tem chassi tipo escada, de uma peça só e trabalha independente da carroceria. Ambos os eixos são rígidos e a caixa de direção é por esferas recirculantes. Seu peso não ultrapassa os 1100 kg. Estas são as credenciais do verdadeiro jipe NATO, que hoje contempla veículos de porte maior.

    Pergunta; o Jimny é caro para o que oferece? Sim, e muito! É verdade também, que o Tracker é mais "carro" pelo mesmo preço...

    Agora quem disse que quem escolhe um Jimny, quer um carro? Ou que também quer conforto, espaço, suspensão de Fiat 500 e teto solar?

    Independente do veículo, estamos todos no mesmo barco! Cada um que faça o que achar melhor com seu dinheiro.

    Quanto ao Stark nõa existe melhor exemplo para explicar o que acontece quando se eleva um carro com suspensão independente, segue vídeo extraído do fórum do Stark. Só precisa assistir os primeiros 2minutos, depois disso abandonam ele pela quebra das QUATRO homocinéticas! "
    http://youtu.be/WjeDXHChOb4


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...pensa-146.html

    fiquei preocupado com as homocinéticas do meu carro agora, depois do lift 2". Será que com o DROP KIT para diferencial dianteiro o problema acaba????


    Cézão, a citação foi em referência aos pneus, e não ao jipe em si, pois meu sócio tem um Samurai 95, sendo com feixe de molas e te digo, é um tesão de andar, da as puladinhas dele mas nada que chegue a encomodar... qnto ao Jimny ser duro, discordo, acho ele muito macio e gostoso de dirigir, o que muda pra tracker é que ele joga de um lado pro outro, vc ta sempre pilotando a viatura para se manter na estrada, coisa que com a tracker/Vitara não acontece. Posso afirmar isso pq já tive um Samurai 95 e hoje tenho um Vitara com 1001 preparações e tenho tmbm uma Tracker com Lift de 2" + pneus 235/70 R16 AT e todos tem características diferentes de dirigibilidade!

    Abs
  • 19/08/2012, 20:47
    cézão_MTB
    acho que a CONFIGURAÇÃO perfeita para o Tracker é pneu 225/70 e amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais, o que acaba com o problema de pegar no FIM de curso, como acontece com os amortecedores originais.
    O LIFT 2" não funcionou, o sistema de suspensão do eixo dianteiro não aceita qualquer mudança nos ângulos; meus pivôs já estouraram e as homocinéticas acho que não vão longe; se fosse eixo rígido acho que a situação seria diferente. Não sei se um DROP KIT do diferencial dianteiro resolveria OS problemas, acho que não.:cry:
  • 19/08/2012, 22:01
    mauricioalan32
    No meu Vitara eu tenho o Dropped kit com lift de 2,5" na suspensão e ando com pneus 32" com recape agressivo e andei 4 anos sem quebrar homocinetica, quebrei a caixa de satelites dianteira apenas e uma homocinetica as vezes da um estalinho só, mas nada de mais, ajuda muito usar o dropped kit. A minha quebra foi quando coloquei as rodas 10", antes andava com rodas 7" e nunca tive problemas!

    Abs
  • 19/08/2012, 22:58
    Felipe RS
    Citação:

    Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    o pneu 225/70 dá mais certo, até o consumo aumenta um pouco só; faço até 8,66 KM/Litro, com pneus originais a melhor marca foi 9,3 KM/L.
    pneu 3B (bom , bonito e barato) PNEU SUNNY 225/70 R16 SN3606 BLK 103T - MaisQPneu
    mas pneu top de linha é o firestone destination A/T, se couber no seu bolso.

    vai ter que trocar os amortecedores também, ou instalar os calços que vêm nos kits.

    Interessante, pois comigo aconteceu outra coisa ao trocar os pneus originais por Hankook rf10 225/70/16: o consumo não teve mudança significativa, manteve-se na faixa dos 10 km/l na estrada e 8,5 na cidade, sempre considerada a quilometragem registrada no GPS (antes e atualmente), já que tanto a velocidade quanto a quilometragem do velocímetro e hodômetro sofreram alteração após a troca.
    Não implementei alterações extras, e por consequência, com o carro carregado, o pneu pega na caixa de roda, porém pouco e sem maiores consequências...
  • 20/08/2012, 12:39
    cézão_MTB
    Citação:

    Postado originalmente por Felipe RS Ver Post
    Interessante, pois comigo aconteceu outra coisa ao trocar os pneus originais por Hankook rf10 225/70/16: o consumo não teve mudança significativa, manteve-se na faixa dos 10 km/l na estrada e 8,5 na cidade, sempre considerada a quilometragem registrada no GPS (antes e atualmente), já que tanto a velocidade quanto a quilometragem do velocímetro e hodômetro sofreram alteração após a troca.

    nas barreiras eletrônicas a velocidade é A MESMA que marca no velocímetro (no GPS também!), a última média ficou em 8,99 pegando 50% estrada e 50% trânsito de cidade; mudou pouco o consumo.
    voltarei o carro à altura normal (o LIFT "2 não funcionou, ocasionou problemas) e vou investir em mais dois amortecedores OFFSHOX para evitar fim de curso da suspensão.

    25PSI nos 4 pneus.
  • 20/08/2012, 19:33
    Felipe RS
    Citação:

    Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    nas barreiras eletrônicas a velocidade é A MESMA que marca no velocímetro (no GPS também!), a última média ficou em 8,99 pegando 50% estrada e 50% trânsito de cidade; mudou pouco o consumo.
    voltarei o carro à altura normal (o LIFT "2 não funcionou, ocasionou problemas) e vou investir em mais dois amortecedores OFFSHOX para evitar fim de curso da suspensão.

    25PSI nos 4 pneus.

    Minhas médias mistas (estrada/cidade) também ficam sempre na casa dos 9 km/l. Mesma coisa do que quando tinha os pneus originais.
  • 21/08/2012, 18:18
    Murillus
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Felipe RS Ver Post
    Minhas médias mistas (estrada/cidade) também ficam sempre na casa dos 9 km/l. Mesma coisa do que quando tinha os pneus originais.

    minhas medias tb sao parecidas com as suas... 8,5 a 9 km/l...
  • 23/08/2012, 01:01
    gtavalanche
    Citação:

    Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    acho que a CONFIGURAÇÃO perfeita para o Tracker é pneu 225/70 e amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais, o que acaba com o problema de pegar no FIM de curso, como acontece com os amortecedores originais.
    O LIFT 2" não funcionou, o sistema de suspensão do eixo dianteiro não aceita qualquer mudança nos ângulos; meus pivôs já estouraram e as homocinéticas acho que não vão longe; se fosse eixo rígido acho que a situação seria diferente. Não sei se um DROP KIT do diferencial dianteiro resolveria OS problemas, acho que não.:cry:


    Cezão
    No meu carro ainda não tive problema com nada e ja andei 40.000 Kms com lift, a ultima viagem que fiz rodei 1.000kms só de off road contornando a serra da mesa deu 1.600 ao todo com 1000 de estrada de chão numa tocada bem forte. Não tenho rebaixamento do diferencial dianteiro e as coisas ainda estão em ordem. O carro é um brinquedo quando ta na estrada de chão
    http://www.youtube.com/watch?v=73BL4mWxlR4
    http://www.youtube.com/watch?v=3WnO9Xi99pw
  • 26/08/2012, 13:37
    Rotta 57
    Citação:

    Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    acho que a CONFIGURAÇÃO perfeita para o Tracker é pneu 225/70 e amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais, o que acaba com o problema de pegar no FIM de curso, como acontece com os amortecedores originais.
    O LIFT 2" não funcionou, o sistema de suspensão do eixo dianteiro não aceita qualquer mudança nos ângulos; meus pivôs já estouraram e as homocinéticas acho que não vão longe; se fosse eixo rígido acho que a situação seria diferente. Não sei se um DROP KIT do diferencial dianteiro resolveria OS problemas, acho que não.:cry:


    Olá Cézão,
    Se te entendi, você disse que sem fazer LIFT no Tracker, a configuração ideal seria os pneus 225/70/16 e que também investiria em dois amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais e acabaria com o problema de pegar no fim do curso.
    Minhas duvidas: A colocação dos amortecedores OFFSHOX, seriam apenas os dois traseiros?
    Com a colocação destes pneus 225/70, mais os dois amortecedores, então não haveria necessidade de alterar o Tracker, nem mesmo a colocação de um LIFT (1) para evitar pegar no fim de curso, ou como disse o Felipe RS, que quando carregado o pneu pega na caixa de roda ou ainda outros comentários de pegar no final de curso na longarina? Com esta configuração, ganha algum centímetro em altura? Desculpe se fui repetitivo, mas estou pensando em usar esta configuração.

    Obrigado
    Elemar Rotta
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